Browsing by Issue Date, starting with "2024-11-15"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Conversas Abertas. Histórias de Vida de EstudantesPublication . Universidade Aberta; Branco, Mauro; Falé, PedroDo norte de Portugal, de Peso da Régua, chega-nos o testemunho de António Pessoa, que frequenta o 1.º ano da Licenciatura em Ciências do Ambiente. Damos a conhecer também a história de Pedro Ribeiro, estudante do 2.º ano da Licenciatura em Línguas Aplicadas, que reparte a atividade profissional por vários países. Em estúdio, para falar sobre a importância do ensino a distância, está o Bastonário da Ordem dos Médicos Veterinários, Pedro Fabrica.
- Multiculturalidade na biblioteca escolar: perceções da comunidade educativa de uma escola internacionalPublication . Neves, Anabela; Cardoso, Teresa Margarida LoureiroRecurso educacional de apoio à apresentação da comunicação oral, no âmbito da Sessão 4D do XVII Congresso da SPCE, sob o lema Educação, Liberdade e Democracia, realizado na Faculdade de Psicologia e de Ciência da Educação da Universidade do Porto, entre 14 e 16 de novembro de 2024. A comunicação, aceite no eixo Educação, cidadania e participação, resulta de uma dissertação do mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares, em curso na Universidade Aberta, estando a investigação inscrita no LE@D, Laboratório de Educação a Distância e Elearning, designadamente na área estratégica 2 Educação e Sustentabilidades.
- Educação a distância e educação aberta: inovação, partilha e inclusãoPublication . Amante, LúciaFalar de EaD é também falar de Educação em geral e da sua relação com o contexto histórico, económico e social em que tem lugar. Assim, iniciamos esta apresentação no ponto 1, com uma breve abordagem ao contexto histórico-social em que nasce a escola de massas e à relação que se estabelece entre esta e as respostas requeridas pela sociedade industrial, bem diferentes das que a atual sociedade digital exige e a que os sistemas educativos, presos à lógica da uniformização do século XIX, têm dificuldade em dar resposta. Focamo-nos depois, no ponto 2, brevemente, no papel da EaD na democratização do ensino Falar de Educação a Distância (EaD) remete-nos, inevitavelmente, para o seu princípio de base, a democratização do conhecimento e do acesso aos saberes da Escola, necessários na sociedade contemporânea já que, em grande parte, esta modalidade educativa sempre visou chegar àqueles que, por condicionantes diversas, estavam excluídos dos sistemas de ensino presencial. No ponto 3 detemo-nos na evolução dos sistemas de EaD, dando conta da evolução dos modelos convencionais para um modelo pedagógico de base virtual dando origem a uma nova geração de EaD e a alterações do paradigma de aprendizagem até aí dominante. No ponto 4 abordamos o conceito de Educação Aberta, que vai mais além do que o conceito de EaD e que acompanha, mais uma vez, as inovações tecnológicas e assenta numa base de partilha e inclusão. A este conceito associam-se outros, que abordamos nos pontos seguintes, designadamente os conceitos de REA, PEA e APA fundamentais no desenvolvimento e amadurecimento quer da EaD quer da Educação Aberta, conforme procuramos dar conta. Focamos estes conceitos nos pontos 5, 6 e 7. Por fim, tentaremos, no ponto 8, refletir sobre o papel que a EaD e as evoluções que lhe estão associadas poderão ter no delinear de novos caminhos de aprendizagem, ou seja na mudança de um paradigma de ensino transmissivo para o desenvolvimento de contextos diferentes de aprendizagem, dando lugar a práticas abertas, inclusivas, participadas e transformadoras, relevantes para a sociedade atual.
- Mapeando o(s) futuro(s) da educação: uma tabela periódica de competências para o século XXIPublication . Borges, Irina; Seabra, Filipa
- Contributo para uma gestão sustentável de resíduos hospitalares em São Tomé e Príncipe: o caso de estudo dos laboratórios de análises clínicasPublication . Pereira, Alzira Xavier Garcês Paixão; Ferreira, CéliaOs laboratórios de análises clínicas geram resíduos que representam riscos para a saúde e meio ambiente, especialmente em países menos desenvolvidos. O objetivo do trabalho foi avaliar o estado atual da gestão dos resíduos dos laboratórios de análises clínicas em São Tomé e Príncipe e propor sugestões de melhorias. Para isso, inquéritos por questionários foram dirigidos a 14 técnicos dos diferentes laboratórios, posteriormente com intuito de saber sobre a gestão da incineradora foi feito um inquérito por entrevistas aos técnicos do Centro de Gestão dos Resíduos de Serviços de Saúde, e a tomada de decisão sobre o melhor cenário para gestão dos resíduos foi realizada através do método Analytic Hierarchy Process na qual se inquiriu três especialistas com perfil ambiental, económico e social respetivamente. Os laboratórios geram um total de 123,7 t/ano de resíduos, o equivalente a 0,35% de todos os resíduos do país. O pré-tratamento é realizado em 50% dos laboratórios; 43% não possuem espaço próprio para armazenar os resíduos; 79% segregam apenas perfuro-cortantes, e 7% não possuem segregação na origem. Somente os resíduos perfuro-cortantes são incinerados, enquanto outros resíduos são despejados em lixeiras juntamente com os resíduos urbanos e queimados a céu aberto. Conclui-se que a maior parte dos resíduos produzidos nos laboratórios de análises clínicas são eliminados e tratados de forma inadequada. Os três cenários propostos foram julgados como preferível em ordens diferentes de acordo com o julgamento de cada especialista, entretanto a sua implementação dependerá das condições financeira do financiador.