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Abstract(s)
O presente texto articula-se com a experiência protagonizada no Projeto Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião (NEPSO), desenvolvido no âmbito da Rede Ibero-americana NEPSO de pesquisadores sobre a pesquisa na sala de aula, considerada como princípio educativo e ferramenta pedagógica. Nesse âmbito, apresentamos reflexões sobre o processo vivido em um dos polos disseminadores da proposta, situado no Estado do Rio Grande do Sul, cuja trajetória, iniciada em 2001, centra atenção no encontro possível entre a escola e a pesquisa. Ao longo de 21 anos, várias centenas de projetos de pesquisa foram desenvolvidos, bem como inúmeros programas de formação foram desencadeados, envolvendo estudantes da educação básica e do ensino superior, professores da escola e da universidade, educadores sociais e pesquisadores, sêniores e júniores. Ademais, o percurso é acompanhado de reflexões e sistematizações materializadas em artigos, capítulos de livros, projetos, palestras, cursos, aulas, entrevistas, entre outros. Olhando o caminho feito, é possível identificar um continuum experiencial demarcado por ciclos formativo-reflexivos que caracterizam a formação e a atuação docente em uma perspectiva de formação-investigação, alcançada também pelos estudantes envolvidos, justificadamente, pelas dinâmicas que decorrem das metodologias de aprendizagem ativa e participativas, potencializadas pela pesquisa na escola. Entre esses ciclos, cita-se: o período da apropriação dos modos de fazer pesquisa na escola; a fase da autoria na produção de materiais didáticos facilitadores do desenvolvimento de pesquisa na sala de aula; o momento da reflexão sobre a ação, na produção científica sobre o processo formativo implicado na formação e na atuação docente; e, por fim, a fase da maturidade que observa a dimensão de inovação pedagógica desencadeada pela pesquisa na sala de aula, potencializadora do direito à educação e articuladora das dez competências gerais que integram a Base Nacional Comum Curricular da educação básica brasileira. O fio condutor da reflexão evoca os ensinamentos de: Paulo Freire, sobre a premissa de que ensinar exige pesquisa; Pedro Demo, ao defender o desenvolvimento da pesquisa no professor e da pesquisa no aluno; Mário Osório Marques, ao relacionar a escrita como princípio da pesquisa e a pesquisa como o princípio da aprendizagem; Roque Moraes, cuja abordagem considera a pesquisa na sala de aula como um jogo de linguagens no qual entram em cena a fala, a leitura e a escrita.
Description
Texto da comunicação apresentada no XXX Colóquio da AFIRSE Portugal, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 25 a 27 de janeiro de 2023, integrado no simpósio promovido pela Rede Académica Internacional WEIWER®, LE@D, Universidade Aberta, em parceria com a Fundação Vox Populi.
Keywords
Pesquisa na escola Formação-investigação Metodologias ativas Inovação pedagógica Ensino e Educação no Brasil
Pedagogical Context
Citation
Stecanela, N.; Pacheco da Silva, L. & Cardoso, T.M.L. (2023). Espaços educativos e atores do NEPSO: a experiência no Brasil. C. Cavaco, F. Costa, J. Marques, J. Viana, R. Marreiros, A. Faria, N. Dorotea & J. Pinhal (Org.). Espaços Educativos. Políticas, Práticas, Atores e Aprendizagens, pp. 24-31. AFIRSE Portugal, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa.
Publisher
AFIRSE Portugal | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa