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- A 9ª Sinfonia de Beethoven : um hino para a Europa (?)Publication . Praia, Bruno Filipe Dias Moedas; Avelar, MárioCantada em todo o mundo, a Ode à Alegria que conclui a 9ª Sinfonia de Ludwig van Beethoven, constitui um marco na civilização ocidental. Criada a partir de um poema de Friedrich von Schiller, louvando a humanidade reconciliada sob a alegria, esta ode teve um destino excecional. Em 1812, Beethoven decide compor uma 9ª Sinfonia em ré menor, resultando anos depois numa obra de um tipo radicalmente novo: uma sinfonia com coro e solistas. Nela encontramos tudo o que guiou o compositor: a fraternidade, o otimismo humanista e progressivo do Iluminismo e a exaltação romântica dos sentimentos heróicos. Desde a sua criação, a 9ª Sinfonia suscitou até aos nossos dias as mais variadas e distintas interpretações por parte de maestros e músicos. No entanto, apesar das opiniões - das mais elevadas às mais críticas – todas compartilham a visão de que haverá, nesta música, um certo ideal das relações entre os seres humanos, uma certa utopia. A Ode à Alegria é o hino oficial da União Europeia. A introdução instrumental deste movimento foi adotada em 1972 pelo Conselho da Europa como o hino da Europa e, em seguida, em 1985, como o hino oficial pelos Chefes de Estado e de Governo da União Europeia. Devido à sua conceção, é uma das composições mais brilhantes e impressionantes de Beethoven. Influenciou profundamente a história da música nos séculos XIX e XX, e não apenas o género sinfónico. A Ode à Alegria tornou-se um símbolo de paz entre as nações e os povos do mundo. A presente investigação tem como objetivo compreender se os cidadãos portugueses, enquanto cidadãos europeus também, conhecem a 9ª Sinfonia de Beethoven, o Hino à Alegria, também hino oficial da União Europeia. E ainda, se este hino europeu é um elemento musical que une todos os cidadãos da Europa. Para o efeito, optou-se por uma metodologia quantitativa baseada em inquérito por questionário, tendo sido realizados os inquéritos por questionário a uma amostra de 660 indivíduos. Após a aplicação dos inquéritos por questionário recorreu-se à abordagem da estatística descritiva (dedutiva) para análise dos dados. Os resultados revelam que a maioria dos participantes conhece a 9ª Sinfonia, o Hino à Alegria e o hino europeu. No entanto, as opiniões dividem-se no que respeita ao hino europeu ser um elemento musical de união entre os cidadãos europeus.
- Explorando e-materiais na construção de um novo design da modaPublication . Penacho, Maria Teresa Saruga Barradas Casteleiro; Coelho, José; Tavares, Mirian NogueiraA Moda no século XXI, emerge sob uma nova forma de expressão e de comunicação resultante da interação entre o Design e a Tecnologia. Desta simbiose, surgem novos e fascinantes mundos visuais, onde o aleatório é trabalhado em analogias artísticas que trazem consigo dois conceitos, “Ser digital” e “Mobile”. Nas sociedades atuais, assiste-se à globalização da eletrónica portátil, aos avanços no campo da tecnologia de miniaturização sem fios e em rede e fomenta-se o uso diário de dispositivos eletrónicos portáteis. As possibilidades oferecidas por determinadas linguagens de programação, nomeadamente o Processing - e microprocessadores, como é exemplo o Arduíno, alteraram o papel e o trabalho do Designer de Moda colocando-o perante uma mudança de paradigma que vai levar a novos domínios da criação artística e à adoção de novos materiais e materialidades. A tese que aqui apresentamos teve como base esta realidade, reflete o nosso percurso de investigação que se objetivou na exploração das potencialidades criativas dos materiais com características computacionais - de controlo, de interação e de projeção gráfica e auditiva, hoje comummente designados por Tecnologia Wearable - quando aplicados ao Design da Moda.