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- 10º problema de Hilbert para subanéis de QPublication . Raimundo, António Pedro da Silva; Edmundo, Mário Jorge; Mamino, MarceloNesta dissertação estudamos o artigo de Bjorn Poonen [Poo03b], Hilbert‘s tenth problem and Mazur‘s conjecture for large subrings of Q e investigamos computacionalmente os diversos conjuntos caracterizados no artigo. Começamos por introduzir a teoria referente às variedades algébricas e às curvas elípticas , conceitos necessários ao entendimento do artigo em estudo. No artigo de Poonen é demonstrada a inexistência dum algoritmo para decidir se equações polinomiais com coeficientes em certos subanéis de Q têm ou não solução nesses subanéis ou seja o 10o problema de Hilbert para esses anéis tem uma solução negativa. A ideia da prova é a partir duma curva elíptica construir um modelo diofantino do anel Z. Com esse fim, partindo duma curva elíptica estuda-se alguns conjuntos infinitos de números primos que são recursivos. Na parte prática da dissertação definimos alguns algoritmos e calculamos alguns elementos destes conjuntos.
- O 25 de Abril na literatura para crianças e jovensPublication . Figueiredo, Maria Augusta da Fonseca Pires; Bastos, GlóriaResumo - No contexto da literatura para crianças e jovens em Portugal, constatamos que existem várias obras que tomam como elemento temático a Revolução de Abril de 1974, contribuindo para a fixação, na memória, desse momento da nossa História colectiva. As primeiras edições surgem no final da década de setenta, mas a maior afluência dá-se nos anos 90, sobretudo em 1999, aquando da data comemorativa da Revolução. Desde então, têm aparecido novas publicações, destinadas a várias faixas etárias, que revisitam a Revolução de Abril e o tempo imediatamente anterior e posterior. O crescente investimento da Literatura, na partilha desses conhecimentos, retrata a preocupação cívica de vários autores, que continuam a empenhar-se na luta contra o esquecimento. Verificamos também que essa temática é abordada segundo várias perspectivas, possibilitando por vezes ao leitor uma reflexão e análise pessoais sobre os acontecimentos. No desenvolvimento do trabalho realizado, procurámos, após um breve enquadramento teórico, reflectir sobre as relações da História com a Literatura, mas, essencialmente, sobre a História na Literatura Infanto-Juvenil. Cientes de que todos os textos sobre esta temática contribuem para a construção de uma memória e identidade colectivas, ensaiámos uma leitura analítica de algumas obras, procurando compreender o que nelas há de mais marcante face à problemática que estudámos. Este estudo avança, também, com uma proposta de tipologia, tentando agrupar os vários livros segundo três categorias: “a História na ficção”, “a História ficcionada” e “livros predominantemente informativos”, realçando em cada uma delas o contributo que oferecem para a compreensão de um período ainda pouco conhecido e valorizado pelas nossas crianças e jovens
- O 3RD World Farmer como ferramenta promotora de competências geográficas no 9º anoPublication . Simões, Paula; Bidarra, JoséNuma sociedade em que a tecnologia toma a dianteira no desenvolvimento à escala global, a educação surge com uma necessidade premente de actualização estratégica e refletida de práticas conducentes a jovens em plena formação. Pela forma como os vídeo jogos se apresentam em termos de qualidade, potencial educativo e facilidade de utilização, eles devem ser pensados em termos de rentabilização na sala de aula. A Geografia atual, como disciplina charneira e transversal, encontra no final do 3º Ciclo do Ensino básico exigências ao nível das competências a serem atingidas pelos alunos, situação que, na maioria das atuais escolas não encontra terreno de ação viável. Foi no sentido de tentar dar um rumo diferente às possibilidades de atuação geográfica em espaço de sala de aula que surgiu este trabalho, um estudo de caso acerca do potencial de um jogo online, o 3RD World Farmer na consecução das competências geográficas ao nível de 9º ano. O estudo foi realizado com uma turma de 25 alunos de 9º ano e desenvolveu-se num processo cronológico de: (1) análise diagnóstica de competências; (2) implementação do jogo; (3) avaliação final. A investigação foi feita numa perspetiva essencialmente descritiva e interpretativa em que a observação ganhou uma posição relevante. Tendo em conta o desenvolvimento do trabalho, as observações conseguidas e os resultados encontrados com os inquéritos, questionários e entrevistas feitas, pretendeu-se verificar as possibilidades que o recurso referido apresentava ao nível da motivação e desenvolvimento de competências. Deste modo, concluiu-se que o recurso 3RD World Farmer motiva para a aprendizagem, permite o desenvolvimento de várias competências necessárias aos alunos de 9º ano na disciplina de Geografia, apesar de possuir algumas limitações que se podem facilmente contornar na forma como o recurso é aplicado junto dos alunos. In a society where technology plays an important role in global development, education emerges linked to an urgent need of strategic and thoughtful updating of practices directed to young people. Nowadays video games offer quality, educational potential and are easy to use, therefore they should be considered as an essential tool in the classroom. Modern Geography, as a transversal subject, finds new demands in what concerns the skills students should achieve at the end of the intermediate educational level and this doesn’t actually happen in the majority of schools. This work is an attempt to show different possibilities regarding Geography practices. A study based on the potential of the online game 3RD World Farmer and the development of geographical skills in the 9th Form. This study was developed in a 25 students 9th Form Class and followed a chronological process:1) diagnostic analysis ; 2) game implement; 3) final evaluation. The investigation followed an essentially descriptive and explanatory perspective, in which observation assumed a major role. All the results an explanations found through inquires, questionnaires and interviews intended to check the real possibilities of this resource, namely in what concerns motivation and skills development. As a conclusion it might be said that the 3RD World Farm motivates students and allows the development of different skills essential to the 9th Form Geography students, although it presents some limitations that can easily be overcome (in the way it is applied to the students) by adapting its implementation.
- A 9ª Sinfonia de Beethoven : um hino para a Europa (?)Publication . Praia, Bruno Filipe Dias Moedas; Avelar, MárioCantada em todo o mundo, a Ode à Alegria que conclui a 9ª Sinfonia de Ludwig van Beethoven, constitui um marco na civilização ocidental. Criada a partir de um poema de Friedrich von Schiller, louvando a humanidade reconciliada sob a alegria, esta ode teve um destino excecional. Em 1812, Beethoven decide compor uma 9ª Sinfonia em ré menor, resultando anos depois numa obra de um tipo radicalmente novo: uma sinfonia com coro e solistas. Nela encontramos tudo o que guiou o compositor: a fraternidade, o otimismo humanista e progressivo do Iluminismo e a exaltação romântica dos sentimentos heróicos. Desde a sua criação, a 9ª Sinfonia suscitou até aos nossos dias as mais variadas e distintas interpretações por parte de maestros e músicos. No entanto, apesar das opiniões - das mais elevadas às mais críticas – todas compartilham a visão de que haverá, nesta música, um certo ideal das relações entre os seres humanos, uma certa utopia. A Ode à Alegria é o hino oficial da União Europeia. A introdução instrumental deste movimento foi adotada em 1972 pelo Conselho da Europa como o hino da Europa e, em seguida, em 1985, como o hino oficial pelos Chefes de Estado e de Governo da União Europeia. Devido à sua conceção, é uma das composições mais brilhantes e impressionantes de Beethoven. Influenciou profundamente a história da música nos séculos XIX e XX, e não apenas o género sinfónico. A Ode à Alegria tornou-se um símbolo de paz entre as nações e os povos do mundo. A presente investigação tem como objetivo compreender se os cidadãos portugueses, enquanto cidadãos europeus também, conhecem a 9ª Sinfonia de Beethoven, o Hino à Alegria, também hino oficial da União Europeia. E ainda, se este hino europeu é um elemento musical que une todos os cidadãos da Europa. Para o efeito, optou-se por uma metodologia quantitativa baseada em inquérito por questionário, tendo sido realizados os inquéritos por questionário a uma amostra de 660 indivíduos. Após a aplicação dos inquéritos por questionário recorreu-se à abordagem da estatística descritiva (dedutiva) para análise dos dados. Os resultados revelam que a maioria dos participantes conhece a 9ª Sinfonia, o Hino à Alegria e o hino europeu. No entanto, as opiniões dividem-se no que respeita ao hino europeu ser um elemento musical de união entre os cidadãos europeus.
- A prática da Arte Xávega e os seus percursos de resistência entre a tradição e a modernidade : estudo de caso na Vila de Sesimbra e no MecoPublication . Gato, Anabela Carvalho Santos Neto; Alves, FátimaEm Portugal há poucos estudos sobre a Arte Xávega que enfatizem a sua multidimensionalidade na compreensão da experiência quotidiana dos pescadores que ainda a praticam e que desenham modos de vida mais ou menos próximos da natureza, onde as percepções e a forma como lidam com os recursos do mar ganham relevo para compreender as relações e interações que estruturam os seus saberes e os seus fazeres e enraízam identidades e percursos de resistência que se afirmam entre a tradição e a modernidade. Neste estudo de caso que desenvolvemos a partir das comunidades piscatórias de Sesimbra Vila e do Meco, a pertinência científica do estudo revela-se desde logo por se tratar de uma Arte de pesca secular que se encontra em risco de desaparecer e, com ela, as comunidades que em seu torno enraízam os seus saberes e a sua cultura. Inspirada no paradigma qualitativo, assente na observação participante e em 17 entrevistas semi-directivas, esta pesquisa centra-se na perspectiva dos sujeitos e nas suas vivências, de modo a conhecer “por dentro” estas comunidades e compreender o papel da Arte Xávega nas suas vidas bem como as racionalidades que sustentam a sua resistência. A diversidade e riqueza das suas narrativas permite identificar lógicas comunitárias (por oposição às lógicas do mercado e do estado) que persistem na prática da Arte Xávega e que não se enquadram nas prerrogativas do capitalismo, da competitividade e inovação, carecendo de uma abordagem holística que conjuge a proteção dos recursos e das comunidades que deles dependem, numa gestão integrada que considere a sua riqueza biológica, a antropização do litoral, a pressão sobre os recursos, os saberes e vivencias locais e as suas raízes históricas e identitárias que marcam a sua sobrevivência em pleno século XXI. Apesar de a arte xávega não configurar uma realidade homogénea nestas duas comunidades, historicamente ela foi entendida como uma pesca artesanal de sustento, uma forma de vida da qual dependiam famílias inteiras, sendo hoje percebida como uma atividade complementar e uma herança que importa preservar. A Arte Xávega, nestas comunidades, não é entendida como uma arte destruidora nem predatória e apesar de conhecerem a sua classificação como “envolvente-arrastante”, distinguem-na claramente do arrasto cuja ação consideram “agressiva, intrusiva e prejudicial”. Reconhecendo tratar-se de uma Arte de Pesca em franco declínio, afirmam o seu valor cultural e a necessidade de reapropriação do seu valor patrimonial e turístico para a manter, o que tem sido apoiado pelo poder local. Este trabalho reforça a necessidade de aprofundar o conhecimento dos modos de vida das comunidades onde ainda se pratica a Arte Xávega, de modo a informar uma política das pescas que atenda ao carácter social e cultural desta atividade e não apenas ao seu valor económico. Esse maior conhecimento permitirá criar condições para a preservação destes modos de vida tradicionais, mais próximos da natureza e das práticas ancestrais enquanto reguladoras dos ecossistemas.
- À sombra da velha Sé : o processo descritivo e a representação do real em O crime do Padre AmaroPublication . Gaspar, Isabel Maria Ferreira da Silva; Piedade, Ana NascimentoO estudo aqui empreendido constitui uma abordagem das categorias narrativas do espaço, tempo e personagens, bem como do tratamento a que são sujeitas, enquanto elementos representativos da realidade observada, no primeiro romance de Eça de Queirós. Partindo de uma reflexão acerca das estratégias e mecanismos técnico-discursivos por meio dos quais o escritor realista intenta expressar o real, estabelecem-se os processos adoptados por Eça de Queirós para traçar, n’ O Crime do Padre Amaro, uma recriação coerente e credível da realidade, suscitando no leitor a ilusão de que o ficcionado corresponde ao real. Ao longo do presente trabalho, é concedido privilégio à análise do protótipo textual descritivo, ainda que se atente também no modo como foram reequacionadas outras estratégias narratológicas seleccionadas por Eça de Queirós para conferir um efeito de verosimilhança a O Crime do Padre Amaro.
- O abandono escolar no 3º Ciclo de escolaridade do Agrupamento de Escolas da Zona Urbana da Figueira da Foz : medidas implementadas na sua prevenção nos últimos cinco anos : estudo de casoPublication . Matos, Adelino Mário Graça; Moreira, Darlinda
- Abordagem às boas práticas de consumo sustentável com alunos do 3º ciclo e suas famíliasPublication . Carvalheiro, Maria de Fátima Gonçalves; Caeiro, SandraO consumo desmesurado das últimas décadas é apontado como um dos principais fatores do aquecimento global. Para que haja hipóteses de reverter as suas consequências, ou pelo menos minimizá-las, torna-se imprescindível que sejam alterados os atuais hábitos de consumo. A fim de atingir esse objetivo, torna-se necessário envolver as empresas, instituições, assim como a sociedade em geral. É também crucial transmitir-lhes informações e dar-lhes conhecimentos, salientando o que devem fazer e as razões porque o devem fazer. No intuito de se poder contribuir para as alterações dos hábitos de consumo da população em geral, relativamente aos padrões atuais, nada melhor do que envolver e motivar os jovens para tentar corrigir esses comportamentos. É neste contexto que o consumo sustentável se tornou num tema incontornável que está cada vez mais presente nas preocupações de quem se dedica ao estudo do desenvolvimento sustentável. Assente nesses pressupostos, o objetivo deste trabalho foi desenvolver um projeto de “sensibilização para a diminuição de consumos excessivos”, com alunos do 3.º ciclo, no âmbito da Educação para a Sustentabilidade de uma escola no concelho de Palmela (Setúbal). Através de várias ações, tentou-se implementar e aprofundar com os alunos, a tomada de consciência sobre os consumos desmesurados dos dias de hoje. Conseguiu-se como resultado, promover o interesse e a vontade de desenvolver conhecimentos e competências necessárias à sua formação como cidadãos, capazes de participarem ativa e civicamente nas tomadas de decisão na vida pública. O projeto foi baseado numa metodologia investigação-ação que contemplou atividades realizadas pelos alunos, algumas das quais em conjunto com as respetivas famílias. Foi essencial para se aprofundarem conhecimentos de temas como a sustentabilidade, a economia circular, o desenvolvimento sustentável e a evolução do consumo; foi ainda possível desenvolverem capacidade de reflexão e de espírito crítico e também, as competências necessárias para agirem ativamente na redução dos consumos, adotando comportamentos de estilos de vida mais sustentáveis, através de escolhas mais conscientes. As propostas que os alunos fizeram para estilos de vida mais sustentáveis nas suas Famílias, na Escola e no Concelho, mostraram que não só estão disponíveis para reduzir consumos, mas também para serem cidadãos ativos nas ações comunitárias imprescindíveis às mudanças que urgem.
- Abordagem cognitiva do domínio da polissemia pelos alunos de português língua não materna : a construção do alcance semântico das palavrasPublication . Barbeiro, Célia Lavado Mendes Jorge Pereira; Batoréo, HannaO fenómeno recente da imigração em Portugal coloca à escola portuguesa o desafio de acolher e integrar os alunos migrantes. A sua presença na escola exige uma atenção especial na aquisição/aprendizagem do Português enquanto língua não materna ou língua segunda, por ser esta a língua veicular dos conhecimentos escolares e porque do seu domínio depende a plena integração dos alunos migrantes. O presente estudo pretende conhecer as competências manifestadas, no que respeita à aquisição do léxico e, especificamente, ao domínio da polissemia, por parte de um grupo de alunos eslavos, do 3.º ciclo do ensino básico, que frequenta escolas da região de Leiria, cujas línguas maternas são o Ucraniano e/ou o Russo. Pretendemos, também, conhecer dificuldades de aquisição da língua portuguesa pelos alunos em causa, a fim de fundamentar propostas didácticas que favoreçam essa aquisição. Para a caracterização do domínio lexical apresentado pelo grupo de alunos eslavos de Português Língua Não Materna (PLNM), foram aplicados um teste de vocabulário e um conjunto de testes de conhecimento polissémico, por nós especificamente elaborados para o efeito. Os resultados alcançados pelos alunos de PLNM foram confrontados com os dos alunos de Português Língua Materna (PLM). No que respeita aos resultados dos testes linguísticos, os alunos eslavos, em média, revelam um domínio de vocabulário em Português significativamente inferior ao do grupo de referência, independentemente do seu tempo de residência em Portugal. Os resultados dos testes de conhecimento polissémico aplicados mostram que os alunos de PLNM, de um modo geral, conhecem os significados prototípicos dos itens lexicais que integram o teste, bem como os significados cujo grau de saliência se situa num nível próximo da prototipicidade dos referidos itens. Verificou-se que as dificuldades reveladas pelos sujeitos eslavos no domínio lexical se devem, por um lado, ao desconhecimento de vocábulos de uso menos comum ou de baixa frequência e, por outro lado, à falta de capacidade de expressarem com precisão os significados solicitados. A partir do nosso estudo e tendo em vista a promoção da competência lexical, designadamente no que diz respeito ao domínio da polissemia, apresentamos algumas propostas de actividades pedagógicas e didácticas susceptíveis de serem desenvolvidas no âmbito do ensino-aprendizagem do Português Língua Não Materna.
- A abordagem das políticas educativas para a empregabilidadePublication . Bettencourt, Rui; Gaspar, IvoneO desemprego atrai enormes atenções e fortes preocupações levando a que a procura de estratégias pelo emprego, em particular na atual conjuntura, seja um desígnio central de qualquer projeto ou discurso político ou de sociedade. Esta investigação pretende, neste quadro, encontrar as ligações entre políticas educativas e empregabilidade e, mais genericamente, considera o impacto da educação no emprego. Vem na sequência da evolução do pensamento económico que visa privilegiar o investimento na educação para o desenvolvimento económico e que culmina com as teorias de desenvolvimento endógeno de economistas modernos como Philippe Aghion. O autor procura, através de uma análise sistémica do emprego, as ligações entre educação e empregabilidade, e analisa consequências do e no Currículo e da e na Supervisão Pedagógica. Os mecanismos de ligação entre a Educação e o Emprego consubstanciam-se em políticas educativas para a empregabilidade que poderíamos considerar como políticas de emprego de uma 3ª geração – após as políticas passivas de proteção no desemprego e as políticas ativas de fomento da economia - que se caracterizam por agir junto da empregabilidade das pessoas quer em antecipação do mercado de trabalho, – introduzindo a prospetiva estratégica - quer em retificação das necessidades da economia e visam agir sobre um leque alargado de intervenção. O estudo propõe, em particular, uma arquitetura de intervenção educativa num perímetro de atuação mais alargado do que para as políticas de emprego, pois incide sobre os estudantes, os jovens sem educação, formação ou emprego, os NEET’s (Not currently engaged in Employment, Education or Training) – para os quais a reposta é o grande desafio para as metas da Europa 2020 - os trabalhadores, os inativos e os desempregados, ou seja todos os que de uma maneira ou de outra, procuram maior empregabilidade.