Repository logo
 
Publication

CompetĂȘncias de literacia nas escolas: o programa WEIWE(R)BE

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
datacite.subject.sdg17:Parcerias para a Implementação dos Objetivospt_PT
dc.contributor.authorFerreira da Cruz, Ana Carolina
dc.contributor.authorCardoso, Teresa Margarida Loureiro
dc.contributor.authorMota, Eduarda Ribeiro
dc.contributor.authorPestana, Filomena
dc.date.accessioned2024-05-09T16:02:19Z
dc.date.available2024-05-09T16:02:19Z
dc.date.issued2024-04-10
dc.descriptionRecurso de apoio Ă  apresentação de trabalho, realizado no Ăąmbito do projeto LE@D com a referĂȘncia PTIN/UID4372-LEaD/012018, na XIII ConferĂȘncia Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação - 9 e 10 de maio de 2024.pt_PT
dc.description.abstractO programa WEIWE(R)BE surge da necessidade de promover, nas escolas, o desenvolvimento articulado e sistemĂĄtico de competĂȘncias de literacia, incluindo a digital. De facto, com o Quadro Europeu de CompetĂȘncia Digital para Educadores (DigCompEdu), entre outros referenciais enquadradores da ação educativa, sĂŁo visados nĂŁo apenas os educadores, em particular os docentes, no caso das escolas, mas tambĂ©m os aprendentes, designadamente os discentes. Assim, entre outras propostas e a fim de apoiar a implementação daquele programa, Ă© proporcionada formação docente aos professores envolvidos – professores bibliotecĂĄrios e outros professores dos mais diversos grupos de recrutamento –, apĂłs a qual se espera que explorem e promovam cenĂĄrios de aprendizagem conducentes Ă  integração de tais competĂȘncias nas suas prĂĄticas curriculares. Neste Ăąmbito, definimos, para o nosso estudo de caso, os seguintes objetivos: identificar como Ă© concretizado o desenvolvimento integrado e sistemĂĄtico de competĂȘncias de literacia, sobretudo em colaboração com a biblioteca escolar; mapear a inovação pedagĂłgica dele decorrente, nomeadamente em contextos hĂ­bridos. Os dados, recolhidos atravĂ©s de infografias e de relatĂłrios individuais, sĂŁo analisados, respetivamente, com recurso Ă  anĂĄlise estatĂ­stica descritiva e Ă  anĂĄlise de conteĂșdo, permitindo a sua triangulação, numa abordagem metodolĂłgica mista, fundamentada no paradigma pragmĂĄtico. Como resultados evidenciam-se, para alĂ©m da caracterização dos atores participantes no programa, competĂȘncias adquiridas e/ou aprofundadas, bem como pontos fortes e fatores facilitadores na realização de atividades despoletadas pela implementação do programa, a par de fragilidades e aspetos para melhoria. Conclui-se que, atravĂ©s do trabalho colaborativo entre a biblioteca escolar e a sala de aula, considerando diferentes fontes e recursos, a exemplo da WikipĂ©dia, Ă© possĂ­vel estimular tarefas alinhadas com ĂĄreas do DigCompEdu, numa estratĂ©gia de valorização profissional dos educadores e de sucesso dos aprendentes, numa palavra, de desenvolvimento articulado e sistemĂĄtico de competĂȘncias de literacia.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/16035
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectEducação abertapt_PT
dc.subjectEducação digitalpt_PT
dc.subjectInovação pedagógicapt_PT
dc.subjectMetodologias ativaspt_PT
dc.subjectCompetĂȘncias de literaciapt_PT
dc.titleCompetĂȘncias de literacia nas escolas: o programa WEIWE(R)BEpt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceInstituto de Educação, Universidade do Minho, Bragapt_PT
person.familyNameCruz
person.familyNameCardoso
person.familyNameRibeiro Mota
person.familyNamePestana
person.givenNameAna Carolina Ferreira da
person.givenNameTeresa Margarida Loreiro
person.givenNameEduarda
person.givenNameFilomena
person.identifier893541
person.identifier.ciencia-idAA1A-4DCF-D85E
person.identifier.ciencia-id151A-5B81-C0F4
person.identifier.orcid0000-0001-7983-8655
person.identifier.orcid0000-0002-7918-2358
person.identifier.orcid0000-0002-8746-470X
person.identifier.orcid0000-0003-3146-8792
person.identifier.scopus-author-id57086240100
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication6f4725f1-e73d-43f9-9f5d-776acc6796c5
relation.isAuthorOfPublication7b6d912c-7d4a-4622-9991-1f21b83aa066
relation.isAuthorOfPublicatione1e61ed7-cfc4-401e-a0ac-a3dc46666896
relation.isAuthorOfPublication85dfbf7b-54eb-42c1-9732-58f91055953a
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery85dfbf7b-54eb-42c1-9732-58f91055953a

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
ID27_CH2024_WEIWERBE.pdf
Size:
3.56 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: