Browsing by Issue Date, starting with "2016-06"
Now showing 1 - 10 of 30
Results Per Page
Sort Options
- Collaboration and information literacy in portuguese school libraries: a challenge for the futurePublication . Novo, AnaThis paper is based on the analysis of the interviews conducted in 2006/07, as part of a PhD research, and on the work developed in teaching a Master course, at Universidade Aberta in the academic years 2013/14, 2014/15 and 2015/16 whose students are teacher librarians or belong to the school library team. One of the main conclusions of the PhD research was about the need for a real collaboration between teachers and teacher librarian, and not just coordination or cooperation, aiming at students’ school success and educational attainment as well as the development of their information literacy skills. Although all Master students of those three academic years agree on the benefits of true collaboration, they could only identify coordination and cooperation practices in their daily work.
- Estudos de memória: teoria e análise culturalPublication . Rodrigues, Cristiana Vasconcelos; Alves, Fernanda; Soares, LuísaOs Estudos da Memória representam um desenvolvimento relativamente recente nas Ciências da Cultura. Foi nos anos oitenta do século XX que surgiram as primeiras publicações contemporâneas dedidacas à construção conceptual e à análise de fenómenos e processos culturais associados à dimensão, já não apenas biológica, mas comunicativa e cultural da memória. Esta antologia procura apresentar precisamente alguns dos textos centrais nos Estudos de Memória nas diversas vertentes em que eles foram evoluindo desde o seu início.
- Avaliação externa e seus efeitos : a perspetiva dos atores escolaresPublication . Rodrigues, Eduarda; Seabra, Filipa; Queirós, Helena; Sousa, Joana; Lamela, Conceição; Costa, Natália; Morgado, José Carlos"No Capítulo 10 − Avaliação externa e seus efeitos: a perspetiva dos atores escolares, os autores Eduarda Rodrigues, Filipa Seabra, Helena Queirós, Joana Sousa, Conceição Lamela, Natália Costa e José Carlos Morgado apresentam dois estudos de caso, um realizado num agrupamento de escolas e outro numa escola secundária, escolhidos por constituírem “casos” de melhoria das classificações e corresponderem a situações críticas do processo de avaliação externa. Com base nas entrevistas ao diretor, ao coordenador da equipa de autoavaliação e aos coordenadores dos órgãos de gestão intermédia e nos dados de um inquérito por questionário aos docentes, é avaliado o impacto da AEE nas mudanças organizacionais, curriculares e pedagógicas e nos resultados académicos e sociais nas instituições escolares envolvidas" (Bidarra, Barreira & Vaz-Rebelo, 2016; Prefácio).
- IntroduçãoPublication . Alves, Fernanda; Soares, Luísa; Rodrigues, Cristiana VasconcelosIntrodução a uma antologia de ensaios no campo dos Estudos de Memória.
- Augmented learning environment for wound care simulationPublication . Jorge, Nelson; Morgado, Lina; Gaspar, PedroThis paper describes part of a doctoral study where the effect of AR in nursing student’s decision making skills was investigated, by comparing the usage of a virtual simulator ( in wound care diagnosis and treatment, with and without the support of AR to visualize the wounds. A literature review was conducted to identify, select and critically analyse the effectiveness of AR in medical education.The goal of this investigation was to verify if AR enhances the development of clinical decision-making skills in wound diagnosis and treatment. The results showed that AR enhanced students’ performance in wound diagnostic parameters, with highly statistically significant differences (P < 0.001) in the Mann-Whitney U and Wilcoxon tests.
- Reading aloud: eye movements and prosodyPublication . Falé, Isabel; Luegi, Paula; Costa, ArmandaThis study aims to connect data from ocular movements and reading aloud speech to syntactic and discursive properties of texts, in order to understand integrative cognitive processes during reading for understanding and to identify prosodic and eye movements’ indicators of reading fluency. Assuming that in reading aloud there is a close interaction between syntax structure and speech prosody, we collected eye movements and reading speech data from 17 native EP speakers. Eye movements and reading speech produced simultaneously were analyzed and our results show that eyes and voice are both responsive to text complexity and to syntactic and discursive critical loci, as key points of information integration.
- Preface of the “Symposium on Exploring Statistical Methodologies and Applications”Publication . Oliveira, Amilcar; Oliveira, Teresa A.
- O Palácio dos Marqueses de Alegrete à Mouraria: do palácio ausente à memória do sítioPublication . Câmara, Maria Alexandra Gago da; Coelho, Teresa CamposMandado construir por Manuel Telles da Silva (1641-1709), 2.º conde de Vilar Maior e 1.º marquês de Alegrete, e ficando conhecido pelo seu título, este sumptuoso palácio edificado junto à cerca fernandina destacou-se como uma importante casa nobre no contexto da arquitetura civil da capital do início de setecentos. Foi demolido em 1946 registando uma vida longa e conturbada, em virtude das modificações provocadas por sucessivas adaptações sociais e urbanas. Neste artigo propomos apresentar, com base em diversos fundos documentais maioritariamente municipais, algumas reflexões em torno deste edifício em dois momentos específicos: o da sua fundação e construção inicial, e o dos anos que corresponderam à sua degradação e demolição, bem como sobre quem o habitou, para além da sua relação com o conjunto urbano envolvente.
- Os castros marcuenses : o povoamento proto-histórico : património da paisagem milenarPublication . Silva, Armando Davide Teixeira da; Cardoso, João LuísA zona geográfica circunscrita que abrange este trabalho de investigação encontra-se exígua de pesquisa e trabalhos arqueológicos, sendo no entanto reconhecida como uma zona enxameada de vestígios. Um imenso património por descobrir. Ambiciona-se, por isso clarificar a ocupação, no que respeita ao povoamento do território do actual concelho do Marco de Canaveses, no período cronológico da Proto-História, de forma a contribuir para uma actualização da investigação realizada e procurando novos pontos a desenvolver, alargando-a depois a uma vasta área territorial de serrania que integra o imenso noroeste peninsular. Orientada por um fio condutor sequencial de natureza cronológica, a investigação realizada conta com o contributo da toponímia, análise cartográfica, monografias e resenhas locais para o conhecimento de toda uma realidade patrimonial existente ao longo do território em estudo. A correlação das temáticas de ordem social, como a circulação de pessoas e bens através da rede viária e, por outro lado, de ordem geográfica no que respeita a locais propícios à fixação da população pelas suas características culturais e naturais, permite uma análise geográfica a este nível e a resposta a questões como: “De que forma habitou?” e “Porque habitou?”.
- Emissão Nº 114Publication . Universidade Aberta; Guerreiro, Maria JoãoMestrado em Ciências do Consumo Alimentar (MCCA), do Departamento de Ciências e Tecnologia (DCeT) da Universidade Aberta (UAb): Colóquio “Fraude alimentar: contextualização, causas e medidas ao seu combate”, no âmbito do Mestrado em Ciências do Consumo Alimentar, dia 23 de maio de 2016,na Sala de Atos, do Palácio Ceia, sede da Universidade Aberta, em Lisboa; Depoimentos de Ana Sofia Mil-Homens, da ASAE (Autoridade de Segurança Alimentar e Económica) e de Pedro Pimentel, da Centromarca (Associação Portuguesa de Empresas de Produtos de Marca); Entrevista à professora Ana Pinto de Moura, coordenadora do Mestrado em Ciências do Consumo Alimentar, da Universidade Aberta. Assinatura do protocolo entre a Universidade Aberta e a Universidade de Paris II, Panthéon-Assas para a criação do Programa Doutoral Internacional em Estudos Globais: Reportagem da sessão solene; Depoimentos de Guillaume Devillard, Presidente da Universidade de Paris II, Panthéon-Assas, de Paulo Dias, Reitor da Universidade Aberta e de Carlos Carreto, docente da Universidade Aberta. Sessão inaugural do Seminário Permanente de Estudos Globais, no âmbito da Cátedra Infante Dom Henrique para os Estudos Insulares Atlânticos e a Globalização (CIDH), na Universidade Aberta, Lisboa: Depoimentos de Carlos Fiolhais, professor catedrático da Universidade de Coimbra, de José Eduardo Franco, diretor da CIDH e de Viriato Soromenho-Marques, professor catedrático da Universidade de Lisboa. Academia Virtual: Ambientação Online. O módulo de Ambientação Online da Universidade Aberta, pela professora Glória Bastos, Pró-reitora para a Inovação Pedagógica e E-learning. Participação da Universidade Aberta no evento “Portugal Economia Social. Encontro do Empreendedorismo e Inovação na Economia Social”, promovido pela Fundação AIP, em parceria com Social Business School, que teve lugar na Feira Internacional de Lisboa: Reportagem do evento; Depoimentos de Mário Negas, docente da Universidade Aberta, de Marina Calheiros, gestora do Portugal Economia Social e de Tzipora Rimon, Embaixador de Israel. Fugas: Centenário do nascimento de Vergílio Ferreira. A obra de Vergílio Ferreira (1916- 1996), pelo professor Luís Carlos Gonçalves, docente da Universidade Aberta. [Notícias]: Ações de monotorização voluntária ambiental para remoção da planta “Chorão”, realizadas no Parque Natural de Sintra Cascais, no âmbito de projeto de Ricardo Lopes, estudante do Mestrado em Cidadania Ambiental e Participação, da Universidade Aberta; Ciclo de Seminários de Matemática na Aberta organizados pela Secção de Matemática do Departamento de Ciências e Tecnologia (DCeT) da Universidade Aberta (UAb):“Análise do Risco em Problemas de Medicina” pelos professores Jane Anderson e Barbara Kimmel e “Controlo Estatístico de Qualidade “, com a participação de vários especialistas.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »