Publication
Espaços educativos e atores do NEPSO: a experiência no Brasil
datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | pt_PT |
datacite.subject.sdg | 17:Parcerias para a Implementação dos Objetivos | pt_PT |
dc.contributor.author | Nilda, Stecanela | |
dc.contributor.author | Silva, Lisandra Pacheco da | |
dc.contributor.author | Cardoso, Teresa Margarida Loureiro | |
dc.date.accessioned | 2024-05-16T13:15:44Z | |
dc.date.available | 2024-05-16T13:15:44Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.description | Texto da comunicação apresentada no XXX Colóquio da AFIRSE Portugal, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 25 a 27 de janeiro de 2023, integrado no simpósio promovido pela Rede Académica Internacional WEIWER®, LE@D, Universidade Aberta, em parceria com a Fundação Vox Populi. | pt_PT |
dc.description.abstract | O presente texto articula-se com a experiência protagonizada no Projeto Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião (NEPSO), desenvolvido no âmbito da Rede Ibero-americana NEPSO de pesquisadores sobre a pesquisa na sala de aula, considerada como princípio educativo e ferramenta pedagógica. Nesse âmbito, apresentamos reflexões sobre o processo vivido em um dos polos disseminadores da proposta, situado no Estado do Rio Grande do Sul, cuja trajetória, iniciada em 2001, centra atenção no encontro possível entre a escola e a pesquisa. Ao longo de 21 anos, várias centenas de projetos de pesquisa foram desenvolvidos, bem como inúmeros programas de formação foram desencadeados, envolvendo estudantes da educação básica e do ensino superior, professores da escola e da universidade, educadores sociais e pesquisadores, sêniores e júniores. Ademais, o percurso é acompanhado de reflexões e sistematizações materializadas em artigos, capítulos de livros, projetos, palestras, cursos, aulas, entrevistas, entre outros. Olhando o caminho feito, é possível identificar um continuum experiencial demarcado por ciclos formativo-reflexivos que caracterizam a formação e a atuação docente em uma perspectiva de formação-investigação, alcançada também pelos estudantes envolvidos, justificadamente, pelas dinâmicas que decorrem das metodologias de aprendizagem ativa e participativas, potencializadas pela pesquisa na escola. Entre esses ciclos, cita-se: o período da apropriação dos modos de fazer pesquisa na escola; a fase da autoria na produção de materiais didáticos facilitadores do desenvolvimento de pesquisa na sala de aula; o momento da reflexão sobre a ação, na produção científica sobre o processo formativo implicado na formação e na atuação docente; e, por fim, a fase da maturidade que observa a dimensão de inovação pedagógica desencadeada pela pesquisa na sala de aula, potencializadora do direito à educação e articuladora das dez competências gerais que integram a Base Nacional Comum Curricular da educação básica brasileira. O fio condutor da reflexão evoca os ensinamentos de: Paulo Freire, sobre a premissa de que ensinar exige pesquisa; Pedro Demo, ao defender o desenvolvimento da pesquisa no professor e da pesquisa no aluno; Mário Osório Marques, ao relacionar a escrita como princípio da pesquisa e a pesquisa como o princípio da aprendizagem; Roque Moraes, cuja abordagem considera a pesquisa na sala de aula como um jogo de linguagens no qual entram em cena a fala, a leitura e a escrita. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Stecanela, N.; Pacheco da Silva, L. & Cardoso, T.M.L. (2023). Espaços educativos e atores do NEPSO: a experiência no Brasil. C. Cavaco, F. Costa, J. Marques, J. Viana, R. Marreiros, A. Faria, N. Dorotea & J. Pinhal (Org.). Espaços Educativos. Políticas, Práticas, Atores e Aprendizagens, pp. 24-31. AFIRSE Portugal, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-9898272-44-7 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/16050 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | AFIRSE Portugal | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://afirse.ie.ul.pt/download/781/?tmstv=1715768943 | pt_PT |
dc.subject | Pesquisa na escola | pt_PT |
dc.subject | Formação-investigação | pt_PT |
dc.subject | Metodologias ativas | pt_PT |
dc.subject | Inovação pedagógica | pt_PT |
dc.subject | Ensino e Educação no Brasil | pt_PT |
dc.title | Espaços educativos e atores do NEPSO: a experiência no Brasil | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Universidade de Lisboa. Instituto de Educação | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 31 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 24 | pt_PT |
oaire.citation.title | Atas do XXX Colóquio da AFIRSE Portugal. Espaços educativos: políticas, práticas, atores e aprendizagens | pt_PT |
person.familyName | Cardoso | |
person.givenName | Teresa Margarida Loreiro | |
person.identifier | 893541 | |
person.identifier.ciencia-id | AA1A-4DCF-D85E | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-7918-2358 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57086240100 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 7b6d912c-7d4a-4622-9991-1f21b83aa066 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 7b6d912c-7d4a-4622-9991-1f21b83aa066 |