Ciências da Educação | Comunicações em congressos, conferências, seminários/Communications in congresses, conferences, seminars
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Browsing Ciências da Educação | Comunicações em congressos, conferências, seminários/Communications in congresses, conferences, seminars by Sustainable Development Goals (SDG) "03:Saúde de Qualidade"
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- Augmented learning environment for wound care simulationPublication . Jorge, Nelson; Morgado, Lina; Gaspar, PedroThis paper describes part of a doctoral study where the effect of AR in nursing student’s decision making skills was investigated, by comparing the usage of a virtual simulator ( in wound care diagnosis and treatment, with and without the support of AR to visualize the wounds. A literature review was conducted to identify, select and critically analyse the effectiveness of AR in medical education.The goal of this investigation was to verify if AR enhances the development of clinical decision-making skills in wound diagnosis and treatment. The results showed that AR enhanced students’ performance in wound diagnostic parameters, with highly statistically significant differences (P < 0.001) in the Mann-Whitney U and Wilcoxon tests.
- Biblioteca escolar e promoção da saúde e bem-estar dos alunos: estudo de caso num agrupamento de escolas de FaroPublication . Aguiar, Katia; Cardoso, Teresa Margarida LoureiroA promoção da saúde e bem-estar, em colaboração com a biblioteca escolar é essencial, sendo assumida como objeto de estudo. Com este estudo de caso pretende-se identificar se a BE pode contribuir ou não para o desenvolvimento saudável e a adoção de estilos de vida felizes e responsáveis pelos alunos. A recolha de dados será concretizada pela análise documental, a implementação de questionários, sendo os resultados obtidos pela análise estatística e a análise de conteúdo. Espera-se que possam surgir evidências para reforçar e/ou melhorar a promoção da saúde e bem-estar dos alunos nas BE e escolas.
- Competências dos profissionais de educação para a saúde: desafios e oportunidades para uma educação digital e em rede assente na inclusão e equidadePublication . Henriques, Susana; Vieira, Cristina PereiraA educação para a saúde compreende oportunidades de aprendizagem conscientemente construídas envolvendo alguma forma de comunicação. Visa a melhoria da literacia em saúde e, consequentemente, os ativos de saúde individual e comunitária. Tem, por isso, um papel fundamental no desenvolvimento das vivências das pessoas e sociedades saudáveis. Tal cenário exige programas de intervenção de elevada qualidade, baseados em evidência científica, desenvolvidos por profissionais devidamente qualificados. Neste contexto, dedicamos atenção às competências dos profissionais de educação para a saúde, designadamente, enquanto públicos estratégicos, aos desafios e oportunidades de formação e desenvolvimento profissional. A presente comunicação organiza-se em torno dos seguintes eixos: (i) Conceptualizar criticamente o campo da educação para a saúde nas suas relações complexas com a literacia da saúde e a literacia digital – com um recorte para a necessidade de direcionar para uma educação assente na inclusão e equidade; (ii) Problematizar o grupo dos profissionais de Educação para a Saúde, enquanto força especializada – com atenção particular aos profissionais de prevenção de comportamentos aditivos e dependências; (iii) Discutir as potencialidades do trabalho em rede, com particular enfoque para as comunidades virtuais de prática, de aprendizagem e de investigação; (iv) Analisar opções de desenvolvimento profissional a partir da formação em contexto e com recurso à educação digital e em rede. O desenho metodológico é de natureza exploratória e qualitativa, assente na análise de orientações legais e estratégicas relacionadas com as temáticas em análise, assim como de ofertas formativas. Os resultados apontam para necessidades formativas identificadas nos documentos legais e estratégicos que se encontram ainda por concretizar em ofertas ajustadas, assim, como na sua tradução nas condições de empregabilidade. Concluímos apontando a necessidade destes profissionais partilharem espaços de conhecimento (atualizando as suas bases científicas), experiências, dúvidas e boas práticas em Educação para a Saúde. No contexto das sociedades atuais, a formação do grupo dos profissionais de Educação para a Saúde pode ser pensada no âmbito de um novo paradigma educativo, nomeadamente através da formação de comunidades de aprendizagem pensadas a partir da flexibilidade, inovação, integração e inclusão. Por último, destacamos a necessidade de continuar a investir em respostas de formação, atualização e reflexão sobre práticas e procedimentos - com particular relevância quando se trata de públicos estratégicos na área da Educação para a Saúde.
- Digital literacy in mental health: the case of addictionsPublication . Henriques, Susana
- Gestão colaborativa nas escolas: experiências sobre o papel das Redes Ibero Americanas na Educação para a SaúdePublication . Bonfim, Natanael Reis; Henriques, Susana; Correia, Sílvia; Rodrigues, ElisabeteA educação para a saúde é complexa e, nas escolas envolve não apenas as equipas específicas, mas também a gestão, o clima organizacional e os currículos. Neste contexto, entendemos a gestão colaborativa como um modelo em que as lideranças escolares promovem o envolvimento da comunidade escolar, assentam em processos comunicacionais abertos, são recetivas à inovação. O trabalho em rede, potenciado pelas tecnologias digitais é um dos recursos destas práticas colaborativas na gestão das escolas que, ao mesmo tempo, as reforçam. Assim, a presente comunicação parte da assunção de que a gestão colaborativa assenta nas e sustenta as redes de experiências ibero americanas que aqui analisamos. Seguindo uma estratégia metodológica de natureza exploratória e qualitativa, analisamos numa perspetiva comparada as políticas públicas que enquadram a educação para a saúde nas escolas. E analisamos duas experiências realizadas em rede. Uma destas, numa escola municipal da rede Municipal de Ensino de Salvador da Bahia, Brasil, pela abordagem preventiva e pelo modelo da educação para a saúde que fundamenta o Programa de Promoção da Saúde na Escola, teve como objetivo elaborar o projeto de intervenção, envolvendo a gestão colaborativa de dirigentes, professores, representantes do conselho escolar e parcerias com o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Organizações Não Governamentais (ONG) e Projetos Sociais, Posto Médico e Conselho Tutelar. A outra, dirigida às escolas dos 10 municípios que integram a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, envolvendo ainda a Fundación EDEX e a Universidade Aberta. O objetivo foi o de capacitar quer os professores quer os técnicos municipais envolvidos no Plano Inovador de Combate ao Insucesso Escolar. Os resultados permitem (re)pensar estratégias de educação para a saúde em contexto escolar, a partir de estratégias de gestão colaborativa e em redes de cooperação. Designadamente, permitem identificar os seguintes eixos principais: gestão colaborativa em rede; colaboração, envolvimento e participação da comunidade escolar; integração da educação para a saúde no currículo escolar; reforço da educação para a saúde numa perspetiva comunitária.
- Moving to an online teaching format: e-learning techniquesPublication . Henriques, SusanaMoving to an online teaching format – e-learning techniques.
- Network digital education: moving into the digital agePublication . Henriques, SusanaWe are all facing unprecedented changes as we are moving into a digital age and need to move from a transmission model of education (‘instruction’) to the facilitation of learning (‘teaching’). In this webinar I will approach the following topics: • What strategies work best when teaching in a technology-rich environment? – different models • How is communication and interaction in digital network education scenarios; • Pedagogical design – e-activities and e-assessment • How to maintain high quality in teaching in a rapidly changing learning environment while managing workload?
- A thousand on-line strategies and tools in academic addiction specialty education in post-COVID time: from necessity to qualityPublication . Henriques, Susana; Miovsky, Michal; Gabrhelík, Roman; Eyles, Cary HopkinsThe COVID pandemic has accelerated digitalization of education. Regarding academic addictions speciality programmes we first responded out of necessity. In a second moment, more recent, there are innovation and quality concern. This structured session focus on online training programmes of addictions and has the following aims: - Sharing good practices in moving from necessity to quality; - Discussing where on-line strategies can be helpful, appropriate and supportive towards trend of exponential growing academic degree addiction specialty programmes - Discussing further developments regarding innovation, quality...