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- Abordagem às boas práticas de consumo sustentável com alunos do 3º ciclo e suas famíliasPublication . Carvalheiro, Maria de Fátima Gonçalves; Caeiro, SandraO consumo desmesurado das últimas décadas é apontado como um dos principais fatores do aquecimento global. Para que haja hipóteses de reverter as suas consequências, ou pelo menos minimizá-las, torna-se imprescindível que sejam alterados os atuais hábitos de consumo. A fim de atingir esse objetivo, torna-se necessário envolver as empresas, instituições, assim como a sociedade em geral. É também crucial transmitir-lhes informações e dar-lhes conhecimentos, salientando o que devem fazer e as razões porque o devem fazer. No intuito de se poder contribuir para as alterações dos hábitos de consumo da população em geral, relativamente aos padrões atuais, nada melhor do que envolver e motivar os jovens para tentar corrigir esses comportamentos. É neste contexto que o consumo sustentável se tornou num tema incontornável que está cada vez mais presente nas preocupações de quem se dedica ao estudo do desenvolvimento sustentável. Assente nesses pressupostos, o objetivo deste trabalho foi desenvolver um projeto de “sensibilização para a diminuição de consumos excessivos”, com alunos do 3.º ciclo, no âmbito da Educação para a Sustentabilidade de uma escola no concelho de Palmela (Setúbal). Através de várias ações, tentou-se implementar e aprofundar com os alunos, a tomada de consciência sobre os consumos desmesurados dos dias de hoje. Conseguiu-se como resultado, promover o interesse e a vontade de desenvolver conhecimentos e competências necessárias à sua formação como cidadãos, capazes de participarem ativa e civicamente nas tomadas de decisão na vida pública. O projeto foi baseado numa metodologia investigação-ação que contemplou atividades realizadas pelos alunos, algumas das quais em conjunto com as respetivas famílias. Foi essencial para se aprofundarem conhecimentos de temas como a sustentabilidade, a economia circular, o desenvolvimento sustentável e a evolução do consumo; foi ainda possível desenvolverem capacidade de reflexão e de espírito crítico e também, as competências necessárias para agirem ativamente na redução dos consumos, adotando comportamentos de estilos de vida mais sustentáveis, através de escolhas mais conscientes. As propostas que os alunos fizeram para estilos de vida mais sustentáveis nas suas Famílias, na Escola e no Concelho, mostraram que não só estão disponíveis para reduzir consumos, mas também para serem cidadãos ativos nas ações comunitárias imprescindíveis às mudanças que urgem.