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- A população jovem e as infeções sexualmente transmissíveis: o papel da educação na transformação do comportamento juvenil frente à sífilisPublication . Vieira, Cristina Pereira; Oliveira, Eloiza da Silva Gomes de; Alves, Maria Valéria Pareja Credidio FreireQuando pensamos na ideia de jovens e de Infeções Sexualmente Transmissíveis (IST), somos imediatamente remetidos para a complexidade associada aos conceitos jovens e sexualidade. Isto porque qualquer um destes dois conceitos não poderá ser pensado de forma singular e como uma unidade. Nomeadamente, porque estes conceitos não poderão ser circunscritos comcategorizações homogêneas e uniformes, ocultando, na sua essência, as construções sociais a que são sujeitos. A partir deste pressuposto, percebemos que as concepções de juventudes e sexualidades, aqui já pensadas num sentido plural, são produções e objetos de manipulação, o que as tornam, na sua gênese, subjetivas, estruturadas e estruturantes, a partir de um conjunto de valores e de práticas distintas, situadas em cada momento da história e nas sociedades, que partilham o mesmo tempo da história.
- Juventudes ibero-americanas: dilemas contemporâneosPublication . Oliveira, Victor Hugo Nedel; Castilho, Rosane; Vieira, Cristina Pereira; Henriques, SusanaA condição juvenil envolve uma complexa teia de significados associados não apenas à situação etária. O ofício da pesquisa com e para as juventudes aponta para dimensões da vida social que estão para além da condição de classe, do gênero, da etnia e de tantos outros marcadores que classificam as populações demograficamente. Pensando as juventudes como essa categoria social multifacetada, a presente obra busca desvelar diferentes olhares ao discutir temas como gênero, proteção e violação de direitos, percepções acerca dos processos de escolarização, do pertencimento religioso, vivências integradas à ancestralidade, à novas sociabilidades e às formas singulares de ser e estar das juventudes ibero-americanas. A obra que aqui se apresenta reúne uma diversidade que a enriquece e que se manifesta a vários níveis: diversidade de autores, oriundos de campos científicos multidisciplinares (como a psicologia, a sociologia, a educação, entre outros); diversidade de problemáticas abordadas nas suas relações com as juventudes e que orientam a própria organização da obra (educação, contexto de pandemia, participação política, cultura e contextos recreativos e género, violências e saúde); diversidade de contextos, desde logo os Ibero-americanos e de igual forma contextos mais micro (como por exemplo: religiosos, recreativos, formativos, saúde e bem-estar). A leitura da presente obra abre, deste modo, um leque de novas perspetivas e possibilidades de investigação para pesquisadores, estudantes e todas as pessoas interessadas nestes objetos de pesquisa das juventudes.
- Manual de boas práticas: integração de pessoas imigrantes em Portugal e apoio à conciliação entre a vida familiar e profissionalPublication . Silva, Estefânia; Casimiro, Cláudia; Vieira, Cristina Pereira; Borges, Janete; Topa, Joana; Costa, Paulo Manuel; Neves, Sofia
- Bullying homofóbico: crenças e práticas de estudantes do ensino superior em PortugalPublication . Neves, Sofia; Borges, Janete; Vieira, Cristina Pereira; Sousa, AnaO presente estudo teve como objetivo caracterizar as crenças e as práticas de um grupo de 369 estudantes do Ensino Superior português, 282 do sexo feminino e 84 do sexo masculino, com uma média de idades de 21.49, relativamente ao bullying homofóbico. A partir do preenchimento de uma ficha sociodemográfica e de três Inventários, concluiu-se que os homens praticam e sofrem mais bullying homofóbico do que as mulheres. Os/As estudantes portugueses/as que praticam comportamentos violentos contra pessoas lésbicas e gays (LG) apresentam crenças mais conservadoras sobre a orientação sexual LG e sobre o género do que os/as que não praticam. As pessoas que revelam crenças sobre a orientação sexual LG mais conservadoras são também aquelas que revelam crenças de género mais conservadoras (r=0.423, p<0.001). Os homens revelam crenças sobre a orientação sexual LG mais conservadoras (t(102.046)=-4.908,p<.001), sendo também os que praticam mais violência contra pessoas LG.
- Lazer, juventude e comportamentos aditivos e dependências: perspetivas da prevenção em PortugalPublication . Henriques, Susana; Vieira, Cristina PereiraA ciência da prevenção é um campo interdisciplinar e relativamente recente, pelo que se encontra numa fase de afirmação, em especial em Portugal. Decorre da necessidade de desenvolver intervenções preventivas suportadas por evidências científicas mais sustentáveis em contextos diversificados – família, escolas, locais de trabalho, contextos recreativos, contextos comunitários e comunicação social e em rede. No âmbito do quadro conceptual da ciência da prevenção, cruzam-se diversos eixos de análise, neste capítulo vamos deter-nos sobre os comportamentos aditivos e dependências, sobre as juventudes e sobre as práticas de lazer. Mais concretamente, vamos seguir as seguintes interrogações: Quais as principais características das juventudes atuais? Que relações estabelecem com os comportamentos aditivos e as dependências? Que evidências têm resultado das intervenções preventivas baseadas em práticas de lazer direcionadas para jovens? A nossa proposta é, seguindo estas interrogações, fornecer pistas de compreensão. Para tal, começamos por clarificar e aprofundar os diversos conceitos envolvidos. Seguidamente, recorremos a dados estatísticos capazes de ilustrar um retrato de Portugal a partir das orientações sugeridas. Finalmente, apresentamos pistas para aprofundar a investigação e a intervenção.
- Comportamentos de risco em mulheres portuguesas : percepção do risco, crenças e atitudes face à transmissão do hiv/sida através das relações sexuais (dados comparados sobre quatro grupos de mulheres)Publication . Vieira, Cristina Pereira; Moura, Manuela; Pinto, Sofia; Silva, Luísa Ferreira daA consciencialização generalizada da incapacidade de eliminar o vírus do HIV/SIDA suscitou, já no final do século XX, consideráveis esforços por parte da comunidade científica afectando a forma como se desenvolveram as investigações ao longo do tempo. Para as sociedades modernas a saúde tornou-se um indicador essencial do equilíbrio de bem-estar geral e de desenvolvimento social, económico e cultural. A problemática do SIDA deixou transparecer as vulnerabilidades e fragilidades dos países mais desenvolvidos e distanciou, ainda mais, os países pobres no que respeita aos indicadores de saúde (ONUSIDA, 2000). Vários estudos têm vindo a demonstrar que a precaridade económica e social – parcos recursos económicos, baixa escolaridade e fraco acesso aos diferentes recursos médico-sanitários e sociais - potencializa uma maior vulnerabilidade à transmissão do HIV/SIDA. Os grupos marginalizados, entre eles as pessoas que se prostituem, consumidores de drogas e minorias étnicas, estão frequentemente mais expostos ao risco de contágio do HIV (Barthey et al., 1998; Bloor, 1987; Singer, 1994; Soskolne, 2002). O estudo aqui apresentado trata especialmente do risco associado à transmissão do HIV. Os dados referem-se à amostra portuguesa, de um projecto de investigação de âmbito europeu, com uma amostra constituída por 71 mulheres repartidas do seguinte modo: 24 mulheres da população indiferenciada; 21 mulheres de uma minoria étnica (PALOP); 16 mulheres prostitutas; 10 mulheres toxicodependentes.
- The role of social support in machismo and acceptance of violence among adolescents in Europe: Lights4Violence baseline resultsPublication . Pérez Martínez, Vanesa; Sanz Barbero, Belén; Ferrer Cascales, Rosario; Bowes, Nicola; Ayala, Alba; Sánchez SanSegundo, Miriam; Albaladejo Blázquez, Natalia; Rosati, Nicoletta; Neves, Sofia; Vieira, Cristina Pereira; Jankowiak, Barbara; Waszynska, Kartazyna; Vives-Cases, CarmenPurpose: To analyze the potential association between social support, experiences of violence, and sociodemographic characteristics of adolescents and the likelihood of acceptance of violence and machismo in different European countries. Methods: Cross-sectional design. We recruited 1,555 participants ages 13–16 from secondary schools in Alicante (Spain), Rome (Italy), Iasi (Romania), Matosinhos (Portugal), Poznan (Poland), and Cardiff (UK). We used linear regression models to identify how social support from teachers and parents, experiences of violence—dating violence, bullying, cyberbullying, abuse in childhood—and sociodemographic characteristics were associated with violent thinking, specifically: machismo and acceptance of violence. The analysis was stratified by sex. Results: Acceptance of violence was higher for those who had lower perceived social support from parents (βgirls = −154, p < .001; βboys = −.114, p = .019) for both sexes. Perpetration of bullying and/or cyberbullying was associated with higher scores for machismo and acceptance of violence for both sexes (βgirls = .067, p = .035; βboys = .225, p < .001; (βgirls = .118, p < .001; βboys = .210, p < .001). Being the victim of dating violence, having suffered physical and/or sexual abuse in childhood, and lower perceived social support from teachers were associated with higher scores for both machismo and acceptance of violence. These associations differed between girls and boys. Conclusions: Machismo and acceptance of violence are widely present amongst adolescents in different European countries. Our results suggest the importance of providing educational/psycho-educational interventions with boys and girls to prevent these attitudes and, in turn, prevent interpersonal violence, including bullying and dating violence.
- Migrações e refugiados: perspetivas teóricas e aplicadas das ciências sociaisPublication . Cordeiro, Ana Paula; Vieira, Cristina Pereira; Guerreiro, Maria João; Silva, Helder Matta eAtualmente estima-se que haja mais de 65 milhões de migrantes forçados, entre os mais de 21 milhões são refugiados. Em 2015, cerca de um milhão de refugiados dirigiu-se para a Europa - situação que ficou conhecida como a maior crise humanitária, depois da II Grande Guerra. O domínio destas matérias permitirá um conhecimento mais reflexivo e uma atuação mais informada sobre a situação das migrações forçadas e refugiados no mundo. Paralelamente, serão debatidas algumas problemáticas que atravessam a complexa e paradoxal realidade das migrações forçadas e refugiados – procurando desconstruir representações estereotipadas.
- Seminário de investigação em e-Learning: caminhos de projetosPublication . Vieira, Cristina Pereira; Sousa, LúcioA UC Seminário de Investigação é parte do Mestrado em Relações Interculturais (MRI), lecionado na Universidade Aberta desde ano letivo1993/94. Inicialmente presencial, o mestrado passou, no ano letivo 2010/2011, a ser lecionado através de plataforma de eLearning da Universidade Aberta. Esta alteração coincidiu com a passagem para o regime de Bolonha. A UC, integrada no modelo pedagógico do 2º ciclo da Universidade Aberta, adota um regime de avaliação contínua. Seguindo as orientações do modelo pedagógico do 2º ciclo, todas as UC são realizadas de modo colaborativo pelo(s) docente(s) e pelos estudantes. A classificação final tem em conta as seguintes dimensões: (i) participação nas discussões realizadas em fóruns; (ii) e-Portfólio (ou realização de trabalhos individuais) que reflete a aprendizagem pessoal e (iii) a realização de um trabalho final, que no caso especifico da UC Seminário de Investigação é a apresentação de um pré-projeto de investigação. No entanto, os trabalhos finais têm como objetivo último permitir aos estudantes uma revisão conceptual, relacionado com os conteúdos pedagógicos de aprendizagem, e permitir mostrar a sua capacidade crítica e reflexiva sobre as diferentes temáticas estudadas – ainda que no caso especifico desta UC tudo esteja direcionado para o debate crítico aplicado a um projeto concreto de. pesquisa. Por forma a partilhar a experiência e a refletir sobre esta no contexto académico do eLearning, propomo-nos apresentar o processo construído a partir dos diferentes momentos por nós percebidos como estruturantes para a compreensão do percurso da UC
- Anais do I Colóquio de Ciências Humanas e Sociais em Corpo e Alimentação: olhares ibero-americanos a partir de questões de classe, etnia, gênero e sexualidade desde uma perspectiva interseccionaPublication . Prado, Shirley D.; Kraemer, Fabiana B.; Santos, Ligia; Bosi, Maria Lucia; Vieira, Cristina Pereira; Gracia-Arnaiz, MabelColóquio de Ciências Humanas e Sociais em Corpo e Alimentação - Anais do I Colóquio de Ciências Humanas e Sociais em Corpo e Alimentação - olhares ibero-americanos a partir de questões de classe, etnia, género e sexualidade desde uma perspetiva interseccional