Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

CompetĂȘncias de literacia nas escolas: o programa WEIWE(R)BE

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
ID27_CH2024_WEIWERBE.pdf3.56 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O programa WEIWE(R)BE surge da necessidade de promover, nas escolas, o desenvolvimento articulado e sistemĂĄtico de competĂȘncias de literacia, incluindo a digital. De facto, com o Quadro Europeu de CompetĂȘncia Digital para Educadores (DigCompEdu), entre outros referenciais enquadradores da ação educativa, sĂŁo visados nĂŁo apenas os educadores, em particular os docentes, no caso das escolas, mas tambĂ©m os aprendentes, designadamente os discentes. Assim, entre outras propostas e a fim de apoiar a implementação daquele programa, Ă© proporcionada formação docente aos professores envolvidos – professores bibliotecĂĄrios e outros professores dos mais diversos grupos de recrutamento –, apĂłs a qual se espera que explorem e promovam cenĂĄrios de aprendizagem conducentes Ă  integração de tais competĂȘncias nas suas prĂĄticas curriculares. Neste Ăąmbito, definimos, para o nosso estudo de caso, os seguintes objetivos: identificar como Ă© concretizado o desenvolvimento integrado e sistemĂĄtico de competĂȘncias de literacia, sobretudo em colaboração com a biblioteca escolar; mapear a inovação pedagĂłgica dele decorrente, nomeadamente em contextos hĂ­bridos. Os dados, recolhidos atravĂ©s de infografias e de relatĂłrios individuais, sĂŁo analisados, respetivamente, com recurso Ă  anĂĄlise estatĂ­stica descritiva e Ă  anĂĄlise de conteĂșdo, permitindo a sua triangulação, numa abordagem metodolĂłgica mista, fundamentada no paradigma pragmĂĄtico. Como resultados evidenciam-se, para alĂ©m da caracterização dos atores participantes no programa, competĂȘncias adquiridas e/ou aprofundadas, bem como pontos fortes e fatores facilitadores na realização de atividades despoletadas pela implementação do programa, a par de fragilidades e aspetos para melhoria. Conclui-se que, atravĂ©s do trabalho colaborativo entre a biblioteca escolar e a sala de aula, considerando diferentes fontes e recursos, a exemplo da WikipĂ©dia, Ă© possĂ­vel estimular tarefas alinhadas com ĂĄreas do DigCompEdu, numa estratĂ©gia de valorização profissional dos educadores e de sucesso dos aprendentes, numa palavra, de desenvolvimento articulado e sistemĂĄtico de competĂȘncias de literacia.

Description

Recurso de apoio Ă  apresentação de trabalho, realizado no Ăąmbito do projeto LE@D com a referĂȘncia PTIN/UID4372-LEaD/012018, na XIII ConferĂȘncia Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação - 9 e 10 de maio de 2024.

Keywords

Educação aberta Educação digital Inovação pedagĂłgica Metodologias ativas CompetĂȘncias de literacia

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue