Mestrado em Administração e Gestão Educacional | Master's Degree in Administration and Educational Management - MAGE
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- O absentismo docente na escola básica em Moçambique : um estudo de casoPublication . Nicolau, Domingos; Barreto, Maria AntóniaEste relatório de pesquisa é o produto duma investigação subordinada ao tema: “O absentismo docente na escola básica em Moçambique - um Estudo de Caso. Este estudo identifica as principais manifestações do absentismo docente na escola básica, fatores a ele relacionados, suas consequências bem como ações em curso pelas autoridades governamentais e seus parceiros para reduzir ao mínimo o impacto deste fenómeno. A pesquisa examina dados recolhidos através de entrevistas efetuadas aos senhores Diretor Provincial de Educação e Desenvolvimento Humano de Manica, Diretor Adjunto da Escola, Professores e o Pessoal não docente da Escola Primária do 1º e 2º Grau Josina Machel em Chimoio, e conclui que o nível de conhecimento acerca dos instrumentos que regulam o processo do absentismo docente em Moçambique, em geral é baixo, pelo que há necessidade dos professores se familiarizarem mais com estes instrumentos tão importantes para a sua vida profissional. O estudo revelou-nos que este fenómeno se comporta de três formas (absentismo total parcial, e virtual, sendo que este segundo, o mais frequente). Sobre as suas causas, elas são várias, desde as ligadas à gestão até às causas não dependentes exclusivamente das lideranças escolares. O estudo sugere ainda que é preciso reforçar a supervisão escolar a vários níveis, nomeadamente lideranças de âmbito central, intermédias e locais, incluindo o papel desempenhado pelos Conselhos de Escolas, através do acompanhamento a par e passo do trabalho desenvolvido pelos professores na sala de aula, daí que medidas urgentes devem ser equacionadas para que se possa melhorar o ambiente de trabalho dos professores na escola e por conseguinte o desempenho dos alunos. O estudo mostrou também, que o absentismo traz consigo consequências para todos atores educativos, sendo o aluno, ator que mais sobre recaem estas consequências. Por último, esta pesquisa mostrou -nos que os entrevistados estão conscientes de que o fenómeno do absentismo docente tem reflexo direto na qualidade de ensino e nos quadros que o País produz para o mercado de emprego. Contudo, já não se pode dizer o mesmo quanto as ações em mangas pelas autoridades educativas e seus parceiros para o combate deste fenómeno.
- Administração e gestão educacional prisional, pilar para reabilitação e reinserção na sociedade : estudo de casoPublication . Nascimento Júnior, João do; Seabra, FilipaO presente documento resulta do estudo de caso CEEBJA (Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos) Doutor Mário Faraco. A partir da investigação o objeto central desse trabalho é a Administração e Gestão Educacional em contexto prisional na cidade de Piraquara, Paraná, Brasil. Nesse contexto a problemática que envolve o tema é fundamentada na carência e absoluta necessidade de mais estudos no âmbito da educação prisional. Os principais objetivos do trabalho realizado são: analisar o contexto da educação prisional através de um estudo de caso e compreender a estrutura organizacional do sistema educativo prisional considerando a educação de adultos. A metodologia científica usada foi o Estudo de Caso exploratório usando como método de recolha de dados a entrevista semi-estruturada tendo como público alvo 10 colaboradores, sendo 1 vice diretora, 1 secretária, 1 pedagoga e 7 professores que fazem parte da organização e execução administrativa e pedagógica. Como resultados apresentamos as perspectivas dos entrevistados, os avanços e desafios que devem ser superados, bem como aspetos da realidade da educação em sistema prisional especificamente do estudo de caso investigado.
- Descentralização da educação o Concelho de Setúbal : o papel do Concelho Municipal de EducaçãoPublication . Bico, Jorge Miguel dos Santos; Neves, CláudiaO objetivo central da investigação que se apresenta, consiste no estudo do papel do Conselho Municipal de Educação de Setúbal, enquanto órgão de institucionalização da intervenção das comunidades educativas a nível concelhio. Esta temática tem tido grande importância no âmbito de uma maior valência, a descentralização da educação em Portugal que é atualmente tema das políticas governativas. O Decreto-Lei no7/2003 de 15 de janeiro assume particular importância na concretização das transferências de competências no âmbito da descentralização, uma vez que tem como objeto a regulação das competências, composição e funcionamento dos Conselhos Municipais de Educação, órgão essencial de institucionalização da intervenção das comunidades educativas a nível do concelho. Conhecer as práticas e verificar até que ponto a autarquia em estudo concretiza as competências concedidas pelo poder central é, aliás, uma das questões que será abordada ao longo da investigação. A partir da questão – Qual o papel do Conselho Municipal de Educação de Setúbal, na descentralização da educação do concelho? Pretende-se aferir e analisar não só́ a génese das políticas educativas formuladas por esse órgão, como também o contributo dado por cada parceiro educativo local em termos de concretização e implementação dessas políticas. O autor está consciente das dificuldades inerentes a este tipo de investigação, nomeadamente a morosidade em obter, recolher e reunir as informações que se pretende analisar, considera que este estudo colocará em destaque o funcionamento dos Conselho Municipal de Educação do Concelho de Setúbal, servindo como órgão de reflexão para a autarquia envolvida no estudo e para os membros que integram este órgão. No que concerne à estrutura formal do presente trabalho, destacam-se duas partes. Na primeira parte, dedicada ao enquadramento teórico, sendo apresentada a informação que considera pertinente para a clarificação de conceitos, os quadros teóricos e a problemática sobre a qual incide a parte prática. Na segunda parte, para além da identificação da metodologia de investigação utilizada, onde vai ser desenvolvido o estudo de caso, procurar-se-á́ analisar e descrever os processos organizacionais do Conselho Municipal de Educação e a forma como foram encaradas as competências que os diplomas legais, conferiram a este órgão, nomeadamente a sua intervenção ao nível das políticas educativas locais. Na parte final deste trabalho, apresentam-se algumas conclusões que o autor retira deste estudo e que permitem dar resposta às questões que desencadearam a realização deste estudo de caso.
- Diversidade cultural no ensino médio: um estudo em uma unidade do Instituto Federal de RondôniaPublication . Anjos, Márcia Martins de Sousa dos; Moreira, DarlindaDe acordo com alguns estudiosos, o respeito pelas diversidades culturais nas escolas ainda não é algo de que possamos nos orgulhar. O cotidiano da maioria das escolas tem sido palco de várias situações em que o conceito à diversidade é algo que sempre nos causa algum tipo de preocupação. A escola nem sempre tem sido um exemplo de respeito, de boas relações e de espaço que aproveite a diversidade cultural como algo que possa potencializar a aprendizagem entre os alunos. Sendo assim, a presente pesquisa buscou, ao longo da sua realização, compreender como os gestores, professores e outros profissionais lidam com as diferenças culturais de cada aluno que vem conviver com colegas de outros espaços e de localidades diferentes. Buscou-se, ainda, compreender se essas diferenças atrapalham ou contribuem para a aprendizagem das relações interpessoais e para o crescimento pessoal e acadêmico desses alunos. Sendo assim, ao longo da pesquisa, buscou-se alcançar o seguinte objetivo: Compreender como a equipe gestora, professores e profissionais de uma unidade do Instituto Federal de Rondônia lida com os desafios que se colocam diante das diversidades culturais dos seus alunos. Como percurso metodológico, realizou-se uma pesquisa amparada pela abordagem qualitativa, tendo como instrumentos de coleta e produção de dados a entrevista e a pesquisa documental. Para a análise dos dados, foi feita a escolha de organização dos dados coletados em eixos temáticos sendo: Eixo temático 1- Diversidades culturais; Eixo temático 2- Ingresso no Instituto Federal de Rondônia; Eixo temático 3- Hábitos e Culturas; Eixo temático 4- Estratégias. Ao analisar os resultados da pesquisa, posso dizer que os professores precisam ainda usar várias estratégias para que a diversidade cultural seja, de alguma forma, bem aceita e que ela possa contribuir como aprendizagem para os alunos. Como resultado desta investigação, foi possível perceber que, mesmo os educadores trabalhando sobre diversidades culturais, ainda existem algumas dificuldades a serem compreendidas e trabalhadas para que se torne uma forma de partilha entre os alunos e não um modo de exclusão ou individualização em sala de aula, principalmente tratando-se de alunos residentes no Instituto Federal de Rondônia.
- Expetativas dos pais e encarregados de educação dos alunos que frequentam o ensino primário num colégio em AngolaPublication . Martins, Tânia Nicola dos Reis Canuto; Barreto, Maria AntóniaA presente investigação incide sobre um trabalho de fim de tese de Mestrado em Administração e Gestão Educacional da Universidade Aberta de Portugal. Apresentam-se as expetativas dos Pais e Encarregados de Educação dos alunos que frequentam o En-sino Primário num Colégio da cidade do Lubango, na província da Huila, em Angola. A dissertação foi estruturada em duas partes, na primeira parte efetuou-se o enqua-dramento teórico com base em documentos, textos e livros publicados; a segunda parte constitui a parte empírica, com a metodologia, apresentação, analise e comentário de da-dos e finalmente as conclusões. A metodologia delineada para este trabalho foi o método de investigação quantita-tivo. Esta dissertação apresenta como pergunta de partida: “Quais são às expetativas dos Pais e Encarregados de Educação dos alunos que frequentam o Ensino Primário num co-légio em Angola em relação à organização a escolar? Queríamos compreender como é que a instituição responde às diferentes necessidades dos alunos e dos seus encarregados de educação. Como técnica de recolha dos dados recorreu-se a questionários, dos quais fizemos posteriormente a sua análise, de forma a tentar perceber o que os pais esperam do colégio e dar resposta às necessidades concretas dos alunos. Questionou-se o grau de satisfação e insatisfação dos Pais e Encarregados de Edu-cação em relação ao processo de ensino e aprendizagem dos seus educandos em múltiplos aspetos. A análise dos dados permitiu concluir que apesar de existirem aspetos que os satisfazem existem outros que os preocupam, e em alguns aspetos as respostas são pouco claras. Com estes resultados sugere-se que, o órgão de gestão escolar do topo, na figura do Diretor, desenvolva ações que garantam o desenvolvimento da escola, com vista à quali-dade do sucesso educativo dos alunos que a frequentam, elevando o grau de satisfação dos encarregados de educação.
- Gestão da cidadania e da democracia, escola do legislativoPublication . Finoto, Denise; Moreira, DarlindaA modernização e suas expressões trazem elementos de rápidas transformações que influenciam toda a sociedade e também a suas organizações. Há várias décadas que no Brasil se tenta entregar aos jovens uma educação direcionada à construção da cidadania, sobretudo nas escolas formais; meta educacional que, contudo, não atingiu as estruturas visadas e os resultados esperados. Fatos políticos levaram gerações à censura ao espírito crítico, ao silenciamento diante das bases democráticas. Circunstâncias que posicionaram nossos jovens à margem da cidadania, fazendo com que acreditassem que o consumismo e a vida societária de possessividade fossem mais importantes que a política e a democracia. Por conseguinte, a área política sofreu paulatina degeneração até à crítica realidade atual, que beira a quase alienação. Assim, o trabalho em prol do desenvolvimento de habilidades relativas à gestão cidadã e democrática exigiu a necessidade de elaboração de projetos voltados ao fortalecimento da democracia e assim nasceu a Escola do Legislativo, em que se oportuniza o ensino fora dos espaços escolares e se desenvolvem os ideais da educação para a democracia. As atividades da Escola do Legislativo procuram sensibilizar os jovens em relação às práticas políticas e legislativas. Nessa, os jovens têm a oportunidade de compreender a importância da vida democrática, da aceitação de conflitos, da busca dialógica da negociação e do consenso comum. Consequentemente, consolidam-se os ideais de que a ética, a transparência e a cidadania podem sim ser praticadas pelas futuras gerações, que podem e devem destruir toda a forma de autoritarismo e ajudar a construir uma vida democrática.
- O impacto organizacional das tutorias individuais : análise das percepções dos atores educativos : o caso da Escola Europeia de AlicantePublication . Pita, Tiago Nuno Gonçalves; Neves, CláudiaO sistema das Escolas Europeias existe desde 1953 com o objetivo primordial de providenciar uma educação multicultural e multilinguística baseada em valores de respeito e aceitação da diferença e diálogo entre culturas. Não obstante apresentar valores altos de promoção (98%), existem alunos com dificuldades académicas, sociais, individuais e de adaptação ao sistema educativo. A literatura apresenta as tutorias individuais como uma medida eficaz e eficiente para mitigar esses problemas. O presente trabalho pretende conhecer a realidade de uma Escola Europeia e as possibilidades de implementação das tutorias, do ponto de vista organizacional, pedagógico e de aprendizagem. Para tal, foram realizadas entrevistas semiestruturadas à comunidade escolar e a análise documental de boletins escolares. Os resultados apontam para uma aceitação unânime da medida e a eficácia esperada pela mesma sendo, no entanto, necessárias algumas alterações organizacionais.
- Liderança dos coordenadores de cursos do ensino médio técnico-profissional : estudo de caso no município de Malanje/AngolaPublication . Caculama, Afonso Vunge; Barreto, Maria AntóniaO trabalho, que seguidamente se apresenta, pretende constituir um contributo para a compreensão da liderança dos coordenadores de cursos no ensino médio técnico- profissional no município de Malanje/Angola. Assim, constitui objetivo principal deste estudo caracterizar as funções, ações e indicadores de liderança dos coordenadores de cursos das escolas do 2º ciclo de ensino médio técnico-profissional no município de Malanje-Angola. Este trabalho é um estudo de caso, descritivo, transversal com abordagem qualitativa e quantitativa. A população alvo é constituída pelos diretores, coordenadores e docentes das Escolas de Formação de Professores e Escola de Formação de Técnicos de Saúde no Município de Malanje, no ano letivo 2015/2016. O plano seguido para a realização deste estudo de caso, e de acordo com os objetivos definidos, passou pela elaboração de um enquadramento teórico onde se procura entender teoricamente, com o auxílio bibliográfico, a problemática proposta. Optámos por elaborar, como processo de recolha de dados, entrevistas semi- estruturadas e inquéritos por questionário. Sendo que as entrevistas foram dirigidas a dois coordenadores e dois diretores das escolas e os questionários foram dirigidos a 20 professores. Os questionários foram constituídos por questões fechadas e garantindo o anonimato. Depois de tratados e analisados os dados recolhidos, foi possível chegar algumas conclusões, sobre um conjunto de práticas e modos de exercer a liderança intermédia nas estruturas de coordenação educativa, que têm uma influência no trabalho dos professores e, consequentemente na melhoria da aprendizagem dos estudantes no ensino médio técnico-profissional no Município de Malanje-Angola.
- As lideranças intermédias na Escola Portuguesa de Díli : inovação e desafiosPublication . Silva, Filipe Martins daA pesquisa da presente dissertação teve como objeto de investigação a Escola Portuguesa de Díli, em Timor-Leste, no âmbito do Mestrado em Administração e Gestão Educacional. Nela se aborda a relação entre a liderança e a inovação de práticas letivas centrada no papel das estruturas intermédias, nomeadamente no cargo de Coordenador de Departamento Curricular. A liderança e a inovação são dois conceitos que têm vindo a despertar muito interesse junto dos investigadores, uma vez que estes conceitos estão associados à eficácia e ao sucesso de qualquer organização, incluindo a escola. Em Portugal, as alterações legislativas realizadas, ao longo das últimas três décadas, têm concedido uma progressiva autonomia e um maior destaque à liderança nas escolas, nomeadamente às lideranças intermédias. Reconhece-se que a sua ação é fundamental para fomentar a descentralização de poder dentro da própria escola, garantir o bom funcionamento da organização e assegurar o sucesso do processo ensino e aprendizagem. A nível das lideranças intermédias, o nosso estudo centrou-se nos departamentos curriculares da Escola Portuguesa de Díli, que, pela sua natureza, configuram um mecanismo de promoção de ações colaborativas e reflexivas entre os professores dinamizadas e geridas por um coordenador. Neste sentido, com o intuito de compreender qual o papel das lideranças intermédias na inovação e alteração de práticas docentes, entrevistámos o Diretor, os Coordenadores dos Departamentos Curriculares e aplicámos um inquérito por questionário aos docentes. A análise dos dados recolhidos evidencia que os Coordenadores de Departamento desempenham as suas funções de forma competente e profissional, contribuindo para o bom funcionamento da escola e para a construção e implementação do Projeto Educativo, e sugere que o seu papel, na inovação de práticas letivas, não é relevante. Esta nossa investigação pretende ser um contributo para uma reflexão em torno das estratégias e ações a adotar pela Escola Portuguesa de Díli, no âmbito das lideranças intermédias, com o objetivo de melhorar a intervenção destas na área da inovação de práticas letivas.
- Liderar um projeto pedagógico, em contexto de mudança : um estudo de caso no CED Nossa Senhora da Conceição da Casa Pia de LisboaPublication . Ramos, Carla de Mendonça e Silva; Neves, CláudiaMuito se fala da necessidade de construção de percursos educativos inclusivos, transformando a escola numa escola para todos e tornando a igualdade de oportunidades uma realidade. A diversidade de alunos existente nas nossas escolas contribui para a emergência de se criarem modelos educativos inclusivos, valorizando a individualidade. A Casa Pia de Lisboa propôs-se criar e implementar um novo modelo pedagógico, promotor de percursos inclusivos diferenciados, aplicando metodologias ativas de aprendizagem, em que os alunos aprendem de forma autónoma e solidária, através da construção de projetos e outras ações que, face aos contextos, proporcionam atitudes reflexivas. Neste trabalho pretende-se realizar um estudo de caso, analisando todo o processo organizacional e pedagógico que envolveu a implementação deste modelo, nomeadamente no Centro de Educação e Desenvolvimento Nossa Senhora da Conceição.