Repository logo
 
Publication

Espaços educativos e atores do NEPSO: a experiência no Brasil

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
datacite.subject.sdg17:Parcerias para a Implementação dos Objetivospt_PT
dc.contributor.authorNilda, Stecanela
dc.contributor.authorSilva, Lisandra Pacheco da
dc.contributor.authorCardoso, Teresa Margarida Loureiro
dc.date.accessioned2024-05-16T13:15:44Z
dc.date.available2024-05-16T13:15:44Z
dc.date.issued2023
dc.descriptionTexto da comunicação apresentada no XXX Colóquio da AFIRSE Portugal, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 25 a 27 de janeiro de 2023, integrado no simpósio promovido pela Rede Académica Internacional WEIWER®, LE@D, Universidade Aberta, em parceria com a Fundação Vox Populi.pt_PT
dc.description.abstractO presente texto articula-se com a experiência protagonizada no Projeto Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião (NEPSO), desenvolvido no âmbito da Rede Ibero-americana NEPSO de pesquisadores sobre a pesquisa na sala de aula, considerada como princípio educativo e ferramenta pedagógica. Nesse âmbito, apresentamos reflexões sobre o processo vivido em um dos polos disseminadores da proposta, situado no Estado do Rio Grande do Sul, cuja trajetória, iniciada em 2001, centra atenção no encontro possível entre a escola e a pesquisa. Ao longo de 21 anos, várias centenas de projetos de pesquisa foram desenvolvidos, bem como inúmeros programas de formação foram desencadeados, envolvendo estudantes da educação básica e do ensino superior, professores da escola e da universidade, educadores sociais e pesquisadores, sêniores e júniores. Ademais, o percurso é acompanhado de reflexões e sistematizações materializadas em artigos, capítulos de livros, projetos, palestras, cursos, aulas, entrevistas, entre outros. Olhando o caminho feito, é possível identificar um continuum experiencial demarcado por ciclos formativo-reflexivos que caracterizam a formação e a atuação docente em uma perspectiva de formação-investigação, alcançada também pelos estudantes envolvidos, justificadamente, pelas dinâmicas que decorrem das metodologias de aprendizagem ativa e participativas, potencializadas pela pesquisa na escola. Entre esses ciclos, cita-se: o período da apropriação dos modos de fazer pesquisa na escola; a fase da autoria na produção de materiais didáticos facilitadores do desenvolvimento de pesquisa na sala de aula; o momento da reflexão sobre a ação, na produção científica sobre o processo formativo implicado na formação e na atuação docente; e, por fim, a fase da maturidade que observa a dimensão de inovação pedagógica desencadeada pela pesquisa na sala de aula, potencializadora do direito à educação e articuladora das dez competências gerais que integram a Base Nacional Comum Curricular da educação básica brasileira. O fio condutor da reflexão evoca os ensinamentos de: Paulo Freire, sobre a premissa de que ensinar exige pesquisa; Pedro Demo, ao defender o desenvolvimento da pesquisa no professor e da pesquisa no aluno; Mário Osório Marques, ao relacionar a escrita como princípio da pesquisa e a pesquisa como o princípio da aprendizagem; Roque Moraes, cuja abordagem considera a pesquisa na sala de aula como um jogo de linguagens no qual entram em cena a fala, a leitura e a escrita.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationStecanela, N.; Pacheco da Silva, L. & Cardoso, T.M.L. (2023). Espaços educativos e atores do NEPSO: a experiência no Brasil. C. Cavaco, F. Costa, J. Marques, J. Viana, R. Marreiros, A. Faria, N. Dorotea & J. Pinhal (Org.). Espaços Educativos. Políticas, Práticas, Atores e Aprendizagens, pp. 24-31. AFIRSE Portugal, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa.pt_PT
dc.identifier.isbn978-9898272-44-7
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/16050
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherAFIRSE Portugal | Instituto de Educação da Universidade de Lisboapt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://afirse.ie.ul.pt/download/781/?tmstv=1715768943pt_PT
dc.subjectPesquisa na escolapt_PT
dc.subjectFormação-investigaçãopt_PT
dc.subjectMetodologias ativaspt_PT
dc.subjectInovação pedagógicapt_PT
dc.subjectEnsino e Educação no Brasilpt_PT
dc.titleEspaços educativos e atores do NEPSO: a experiência no Brasilpt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceUniversidade de Lisboa. Instituto de Educaçãopt_PT
oaire.citation.endPage31pt_PT
oaire.citation.startPage24pt_PT
oaire.citation.titleAtas do XXX Colóquio da AFIRSE Portugal. Espaços educativos: políticas, práticas, atores e aprendizagenspt_PT
person.familyNameCardoso
person.givenNameTeresa Margarida Loreiro
person.identifier893541
person.identifier.ciencia-idAA1A-4DCF-D85E
person.identifier.orcid0000-0002-7918-2358
person.identifier.scopus-author-id57086240100
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication7b6d912c-7d4a-4622-9991-1f21b83aa066
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery7b6d912c-7d4a-4622-9991-1f21b83aa066

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
AFIRSEAtas2023-1_.pdf
Size:
547.51 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: