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- As lideranças intermédias na Escola Portuguesa de Díli : inovação e desafiosPublication . Silva, Filipe Martins daA pesquisa da presente dissertação teve como objeto de investigação a Escola Portuguesa de Díli, em Timor-Leste, no âmbito do Mestrado em Administração e Gestão Educacional. Nela se aborda a relação entre a liderança e a inovação de práticas letivas centrada no papel das estruturas intermédias, nomeadamente no cargo de Coordenador de Departamento Curricular. A liderança e a inovação são dois conceitos que têm vindo a despertar muito interesse junto dos investigadores, uma vez que estes conceitos estão associados à eficácia e ao sucesso de qualquer organização, incluindo a escola. Em Portugal, as alterações legislativas realizadas, ao longo das últimas três décadas, têm concedido uma progressiva autonomia e um maior destaque à liderança nas escolas, nomeadamente às lideranças intermédias. Reconhece-se que a sua ação é fundamental para fomentar a descentralização de poder dentro da própria escola, garantir o bom funcionamento da organização e assegurar o sucesso do processo ensino e aprendizagem. A nível das lideranças intermédias, o nosso estudo centrou-se nos departamentos curriculares da Escola Portuguesa de Díli, que, pela sua natureza, configuram um mecanismo de promoção de ações colaborativas e reflexivas entre os professores dinamizadas e geridas por um coordenador. Neste sentido, com o intuito de compreender qual o papel das lideranças intermédias na inovação e alteração de práticas docentes, entrevistámos o Diretor, os Coordenadores dos Departamentos Curriculares e aplicámos um inquérito por questionário aos docentes. A análise dos dados recolhidos evidencia que os Coordenadores de Departamento desempenham as suas funções de forma competente e profissional, contribuindo para o bom funcionamento da escola e para a construção e implementação do Projeto Educativo, e sugere que o seu papel, na inovação de práticas letivas, não é relevante. Esta nossa investigação pretende ser um contributo para uma reflexão em torno das estratégias e ações a adotar pela Escola Portuguesa de Díli, no âmbito das lideranças intermédias, com o objetivo de melhorar a intervenção destas na área da inovação de práticas letivas.