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Advisor(s)
Abstract(s)
O projeto europeu AECED – Aesthetic and Embodied Learning for Democracy (2023-2026), financiado pelo Horizon Europe, reúne seis países para desenvolver um quadro pedagógico inovador e guias práticos que apoiem pedagogias participativas e responsivas na educação para a democracia. Parte da ideia de que a democracia não é apenas aprender regras e instituições, mas uma experiência vivida, que envolve emoções, valores éticos, corpo e relações. Para isso, combina aprendizagem estética e corporificada com investigação-ação participativa em 19 estudos de caso em diferentes níveis de ensino (da educação pré-escolar ao ensino superior e educação de adultos).
No caso português, a equipa criou um curso online de oito semanas para educadores do 1.º CEB e do ensino profissional, testando e aperfeiçoando o quadro pedagógico e os guias. Os participantes valorizam este tipo de abordagem, reconhecem impacto positivo nos resultados educativos e identificam-se com os valores democráticos do projeto, embora apontem constrangimentos legais, curriculares e institucionais como obstáculos. A análise comparativa entre países mostra níveis e predisposições diferentes para integrar estas práticas, o que leva o projeto a repensar protótipos e materiais e a preparar as versões finais, promovendo debates nacionais e europeus e alargando a oferta formativa em Portugal.