Centro de Estudos Globais | Capítulos/artigos em livros internacionais / Book chapters/papers in international books
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Centro de Estudos Globais | Capítulos/artigos em livros internacionais / Book chapters/papers in international books by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Educação empreendedora e cidadania: o impacto dos congressos na consolidação do conhecimento e na criação de redes colaborativasPublication . Jardim, Jacinto; Jardim, Jacinto; Rodrigues, Eduardo VítorEste texto apresenta o livro "Educação Empreendedora e Cidadania" que oferece uma visão abrangente das principais áreas temáticas abordadas no congresso CiEECi 2022, tendo sido debatidas questões essenciais para a formação de uma cultura empreendedora humanista e uma nova economia. Os temas explorados incluem: empreendedorismo e ensino, globalização e direitos humanos, inovação social, marketing, neurociências, nova economia, saúde e bem-estar, tecnologias e ambientes virtuais, turismo, e empreendedorismo no feminino. São estas temáticas que compõem as diferentes partes deste documento resultante do congresso. Estas temáticas estão patentes nos objetivos que orientaram o congresso e, por extensão, a este livro, que são: disseminar práticas e projetos de educação empreendedora e cidadania, promovendo a criação de uma rede de colaboração entre investigadores, docentes e empreendedores que atuam no domínio da pedagogia empreendedora; partilhar evidências científicas e práticas eficazes, contribuindo para delinear procedimentos que favoreçam uma cultura empreendedora centrada no ser humano e promotora de uma economia mais inclusiva e sustentável.
- Impacto da educação empreendedora na capacitação para capitalizar oportunidades na era da interconetividadePublication . Jardim, Jacinto; Jardim, Jacinto; Rodrigues, Eduardo VítorO objetivo deste estudo consiste em demonstrar a eficácia da pedagogia empreendedora na preparação dos estudantes para um futuro incerto e interconectado. Com base numa revisão teórico-reflexiva, foram examinados vários estudos sobre a eficácia da pedagogia empreendedora na capacitação dos estudantes para fazer frente às transformações socioeconómicas emergentes na atualidade. Foram também analisados acordos globais que abordam o empreendedorismo na perspetiva dos jovens. Foi colocada a seguinte questão: em que medida a educação empreendedora contribui para os alunos aproveitarem as oportunidades do atual mercado interconectado e global? Os resultados demonstraram o potencial desta pedagogia para a inovação educacional, a capacitação dos jovens e a adaptação às mudanças rápidas e incertezas relativamente ao futuro. Também apontaram para a necessidade de superação das resistências culturais e ideológicas, de definição de políticas educativas que possibilitem a democratização da educação empreendedora. Com base na análise e discussão dos resultados foi elaborado um modelo pedagógico para capitalizar oportunidades, que integra os fundamentos, métodos, recursos e atividades específicos para a sua conceção teórica e implementação prática.