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Abstract(s)
O desenvolvimento do conhecimento e da mudança nas práticas sociais e culturais na sociedade digital contemporânea apresentam aspetos com particular expressão nas conceções e abordagens da Educação, nomeadamente, enquanto meios para a construção dos cenários e ambientes de aprendizagem na educação a distância e em rede.
Consideramos, assim, que a promoção da cultura de inovação na educação é fundamental para desenvolvimento dos processos de sustentabilidade da mudança nas práticas pedagógicas e nos ambientes digitais de aprendizagem a distância e em rede.
No quadro desta abordagem, o tema do VI Encontro Internacional da Associação de Educação a Distância dos Países de Língua Portuguesa teve como foco: A Sustentabilidade da Educação a Distância, Aberta, Digital e em Rede.
E, para a sua concretização, destacámos três linhas de ação que emergem do tema central da Educação a Distância: Aberta, Digital e em Rede, as quais foram objeto de intenso debate ao longo do encontro.
Como primeiro eixo dos trabalhos temos a educação Aberta, porque defendemos que a Educação deve ser inclusiva e também um espaço de acolhimento para a experiência do conhecimento; a segunda linha, foca o Digital, pois este é o espaço para a mediação tecnológica dos processos e práticas sociais e cognitivas na aprendizagem e criação de conhecimento; e, por último, a configuração da educação em Rede, enquanto a maior expressão para designar as comunidades de partilha e aprendizagem colaborativa na
modernidade virtual.
Estes são os objetivos dos trabalhos que desenvolvemos, no âmbito da Associação de Educação a Distância dos Países de Língua Portuguesa, os quais estamos a transformar numa prática continuada através da valorização da associação enquanto comunidade de partilha e conhecimento para a educação na era digital.
O VI Encontro Internacional representou, assim, a expressão da voz individual e coletiva da comunidade no horizonte próximo, em particular, na diluição das barreiras e na promoção da liberdade de aprendizagem e de criação do conhecimento na sociedade em rede para, através destas, afirmar o projeto de formação conjunta em áreas estratégicas nas humanidades, nas artes, nas ciências e nas tecnologias.
Deste modo, o presente livro de resumos constitui a memória das sessões de comunicações científicas ao longo das quais os investigadores das diferentes instituições e países da lusofonia apresentaram estudos e projetos de inovação nos domínios da formação de professores para a docência online, internacionalização pedagógica e aplicações inovadoras com tecnologias digitais em ambientes de ensino-aprendizagem.
Para além da referência às sessões de comunicações, as quais apresentamos neste volume, merece uma especial menção a conferência de abertura, proferida pelo Eng.º Hélio Varela, na qual defendeu a mudança paradigmática no modelo educativo contemporâneo e a sua adequação às necessidades reais dos países africanos, em particular, na valorização da transição para o digital como forma de ampliar significativamente o acesso à educação.
A temática do encontro foi ainda objeto de acesso debate nos painéis, Políticas para a Sustentabilidade e Políticas dos Sistemas de Regulação no Ensino a Distância e Partilha de Experiências, com a participação de especialistas e investigadores das universidades dos diferentes países da lusofonia.
Encerramos esta nota com a referência expressa ao texto das conclusões e recomendações apresentado no final do encontro pelo Prof. Celestino Lopes Barros da Universidade de Cabo Verde:
Ao concluir o VI Encontro da EaD@PLP, evidenciou-se a premente necessidade de intensificar a mobilidade virtual no espaço lusófono, estendendo-a não apenas aos estudantes, mas também aos docentes, investigadores e colaboradores não docentes. Tal ampliação é crucial para promover a internacionalização das instituições de ensino superior e fortalecer redes de colaboração, fomentando o intercâmbio de saberes e a cocriação de soluções inovadoras.
Recomenda-se, portanto, a adoção de soluções abertas, digitais e em rede, como pilares para assegurar uma educação inclusiva, sustentável e alinhada às exigências contemporâneas.
O encontro destacou-se como um marco reflexivo e propulsor para o avanço da educação a distância no contexto lusófono, reafirmando o compromisso com a construção de um modelo educativo que seja inclusivo, inovador e sustentável.
Particularmente, o continente africano desponta com a oportunidade de liderar, com criatividade e resiliência, a transição para a era do conhecimento, aproveitando plenamente o potencial das tecnologias digitais para transformar a educação em uma ferramenta essencial para o desenvolvimento humano e social.
A mensagem final do encontro sintetiza esta visão: “Educar hoje para transformar
amanhã: uma responsabilidade de todos.”
Description
Obra organizada por: Paulo Dias e José Arlindo Barreto
Keywords
Educação a distância Ensino a distância Internacionalização Países de expressão portuguesa Associação de Educação a Distância dos Países de Língua Portuguesa
Pedagogical Context
Citation
Publisher
Associação de Educação a Distância dos Países de Língua Portuguesa