Ciências da Educação | Comunicações em congressos, conferências, seminários/Communications in congresses, conferences, seminars
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- A configuração de comunidades de aprendizagem em blended learning no ensino superiorPublication . Moreira, J. António; Almeida, Ana CristinaEm tempos de profundas transformações sociais, económicas e culturais e vertiginosa evolução das tecnologias de informação e da comunicação deparamo-nos com a necessidade de redefinir pedagogia, também, no Ensino Superior. O enfoque nas competências e o apelo à mobilidade pelo Processo de Bolonha convidam a um paradigma educacional que privilegie novas formas de pensar, desenvolver e avaliar os processos de formação centrados no estudante e nas suas estratégias de autorregulação e domínio de ferramentas mediatizadas pelas oportunidades tecnológicas e reflexividade em parceria, sob supervisão dos professores facilitadores da aprendizagem. Este trabalho visa, pois, ilustrar a operatividade de modelos em blended learning, analisando o impacto de novos cenários de aprendizagem na criação de comunidades, de aprendizagem baseada em problemas. Para tal, exploramos relações possíveis entre modalidades de ensino presencial e online, em que a relação pedagógica estabelecida face-a-face é confrontada com a criação de comunidades virtuais de aprendizagem e de investigação.
- Abordagem por competências no ensino técnico e na formação profissional em Cabo Verde: apresentação de um projeto de pesquisaPublication . Rocha, Benvindo; Seabra, FilipaA organização curricular na abordagem por competências revela-se uma preocupação da comunidade educativa em Cabo Verde. A perceção que professores e gestores têm das práticas pedagógica e epistemológica, com base nesta nova abordagem, tem direcionado a sua própria eficácia. A implementação do ensino por competências no ensino-aprendizagem, bem como nas lideranças das organizações escolares, tem levado a revelação de sentimentos e posicionamentos especulativos, sem estudos prévios que redirecionem as políticas curriculares das formações técnicas profissionais de maneira eficiente e eficazes. Nesse sentido, a comunicação que se apresenta reflete um estudo em fase de projeto, em curso na Universidade Aberta, Portugal, inserido no Doutoramento em Educação, focado na forma como os agentes educativos perspetivam a gestão curricular por competências em várias escolas secundárias técnicas de Cabo Verde. Com esta pesquisa, pretende-se dar respostas às seguintes questões: 1) Em que medida e por que processos o conceito de competência tem vindo a alterar a organização e as práticas docentes e de liderança, no contexto do ensino técnico e profissional em Cabo Verde?; 2) Qual o papel das lideranças na promoção dessas mudanças?; 3) Como se tem processado a implementação destas mudanças, na prática docente? Para tal propomos uma abordagem qualitativa e quantitativa, recolhendo dados através de análise documental, entrevistas semi-estruturadas e inquéritos por questionário.
- Abordagens pedagógicas para ambientes onlinePublication . Miranda, Luísa; Morais, Carlos; Dias, PauloAs tecnologias suportadas pela Web podem constituir recursos de apoio ao processo de ensino e aprendizagem, cuja utilização e contextualização exige a definição e implementação de metodologias pedagógicas que contribuam para que as potencialidades dessas tecnologias possam ser úteis quer para os professores quer para os alunos, procurando conseguir transformar a informação em conhecimento, com a maior facilidade possível e no menor período de tempo. Embora as metodologias de implementação da educação online ainda tenham um largo espaço para crescer e se desenvolverem, salienta-se, com agrado, o reconhecimento do elevado número de investigadores envolvidos neste tema. Neste artigo salientam-se como tópicos de reflexão acerca das abordagens pedagógicas para ambientes de aprendizagem online, uma contextualização dos ambientes de aprendizagem online, apresentando-se, também, tópicos associados às metáforas de aprendizagem, designadas por metáfora da aquisição, metáfora da participação e metáfora criação do conhecimento, bem como referência às abordagens pedagógicas de Duart & Sangrà e à de Terry Anderson, com a perspectiva de contribuir para a fundamentação da educação online tornando-a cada vez mais desejada pelas pessoas, cuja utilidade pode ser essencial para que a formação e a educação ocorram de forma efectiva ao longo das suas vidas.
- Academic performance in constructivist learning environments supported by learning management systemsPublication . Moreira, J. António; Mendes, Alexandra; Almeida, Ana CristinaInstitutions of Higher Education in Portugal face today unique challenges. Aware of the change, in general, these institutions have been presented reform initiatives, covering in their strategic plans new frames of operation, where e-learning and / or b-learning is recognized. The present study aims mainly to know the impact that b-learning and the implemention of some pedagogical models adapted to these environments, may have on academic performance of students in higher education. To this end, we analyzed the academic performance of students in a curricular unit of a course of Physical Education and Sport, for four academic years from 2007/2008, during which the unit was initially taught only presential, by 2010 / 2011, a period that was taught in a combined modality (75% online and 25% presential). Data analysis, referring to the classifications obtained, suggests that the creation of virtual environments, combined with complementary or presential learning, and using pedagogical models adapted to online environments (eg, Comumunity of Inquiry Garrison et al, 2000; E-Moderating, Salmon, 2000), diversified learning objects (scripto, audiovisual and multimedia) and strategies that encourage students, may indeed contribute to a significant improvement in their academic achievement. We also concluded that this b-learning modality, supported by online pedagogical constructivist and collaborative models allow effectively equate the teaching-learning process in a different way. However, the change should not be seen only from a technological standpoint, since the use of an LMS is no guarantee of success, but must above all be seen in terms of changing attitudes and practices. This (new) reality implies a very large cultural change, as to rethink the roles of teacher and student, and the relationship between them, appropriate content, in addition to the implications that must be implemented in terms of structuring and planning of courses and curricula, evaluation systems and teaching and learning forms.
- (Ad)ministrar o currículo sob a égide da avaliação externaPublication . Marques, Eliane Moreira; Seabra, FilipaNo presente artigo objetiva-se a compreensão do impacto de mecanismos de avaliação como a avaliação externa, os exames nacionais ou, num plano transnacional, a participação de alunos portugueses em estudos internacionais como o PISA na gestão curricular no nível micro, representado pelos professores. Para tal, adotou-se a metodologia de pesquisa e de análise bibliográfica, versando temáticas como: (i) a evolução da noção de currículo; (ii) o currículo à luz do novo paradigma curricular e o seu reflexo nos normativos legais; (iii) o paradigma interpessoal de aprendizagem como possibilidade de desenvolvimento do currículo; (iv) o conceito de currículo enquanto projeto contextualizado e constructo coletivo; (v) o papel do professor enquanto gestor curricular; (vi) as repercussões da avaliação externa na deliberação dos professores e as consequências inerentes à gestão do currículo. Conclui-se pela presença de contradições em todas as fases do desenvolvimento curricular, desde a conceção do currículo até à sua avaliação, bem como pela forte hegemonia do Estado em matéria de decisão curricular, fatores que dificultam a implementação do disposto em matéria de autonomia, flexibilidade e articulação curriculares.
- Alterações geradas pela avaliação externa de escolas: estudo de casoPublication . Tomás, Ana; Henriques, Susana; Abelha, MartaAvaliar a organização escolar de forma sistemática é um procedimento relativamente recente que procura garantir a qualidade de todo o sistema educativo, capacitando-o para dar resposta a uma sociedade em constante transformação. O presente texto integra-se no âmbito do mestrado em Administração e Gestão Educacional da Universidade Aberta. O trabalho aqui apresentado foi tido como ponto de partida para uma investigação mais profunda em curso, centrada na avaliação externa de escolas e na sua relação com a autoavaliação de um agrupamento de escolas do Algarve. Enquadrado no paradigma qualitativo, e realizando uma análise exploratória da informação disponível nas páginas das escolas do Algarve acessíveis na internet, foi definido como objetivo analisar a informação sobre a autoavaliação aí disponível. A presente investigação permitiu elencar um conjunto de informações que são divulgadas pelas escolas nas suas páginas web. No entanto, de acordo com a análise às referidas páginas, dos 40 agrupamentos de escolas do Algarve, a divulgação dos procedimentos de autoavaliação revela-se incompleta ou inexistente, na maior parte dos casos. Os resultados surpreendem na medida em que trata de procedimentos, os de autoavaliação e de avaliação externa de escolas, que se encontram regulamentados há mais de vinte anos, desde a publicação da Lei nº 31/2002, de 20 de dezembro.
- Am I willing to relate online? a comprehensive understand of e-learningPublication . Sousa, Sónia; Lamas, David; Dias, PauloMajor contributions of the work are towards a comprehensive understanding of the influence of trust in an e-learning context. This paper aims to eliciting potential effects of trust in efforts in communicate, share and interact online leaning contexts. It intends first to provide a contextualization on this research rationale and background that lead to a preliminary exploratory model of model of trust which describes insights on users predisposition to interact online and their trust beliefs. Ending by setting a sort of considerations on the potential of some trust components in influencing people's willingness to interact, be creative and constructing their knowledge in virtual spaces.
- Ambientes de aprendizagem na web: uma experiência com fóruns de discussãoPublication . Miranda, Luísa; Morais, Carlos; Dias, Paulo; Almeida, ConceiçãoA criação de ambientes educativos nos quais a aprendizagem possa ser promovida de forma activa e colaborativa, assentes na interacção entre os intervenientes directos na educação e a sociedade em geral, continua a ser um objectivo a perseguir por cada educador. Como sugere Figueiredo (2000), a aprendizagem deve acontecer no contexto de actividades e de interacções ricas, dentro de ambientes sociais culturalmente ricos proporcionados pela utilização das tecnologias suportadas pela web. Nesta comunicação apresentam-se algumas reflexões sobre as contribuições da web na implementação e enriquecimento de contextos educativos. Neste sentido, promoveu-se no contexto formal de ensino e aprendizagem a utilização de fóruns de discussão na web, aos quais se faz referência, salientando-se uma experiência com professores do 1º Ciclo do Ensino Básico, na qualidade de alunos de um Curso de Complemento de Formação Científica e Pedagógica.