Ciências da Educação | Comunicações em congressos, conferências, seminários/Communications in congresses, conferences, seminars
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Ciências da Educação | Comunicações em congressos, conferências, seminários/Communications in congresses, conferences, seminars por Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) "17:Parcerias para a Implementação dos Objetivos"
A mostrar 1 - 10 de 13
Resultados por página
Opções de ordenação
- Competências de literacia nas escolas: o programa WEIWE(R)BEPublication . Ferreira da Cruz, Ana Carolina; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Mota, Eduarda Ribeiro; Pestana, FilomenaO programa WEIWE(R)BE surge da necessidade de promover, nas escolas, o desenvolvimento articulado e sistemático de competências de literacia, incluindo a digital. De facto, com o Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores (DigCompEdu), entre outros referenciais enquadradores da ação educativa, são visados não apenas os educadores, em particular os docentes, no caso das escolas, mas também os aprendentes, designadamente os discentes. Assim, entre outras propostas e a fim de apoiar a implementação daquele programa, é proporcionada formação docente aos professores envolvidos – professores bibliotecários e outros professores dos mais diversos grupos de recrutamento –, após a qual se espera que explorem e promovam cenários de aprendizagem conducentes à integração de tais competências nas suas práticas curriculares. Neste âmbito, definimos, para o nosso estudo de caso, os seguintes objetivos: identificar como é concretizado o desenvolvimento integrado e sistemático de competências de literacia, sobretudo em colaboração com a biblioteca escolar; mapear a inovação pedagógica dele decorrente, nomeadamente em contextos híbridos. Os dados, recolhidos através de infografias e de relatórios individuais, são analisados, respetivamente, com recurso à análise estatística descritiva e à análise de conteúdo, permitindo a sua triangulação, numa abordagem metodológica mista, fundamentada no paradigma pragmático. Como resultados evidenciam-se, para além da caracterização dos atores participantes no programa, competências adquiridas e/ou aprofundadas, bem como pontos fortes e fatores facilitadores na realização de atividades despoletadas pela implementação do programa, a par de fragilidades e aspetos para melhoria. Conclui-se que, através do trabalho colaborativo entre a biblioteca escolar e a sala de aula, considerando diferentes fontes e recursos, a exemplo da Wikipédia, é possível estimular tarefas alinhadas com áreas do DigCompEdu, numa estratégia de valorização profissional dos educadores e de sucesso dos aprendentes, numa palavra, de desenvolvimento articulado e sistemático de competências de literacia.
- Encontro WEIWE(R)BE 2021Publication . Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena; Gonçalves, Ana PaulaA Rede WEIWER® congratula-se pela coorganização do 2º Encontro WEIWE(R)BE que ocorreu no passado dia 8 de junho, e contou com a presença do Sr. Secretário de Estado Adjunto e da Educação, da Sra. Pró-Reitora para a Inovação e Gestão Pedagógica da Universidade Aberta, da Sra. Diretora do Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta, e da representante da Sra. Coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares. Perante uma vasta audiência, os alunos das escolas participantes deram a conhecer o trabalho que desenvolveram durante este ano letivo com professores, professores bibliotecários e Coordenadores Interconcelhios das Bibliotecas Escolares. Face à qualidade dos trabalhos apresentados e do nível de envolvimento evidenciado, o Sr. Secretário de Estado Adjunto e da Educação considera que o projeto deve ter continuidade, sendo alargado a mais escolas e às suas comunidades educativas. O segundo ano do projeto WEIWE(R)BE, que decorreu ao longo do ano letivo de 2020/2021, é coordenado por Teresa Cardoso, Filomena Pestana (Rede Académica Internacional WEIWER®) e Ana Paula Gonçalves (Rede de Bibliotecas Escolares); tem como objetivo promover estratégias de desenvolvimento das competências de literacia da informação e literacia digital, enquadrando-as nas práticas curriculares a partir das bibliotecas escolares junto de alunos do 3.º ciclo do ensino básico.
- Espaços educativos e atores do NEPSO: a experiência no BrasilPublication . Nilda, Stecanela; Silva, Lisandra Pacheco da; Cardoso, Teresa Margarida LoureiroO presente texto articula-se com a experiência protagonizada no Projeto Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião (NEPSO), desenvolvido no âmbito da Rede Ibero-americana NEPSO de pesquisadores sobre a pesquisa na sala de aula, considerada como princípio educativo e ferramenta pedagógica. Nesse âmbito, apresentamos reflexões sobre o processo vivido em um dos polos disseminadores da proposta, situado no Estado do Rio Grande do Sul, cuja trajetória, iniciada em 2001, centra atenção no encontro possível entre a escola e a pesquisa. Ao longo de 21 anos, várias centenas de projetos de pesquisa foram desenvolvidos, bem como inúmeros programas de formação foram desencadeados, envolvendo estudantes da educação básica e do ensino superior, professores da escola e da universidade, educadores sociais e pesquisadores, sêniores e júniores. Ademais, o percurso é acompanhado de reflexões e sistematizações materializadas em artigos, capítulos de livros, projetos, palestras, cursos, aulas, entrevistas, entre outros. Olhando o caminho feito, é possível identificar um continuum experiencial demarcado por ciclos formativo-reflexivos que caracterizam a formação e a atuação docente em uma perspectiva de formação-investigação, alcançada também pelos estudantes envolvidos, justificadamente, pelas dinâmicas que decorrem das metodologias de aprendizagem ativa e participativas, potencializadas pela pesquisa na escola. Entre esses ciclos, cita-se: o período da apropriação dos modos de fazer pesquisa na escola; a fase da autoria na produção de materiais didáticos facilitadores do desenvolvimento de pesquisa na sala de aula; o momento da reflexão sobre a ação, na produção científica sobre o processo formativo implicado na formação e na atuação docente; e, por fim, a fase da maturidade que observa a dimensão de inovação pedagógica desencadeada pela pesquisa na sala de aula, potencializadora do direito à educação e articuladora das dez competências gerais que integram a Base Nacional Comum Curricular da educação básica brasileira. O fio condutor da reflexão evoca os ensinamentos de: Paulo Freire, sobre a premissa de que ensinar exige pesquisa; Pedro Demo, ao defender o desenvolvimento da pesquisa no professor e da pesquisa no aluno; Mário Osório Marques, ao relacionar a escrita como princípio da pesquisa e a pesquisa como o princípio da aprendizagem; Roque Moraes, cuja abordagem considera a pesquisa na sala de aula como um jogo de linguagens no qual entram em cena a fala, a leitura e a escrita.
- From open education to wikiliteracy: reframing key concepts in the light of the digital capitalPublication . Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, FilomenaIt is undeniable the role that the digital dimension plays today in society. Thus, in this text, it is our purpose to revisit key concepts that set that digital dimension, namely in education. To this end, we call upon the theoretical foundations of the work we have been developing within the WEIWER® International Academic Network, dedicated to study e.g. the Wikimedia ecosystem. Moreover, we call upon our design, implementation, and evaluation of the curricular and pedagogical integration of Wikipedia, which has driven us towards new understandings of our different frameworks, including those on the digital dimension. We specifically focus on Open Education, Open Pedagogy, Open Teaching and Open Learning, bringing to light an updated comprehension of the Wikipedagogy. Then, we also focus on the digital capital, in contrast to the digital divide, bringing to light an updated comprehension of the Wikiliteracy. In the end, by reframing those key concepts in the light of the digital capital, particularly inspired by our work, it has led us to contribute to open educational practices. In a word, our path from open education to wikiliteracy has shown us possible ways to contribute to the learners’ developing of a broad set of literacies, including digital literacy, which ultimately promotes meaningful learning impacting on learners.
- GPT e produção textual: estudo de caso com alunos e professores do ensino médio no BrasilPublication . Cotrim, Sônia; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Teixeira, AntónioEste estudo de caso pretende analisar a aplicação do Chat GPT como ferramenta para aprimorar a escrita e a interpretação de textos entre alunos do ensino médio no Brasil, e a percepção dos alunos e professores sobre o uso do GPT, seu impacto na aprendizagem e nas habilidades de escrita. Utilizando uma abordagem metodológica mista, o estudo combinará coleta de dados qualitativos e quantitativos por meio de questionários, entrevistas, observações e análise documental. Como resultados, espera-se contribuir com diretrizes e sugestões para educadores.
- Inteligência artificial e educação na produção científica em Portugal: necessidade de (novas) literacias?Publication . Pinto, João; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Santos, Carla; Rodrigues, Elsa; Dias, Cristina; Cardoso, LuisO presente artigo visa analisar aspetos investigados na produção científica publicada em Portugal sobre Inteligência Artificial (IA) e Educação. A proposta enquadra-se no plano de trabalhos da investigação de pós-doutoramento do primeiro autor, com orientação científica da coautora, inspirado no Meta-modelo de Análise e Exploração do Conhecimento Científico (MAECC®), com o objetivo de sistematizar os trabalhos produzidos em Portugal sobre as referidas temáticas. Pretendemos contribuir para a sistematização do conhecimento sobre estas áreas e compreender o posicionamento da comunidade científica neste campo. Esperamos ainda apoiar a decisão e a aquisição de conhecimentos sobre a aplicação da IA na Educação, mas também dar visibilidade a estudos com potencialidades para fundamentar futuras investigações. Em termos globais os resultados evidenciam o poder transformador da IA em todas as áreas, incluindo a educação. Observamos que os aspetos estudados, expressam, sobretudo, preocupações em investigar a relação da IA com a Educação (fatores de impacto, oportunidades, desafios, perigos), implantação da IA em Instituições de Ensino Superior e nos Sistemas de Gestão de Aprendizagem. Por outro lado, detetámos a necessidade de alunos e professores desenvolverem novas literacias digitais para saberem utilizar as ferramentas tecnológicas atuais e futuras e de as adaptar aos seus objetivos. Concluímos que a IA está a transformar rapidamente os processos de ensino e aprendizagem e que os educadores, incluindo as suas instituições, têm de estar equipados com competências para compreender, avaliar e utilizar as tecnologias de IA de forma eficaz e responsável. Em suma, é vital o fortalecimento e/ou desenvolvimento de (novas) literacias de forma a otimizar a integração da IA na Educação.
- Learning evaluation, learning technologies, and learning organizations: what does open access research tell us?Publication . Cardoso, Teresa Margarida LoureiroEducational resource to support the oral presentation of the communication at the VIII DIGICOM 3D Session: Society, Communication and Design, held on November 8, 2024. The communication, accepted on the theme Society and Communication, is the result of a study in progress in LE@D, the Laboratory of Distance Education and Elearning, of the Open University Portugal, within the strategic research area 3 Education and post-digital issues.
- Literacia digital e bibliotecas escolares: um estudo de casoPublication . Gonçalves, Pedro Miguel; Cardoso, Teresa Margarida LoureiroA literacia digital tem sido objeto de vários estudos e, com a pandemia, alcança uma outra dimensão e pertinência. Mas, qual o tempo e o espaço que a literacia digital assume no contexto da biblioteca escolar? Motivados por esta questão de partida, pretendemos analisar conceções e práticas de professores bibliotecários em torno da literacia digital e de competências digitais que lhe são/estão associadas. Para o efeito, recorreremos, metodologicamente, ao estudo de caso, suportado em procedimentos de análise documental, nomeadamente de documentos estruturantes das bibliotecas escolares, e que orientam as suas atividades, bem como ao inquérito por entrevista, a professores bibliotecários, e ainda à análise de conteúdo. Teoricamente, suportamos a nossa investigação, que pretendemos apresentar, em referências e referenciais, nacionais e internacionais, com enfoque na própria noção de literacia digital, que, sendo atualmente predominante, cada vez mais se torna plural, como, aliás, atesta a designação literacias digitais, por traduzir uma multiplicidade de saberes, aptidões e atitudes, e ao integrar literacias prévias – a literacia da informação e a literacia mediática. Mais especificamente, revisitam-se os fundamentos e os princípios, ou, dito de outro modo, os territórios e as fronteiras entre as três (novas) literacias, considerando as respetivas definições, dimensões básicas das competências relacionadas, práticas regulares, e articulação com as competências do professor bibliotecário. Assim, com o nosso estudo, será possível identificar consonâncias e dissonâncias entre a ação da biblioteca escolar e as teorias que a enquadram, sobretudo no que concerne à literacia digital, entendida, numa alusão ao recente Quadro estratégico (2021-2027) do Programa Rede de Bibliotecas Escolares, como uma literacia presente para o futuro.
- Livro de resumos. VI Encontro Internacional da Associação de Educação a Distância dos Países de Língua Portuguesa: a sustentabilidade da educação a distância, aberta, digital e em redePublication . Dias, Paulo ; Barreto, José ArlindoO desenvolvimento do conhecimento e da mudança nas práticas sociais e culturais na sociedade digital contemporânea apresentam aspetos com particular expressão nas conceções e abordagens da Educação, nomeadamente, enquanto meios para a construção dos cenários e ambientes de aprendizagem na educação a distância e em rede. Consideramos, assim, que a promoção da cultura de inovação na educação é fundamental para desenvolvimento dos processos de sustentabilidade da mudança nas práticas pedagógicas e nos ambientes digitais de aprendizagem a distância e em rede. No quadro desta abordagem, o tema do VI Encontro Internacional da Associação de Educação a Distância dos Países de Língua Portuguesa teve como foco: A Sustentabilidade da Educação a Distância, Aberta, Digital e em Rede. E, para a sua concretização, destacámos três linhas de ação que emergem do tema central da Educação a Distância: Aberta, Digital e em Rede, as quais foram objeto de intenso debate ao longo do encontro. Como primeiro eixo dos trabalhos temos a educação Aberta, porque defendemos que a Educação deve ser inclusiva e também um espaço de acolhimento para a experiência do conhecimento; a segunda linha, foca o Digital, pois este é o espaço para a mediação tecnológica dos processos e práticas sociais e cognitivas na aprendizagem e criação de conhecimento; e, por último, a configuração da educação em Rede, enquanto a maior expressão para designar as comunidades de partilha e aprendizagem colaborativa na modernidade virtual. Estes são os objetivos dos trabalhos que desenvolvemos, no âmbito da Associação de Educação a Distância dos Países de Língua Portuguesa, os quais estamos a transformar numa prática continuada através da valorização da associação enquanto comunidade de partilha e conhecimento para a educação na era digital. O VI Encontro Internacional representou, assim, a expressão da voz individual e coletiva da comunidade no horizonte próximo, em particular, na diluição das barreiras e na promoção da liberdade de aprendizagem e de criação do conhecimento na sociedade em rede para, através destas, afirmar o projeto de formação conjunta em áreas estratégicas nas humanidades, nas artes, nas ciências e nas tecnologias. Deste modo, o presente livro de resumos constitui a memória das sessões de comunicações científicas ao longo das quais os investigadores das diferentes instituições e países da lusofonia apresentaram estudos e projetos de inovação nos domínios da formação de professores para a docência online, internacionalização pedagógica e aplicações inovadoras com tecnologias digitais em ambientes de ensino-aprendizagem. Para além da referência às sessões de comunicações, as quais apresentamos neste volume, merece uma especial menção a conferência de abertura, proferida pelo Eng.º Hélio Varela, na qual defendeu a mudança paradigmática no modelo educativo contemporâneo e a sua adequação às necessidades reais dos países africanos, em particular, na valorização da transição para o digital como forma de ampliar significativamente o acesso à educação. A temática do encontro foi ainda objeto de acesso debate nos painéis, Políticas para a Sustentabilidade e Políticas dos Sistemas de Regulação no Ensino a Distância e Partilha de Experiências, com a participação de especialistas e investigadores das universidades dos diferentes países da lusofonia. Encerramos esta nota com a referência expressa ao texto das conclusões e recomendações apresentado no final do encontro pelo Prof. Celestino Lopes Barros da Universidade de Cabo Verde: Ao concluir o VI Encontro da EaD@PLP, evidenciou-se a premente necessidade de intensificar a mobilidade virtual no espaço lusófono, estendendo-a não apenas aos estudantes, mas também aos docentes, investigadores e colaboradores não docentes. Tal ampliação é crucial para promover a internacionalização das instituições de ensino superior e fortalecer redes de colaboração, fomentando o intercâmbio de saberes e a cocriação de soluções inovadoras. Recomenda-se, portanto, a adoção de soluções abertas, digitais e em rede, como pilares para assegurar uma educação inclusiva, sustentável e alinhada às exigências contemporâneas. O encontro destacou-se como um marco reflexivo e propulsor para o avanço da educação a distância no contexto lusófono, reafirmando o compromisso com a construção de um modelo educativo que seja inclusivo, inovador e sustentável. Particularmente, o continente africano desponta com a oportunidade de liderar, com criatividade e resiliência, a transição para a era do conhecimento, aproveitando plenamente o potencial das tecnologias digitais para transformar a educação em uma ferramenta essencial para o desenvolvimento humano e social. A mensagem final do encontro sintetiza esta visão: “Educar hoje para transformar amanhã: uma responsabilidade de todos.”
- Multiculturalidade na biblioteca escolar: perceções da comunidade educativa de uma escola internacionalPublication . Neves, Anabela; Cardoso, Teresa Margarida LoureiroRecurso educacional de apoio à apresentação da comunicação oral, no âmbito da Sessão 4D do XVII Congresso da SPCE, sob o lema Educação, Liberdade e Democracia, realizado na Faculdade de Psicologia e de Ciência da Educação da Universidade do Porto, entre 14 e 16 de novembro de 2024. A comunicação, aceite no eixo Educação, cidadania e participação, resulta de uma dissertação do mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares, em curso na Universidade Aberta, estando a investigação inscrita no LE@D, Laboratório de Educação a Distância e Elearning, designadamente na área estratégica 2 Educação e Sustentabilidades.
