Repository logo
 
Publication

Competências dos profissionais de educação para a saúde: desafios e oportunidades para uma educação digital e em rede assente na inclusão e equidade

datacite.subject.sdg03:Saúde de Qualidadept_PT
datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
datacite.subject.sdg10:Reduzir as Desigualdadespt_PT
dc.contributor.authorHenriques, Susana
dc.contributor.authorVieira, Cristina Pereira
dc.date.accessioned2023-06-12T15:24:11Z
dc.date.available2023-06-12T15:24:11Z
dc.date.issued2023
dc.description.abstractA educação para a saúde compreende oportunidades de aprendizagem conscientemente construídas envolvendo alguma forma de comunicação. Visa a melhoria da literacia em saúde e, consequentemente, os ativos de saúde individual e comunitária. Tem, por isso, um papel fundamental no desenvolvimento das vivências das pessoas e sociedades saudáveis. Tal cenário exige programas de intervenção de elevada qualidade, baseados em evidência científica, desenvolvidos por profissionais devidamente qualificados. Neste contexto, dedicamos atenção às competências dos profissionais de educação para a saúde, designadamente, enquanto públicos estratégicos, aos desafios e oportunidades de formação e desenvolvimento profissional. A presente comunicação organiza-se em torno dos seguintes eixos: (i) Conceptualizar criticamente o campo da educação para a saúde nas suas relações complexas com a literacia da saúde e a literacia digital – com um recorte para a necessidade de direcionar para uma educação assente na inclusão e equidade; (ii) Problematizar o grupo dos profissionais de Educação para a Saúde, enquanto força especializada – com atenção particular aos profissionais de prevenção de comportamentos aditivos e dependências; (iii) Discutir as potencialidades do trabalho em rede, com particular enfoque para as comunidades virtuais de prática, de aprendizagem e de investigação; (iv) Analisar opções de desenvolvimento profissional a partir da formação em contexto e com recurso à educação digital e em rede. O desenho metodológico é de natureza exploratória e qualitativa, assente na análise de orientações legais e estratégicas relacionadas com as temáticas em análise, assim como de ofertas formativas. Os resultados apontam para necessidades formativas identificadas nos documentos legais e estratégicos que se encontram ainda por concretizar em ofertas ajustadas, assim, como na sua tradução nas condições de empregabilidade. Concluímos apontando a necessidade destes profissionais partilharem espaços de conhecimento (atualizando as suas bases científicas), experiências, dúvidas e boas práticas em Educação para a Saúde. No contexto das sociedades atuais, a formação do grupo dos profissionais de Educação para a Saúde pode ser pensada no âmbito de um novo paradigma educativo, nomeadamente através da formação de comunidades de aprendizagem pensadas a partir da flexibilidade, inovação, integração e inclusão. Por último, destacamos a necessidade de continuar a investir em respostas de formação, atualização e reflexão sobre práticas e procedimentos - com particular relevância quando se trata de públicos estratégicos na área da Educação para a Saúde.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationHenriques, S., Vieira, C. P. (2023). Competências dos profissionais de Educação para a Saúde – desafios e oportunidades para uma educação digital e em rede assente na inclusão e equidade. In M. Coppi, M. Pequeno, H. Oliveira, F. Tirapicos, A. M. Cristóvão, J. Bonito (Coords.) V Congresso Nacional de Educação para a Saúde | Livro de Resumos (81). Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora (CIEP | UE).pt_PT
dc.identifier.isbn978-972-778-319-9
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/14014
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherCentro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora (CIEP | UE)pt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://www.vcneps.uevora.pt/wp-content/uploads/2023/06/Livro-de-Resumos_-VCNEPS.pdfpt_PT
dc.subjectComportamentos aditivos e dependênciaspt_PT
dc.subjectPromoção e educação para a saúdept_PT
dc.subjectTeoriaspt_PT
dc.subjectPráticaspt_PT
dc.subjectModelos e contextospt_PT
dc.subjectCompetências dos profissionais de educação para a saúdept_PT
dc.titleCompetências dos profissionais de educação para a saúde: desafios e oportunidades para uma educação digital e em rede assente na inclusão e equidadept_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceÉvorapt_PT
oaire.citation.endPage81pt_PT
oaire.citation.startPage81pt_PT
oaire.citation.titleV Congresso Nacional de Educação para a Saúde | Livro de Resumospt_PT
person.familyNameHenriques
person.familyNameVieira
person.givenNameSusana
person.givenNameCristina Pereira
person.identifier1730761
person.identifier.ciencia-id6411-F538-EA4A
person.identifier.ciencia-id6613-FC42-397A
person.identifier.orcid0000-0002-7506-1401
person.identifier.orcid0000-0002-5494-5371
person.identifier.scopus-author-id54420026300
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication7cf0fcf3-cd6d-426c-be00-3579c1499dd9
relation.isAuthorOfPublicationb41cac31-fb44-4537-95f2-cf9d5cc0600f
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryb41cac31-fb44-4537-95f2-cf9d5cc0600f

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Livro-de-Resumos_-VCNEPS - Competencias.pdf
Size:
513.47 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: