Ciências da Educação | Relatórios/Documentos de trabalho / Reports/Working papers
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Ciências da Educação | Relatórios/Documentos de trabalho / Reports/Working papers by Sustainable Development Goals (SDG) "04:Educação de Qualidade"
Now showing 1 - 10 of 23
Results Per Page
Sort Options
- Aprendizagem aberta e em rede em Design Educacional: meta-análise de referenciais no TEDE /UNIFESP e na WikipédiaPublication . Gamez, Luciano; Cardoso, Teresa Margarida LoureiroNeste relatório dá-se conta, sucintamente, do trabalho de investigação acolhido pela UID LE@D, Laboratório de Educação a Distância e Elearning e Departamento de Educação a Distância e Elearning (DEED) Universidade Aberta, ambas unidades daquela instituição de ensino superior, no âmbito do projeto de pós-doutoramento Aprendizagem aberta e em rede em Design Educacional: meta-análise de referenciais no TEDE /UNIFESP e na Wikipédia.
- Boost 4 Career: programa a distância de promoção da empregabilidade de estudantes do ensino superiorPublication . Monteiro, Sílvia; Seabra, Filipa; Almeida, Leandro S.; Santos, Sandra; Silva, Ana Daniela; Sampaio, CéliaO programa Boost for Career é um programa de intervenção a distância destinado à promoção dos recursos de carreira de estudantes do ensino superior. Registado no IGAC (Inspeção-Geral das Atividades Culturais - Direção de Serviços de Propriedade Intelectual), com o número: Registo de obra em co-autoria n.º 750/2023. Data de registo - 04/04/2023.
- Comunidades que cuidam: questionário a jovens. Açores, Portugal. RelatórioPublication . Henriques, Susana; Rabelo, RachelNo âmbito do projeto de investigação Frontline Politeia - Take prevention science training to the substance use and crime prevention frontline, cofinanciado pela Comissão Europeia , o CTCYS foi aplicado paralelamente nos países que já tinham essa prática e nos países onde foram diagnosticadas carências de dados sistematizados de suporte à decisão e à intervenção preventiva. Portugal integra-se neste segundo grupo de países onde o questionário foi aplicado com o objetivo de auxiliar no diagnóstico e apoiar a atuação nas comunidades selecionadas. O CTCYS foi originalmente concebido para ser aplicado a adolescentes e jovens com idades compreendidas entre os 11 e os 18 anos, permitindo, assim, a avaliação dos níveis de exposição aos fatores de risco e aos fatores de proteção em idades diferentes. Orientando, deste modo, as intervenções preventivas de modo adequado. Para aplicação do instrumento em Portugal, foi necessário realizar as etapas de tradução e adaptação do questionário. Começamos por realizar uma tradução especializada com adaptação cultural. Esta etapa foi validada através de um pré-teste cognitivo, que consistiu na validação por especialistas em focus group. Seguiu-se um pré-teste piloto do instrumento, validando também os procedimentos de aplicação em sala de aula. Daqui resultou a validação da confiabilidade do instrumento, da validade das escalas, bem como da adaptação cultural e de linguagem dos itens do questionário. No final de todo este processo, ficamos com a versão final para aplicação . Neste processo foi decidido aplicar o questionário online aos alunos a frequentar o terceiro ciclo do ensino básico e o ensino secundário. O questionário CTCYS foi aplicado na Região Autónoma dos Açores (RAA) aos alunos a frequentar entre o terceiro ciclo do ensino básico e o ensino secundário, no período compreendido entre março e maio de 2023. Daqui resultaram 1.218 respostas completas.
- Deliverable D2.1. Part 1: communication, dissemination, exploitation strategy (CDES). Part 2: communication activity report (CAR)Publication . Neves, Claudia; Culshaw, Suzanne; Woods, Philip; Reeves, Hannah; Smith, Karen; Ozols, Rolands; Petzold, Julia; Vola, Joonas; Aladrovic, Katarina
- Experiências e trajetórias dos mestres e doutores da Universidade Aberta (2011- 2020)Publication . Abrantes, Pedro; Carvalho, Alda; Silva, Ana Paula; Bäckström, Bárbara; Seabra, Filipa; Falé, Isabel; Jacquinet, Marc; Ramos, Maria do Rosário; Magano, OlgaO presente relatório apresenta os primeiros resultados do inquérito aos mestres e doutorados da Universidade Aberta, com base no questionário aplicado entre março e abril de 2023, abrangendo os diplomados do 2.º e 3.º ciclos, entre 2011 e 2020. Foram obtidas 431 respostas, de um universo de 1375 graduados, o que corresponde a 31% dos mestres e 44% dos doutorados. Desta forma, o Observatório dos Percursos Profissionais e de Vida dos Diplomados da Universidade Aberta alarga o seu campo de análise, até ao momento centrado nas experiências e trajetórias dos licenciados da instituição, acompanhando também a estratégia da instituição para ampliar e consolidar a sua oferta pedagógica ao nível dos mestrados e doutoramentos.
- Hybrid learning in the age of Generative AIPublication . Bidarra, José; Rocio, Vitor; Sousa, NunoUniversities must have the aspiration to become key institutions in this new era of Artificial Intelligence (AI), as generators of knowledge, science and research, promoting the democratisation of knowledge. Also, management in Higher Education must increase faculty readiness for e-learning changes, particularly since e-learning remains essential to maintaining curriculum delivery during emergencies and crises. To fully realize this vision, research should focus on optimal design features of learning processes, and find effective strategies to facilitate interaction and communication, to a large extent supported by generative AI tools (chatbots, virtual tutors, assistants). Furthermore, many recent studies and findings point towards the development of programmes that foster digital literacy and encourage inclusive lifelong learning to successfully navigate the complexities of the online world.
- Implementação de uma abordagem holística da aprendizagem ao longo da vida: centros comunitários de aprendizagem ao longo da vida enquanto porta de entrada de equipas de apoio multidisciplinaresPublication . Trindade, Anícia; Santos, Dora Cristina; Costa, Etelberto Lopes da; Cardoso, Teresa Margarida LoureiroEste documento tem como objetivo informar as instituições europeias, bem como os responsáveis e decisores políticos, relativamente às questões que se prendem com uma abordagem integrada e holística da aprendizagem ao longo da vida. Além disso, apresenta, de forma aprofundada, o contexto desta temática e partilha algumas recomendações sobre o modo como se podem implementar sistemas de aprendizagem ao longo da vida nos níveis local, regional e nacional. O documento visa igualmente reforçar a consciência relativamente aos principais assuntos em destaque e as práticas existentes, tendo em vista a tomada de decisões que se revelem necessárias ou a conclusão de projetos similares em curso. Neste sentido, o documento enquadra o contexto atual da aprendizagem na Europa, fornecendo alguns exemplos de desenvolvimentos recentes de serviços comunitários em educação.
- Narrativas da educação a distância em Portugal e no Brasil: meta-análise de sinopses de unidades curriculares da "Licenciatura em Educação" e da "Licenciatura em Pedagogia"Publication . Souza, Sandoval Antunes de; Cardoso, Teresa Margarida LoureiroNeste relatório dá-se sucintamente conta do trabalho de investigação realizado na Universidade Aberta, o qual foi acolhido pelo Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D), unidade 4372/FCT, e Departamento de Educação e Ensino a Distância (DEED), no âmbito do pós-doutoramento em Educação a Distância e Elearning, intitulado "Narrativas da Educação a Distância em Portugal e no Brasil: meta-análise de sinopses de unidades curricular da 'Licenciatura em Educação' e da 'Licenciatura em Pedagogia'".
- Percurso dos graduados do MSVP: para quê um Mestrado em Supervisão Pedagógica?: 2018-2022Publication . Seabra, Filipa; Mouraz, AnaO presente relatório decorre de uma iniciativa da Coordenação do Mestrado em Supervisão Pedagógica (MSVP), da Universidade Aberta, que pretendeu averiguar o percurso recente dos graduados do MSVP dos últimos 5 anos. Este questionário pretende mapear os efeitos da experiência de aprendizagem desenvolvidos no Mestrado em Supervisão Pedagógica, grau que foi adquirido na Universidade Aberta. O objetivo específico é o de identificar os efeitos que a obtenção desse grau teve nas carreiras profissionais e académicas dos seus graduados. Este objetivo enquadra-se na preocupação em conhecer os efeitos da formação que a Universidade Aberta disponibiliza, quer para perceber eventuais necessidades de reajustamento do Curso, e validar o perfil de formação oferecido, quer para desenhar formas mais apropriadas de aprofundar as relações com os ex-estudantes do MSVP. Para concretizar o objetivo referido organizou-se um pequeno online que foi disponibilizado aos destinatários durante cerca de dez dias no início de setembro de 2022. O questionário estava organizado em três blocos: o primeiro para caraterizar o perfil pessoal e profissional dos respondentes; o segundo para permitir que os graduados apreciassem o contributo da formação realizada na UAberta para o seu desenvolvimento profissional; o terceiro que aquilatava dos efeitos da capacitação profissional, permitida pelo MSVP, e respetivos efeitos na atividade profissional atual. O questionário perguntava, ainda, acerca da disponibilidade / interesse que os respondentes teriam em integrar um grupo de investigação (Comunidade de prática investigativa) associado ao domínio concetual da Supervisão Pedagógica, aspeto que não foi integrado no presente relatório. As respostas recebidas foram validadas e delas se fez um tratamento estatístico descritivo, com recurso ao programa SPSS.
- Percursos profissionais e de vida dos licenciados da UAbPublication . Abrantes, Pedro; Silva, Ana Paula; Bäckström, Bárbara; Neves, Claudia; Falé, Isabel; Jacquinet, Marc; Ramos, Maria do Rosário; Magano, Olga; Henriques, Susana
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »
