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Advisor(s)
Abstract(s)
A educação para a saúde compreende oportunidades de aprendizagem conscientemente
construídas envolvendo alguma forma de comunicação. Visa a melhoria da literacia em saúde e,
consequentemente, os ativos de saúde individual e comunitária. Tem, por isso, um papel
fundamental no desenvolvimento das vivências das pessoas e sociedades saudáveis. Tal cenário
exige programas de intervenção de elevada qualidade, baseados em evidência científica,
desenvolvidos por profissionais devidamente qualificados. Neste contexto, dedicamos atenção às
competências dos profissionais de educação para a saúde, designadamente, enquanto públicos
estratégicos, aos desafios e oportunidades de formação e desenvolvimento profissional. A
presente comunicação organiza-se em torno dos seguintes eixos: (i) Conceptualizar criticamente
o campo da educação para a saúde nas suas relações complexas com a literacia da saúde e a
literacia digital – com um recorte para a necessidade de direcionar para uma educação assente
na inclusão e equidade; (ii) Problematizar o grupo dos profissionais de Educação para a Saúde,
enquanto força especializada – com atenção particular aos profissionais de prevenção de
comportamentos aditivos e dependências; (iii) Discutir as potencialidades do trabalho em rede,
com particular enfoque para as comunidades virtuais de prática, de aprendizagem e de
investigação; (iv) Analisar opções de desenvolvimento profissional a partir da formação em
contexto e com recurso à educação digital e em rede. O desenho metodológico é de natureza
exploratória e qualitativa, assente na análise de orientações legais e estratégicas relacionadas
com as temáticas em análise, assim como de ofertas formativas. Os resultados apontam para
necessidades formativas identificadas nos documentos legais e estratégicos que se encontram
ainda por concretizar em ofertas ajustadas, assim, como na sua tradução nas condições de
empregabilidade. Concluímos apontando a necessidade destes profissionais partilharem espaços
de conhecimento (atualizando as suas bases científicas), experiências, dúvidas e boas práticas
em Educação para a Saúde. No contexto das sociedades atuais, a formação do grupo dos
profissionais de Educação para a Saúde pode ser pensada no âmbito de um novo paradigma
educativo, nomeadamente através da formação de comunidades de aprendizagem pensadas a
partir da flexibilidade, inovação, integração e inclusão. Por último, destacamos a necessidade de
continuar a investir em respostas de formação, atualização e reflexão sobre práticas e
procedimentos - com particular relevância quando se trata de públicos estratégicos na área da
Educação para a Saúde.
Description
Keywords
Comportamentos aditivos e dependências Promoção e educação para a saúde Teorias Práticas Modelos e contextos Competências dos profissionais de educação para a saúde
Citation
Henriques, S., Vieira, C. P. (2023). Competências dos profissionais de Educação para a Saúde – desafios e oportunidades para uma educação digital e em rede assente na inclusão e equidade. In M. Coppi, M. Pequeno, H. Oliveira, F. Tirapicos, A. M. Cristóvão, J. Bonito (Coords.) V Congresso Nacional de Educação para a Saúde | Livro de Resumos (81). Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora (CIEP | UE).
Publisher
Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora (CIEP | UE)
Collections
Ciências da Educação | Comunicações em congressos, conferências, seminários/Communications in congresses, conferences, seminars
LE@D - Laboratório de Educação a Distância e Elearning | Comunicações em congressos, conferências, seminários / Communications
Sociologia | Comunicações em congressos, conferências e seminários / Communications in congresses, conferences and seminars
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