Centro de Estudos Globais | Capítulos/artigos em livros internacionais / Book chapters/papers in international books
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Centro de Estudos Globais | Capítulos/artigos em livros internacionais / Book chapters/papers in international books by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Assessing digital and Info-communication competencies in higher education: a blended approach for e-Learning environmentsPublication . Henriques, Susana; Correia, Joana Duarte ; Carvalho, João Vidal; Abreu, António; Silva, Manuel; Costa, Eusébio Ferreira da; Costa, José Alfredo Ferreira daIn an era increasingly shaped by information and communication technologies, assessing digital and info-communication competencies among students has become a focal point for academic and institutional initiatives. Various projects, both within and outside Academia, have sought to classify students’ competencies at different levels, often relying on standardized tests and self-assessment questionnaires. However, as technological advancements rapidly evolve, universities face mounting pressure to align educational strategies with high levels of digital and info-communication proficiency and with the competitive demands of the labor market. It is, therefore, important to study these assessment tools further. Blended assessment methods, combining practical tests with self-perception questionnaires, offer a more nuanced evaluation of students’ digital competencies. By integrating objective skills assessments with self-reported proficiency, this approach captures a broader spectrum of abilities, recognizing the influence of diverse teaching models, students’ academic backgrounds, prior digital exposure, and access to technological resources. This is particularly relevant in distance higher education, where continuous engagement in virtual learning environments provides ongoing opportunities for monitoring digital and info-communication competencies development. Despite growing academic interest in this field, empirical research on digital and info-communication competencies in Portuguese higher education, particularly in e-learning contexts, remains limited. This paper presents the development of a digital literacy test and a questionnaire designed to assess students’ digital and info-communication practices. These instruments were created as part of the ongoing research project Digital and Infocommunicational Competencies in Virtual Learning Environments: Practices in e-Learning Curricular Units in Portuguese Higher Education.
- Educação empreendedora e cidadania: o impacto dos congressos na consolidação do conhecimento e na criação de redes colaborativasPublication . Jardim, Jacinto; Jardim, Jacinto; Rodrigues, Eduardo VítorEste texto apresenta o livro "Educação Empreendedora e Cidadania" que oferece uma visão abrangente das principais áreas temáticas abordadas no congresso CiEECi 2022, tendo sido debatidas questões essenciais para a formação de uma cultura empreendedora humanista e uma nova economia. Os temas explorados incluem: empreendedorismo e ensino, globalização e direitos humanos, inovação social, marketing, neurociências, nova economia, saúde e bem-estar, tecnologias e ambientes virtuais, turismo, e empreendedorismo no feminino. São estas temáticas que compõem as diferentes partes deste documento resultante do congresso. Estas temáticas estão patentes nos objetivos que orientaram o congresso e, por extensão, a este livro, que são: disseminar práticas e projetos de educação empreendedora e cidadania, promovendo a criação de uma rede de colaboração entre investigadores, docentes e empreendedores que atuam no domínio da pedagogia empreendedora; partilhar evidências científicas e práticas eficazes, contribuindo para delinear procedimentos que favoreçam uma cultura empreendedora centrada no ser humano e promotora de uma economia mais inclusiva e sustentável.
- Impacto da educação empreendedora na capacitação para capitalizar oportunidades na era da interconetividadePublication . Jardim, Jacinto; Jardim, Jacinto; Rodrigues, Eduardo VítorO objetivo deste estudo consiste em demonstrar a eficácia da pedagogia empreendedora na preparação dos estudantes para um futuro incerto e interconectado. Com base numa revisão teórico-reflexiva, foram examinados vários estudos sobre a eficácia da pedagogia empreendedora na capacitação dos estudantes para fazer frente às transformações socioeconómicas emergentes na atualidade. Foram também analisados acordos globais que abordam o empreendedorismo na perspetiva dos jovens. Foi colocada a seguinte questão: em que medida a educação empreendedora contribui para os alunos aproveitarem as oportunidades do atual mercado interconectado e global? Os resultados demonstraram o potencial desta pedagogia para a inovação educacional, a capacitação dos jovens e a adaptação às mudanças rápidas e incertezas relativamente ao futuro. Também apontaram para a necessidade de superação das resistências culturais e ideológicas, de definição de políticas educativas que possibilitem a democratização da educação empreendedora. Com base na análise e discussão dos resultados foi elaborado um modelo pedagógico para capitalizar oportunidades, que integra os fundamentos, métodos, recursos e atividades específicos para a sua conceção teórica e implementação prática.
