Browsing by Issue Date, starting with "2018-11-08"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Emissão Nº 149Publication . Universidade Aberta; Guerreiro, Maria João; Arieira, RuiEntrevista a Eloy Rodrigues, diretor dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho e presidente da Confederation of Open Access Repositories (COAR), com realce para Acesso Aberto, Ciência Aberta e Repositórios Científicos de Acesso Aberto em Portugal. Fugas: Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA). Ana Kol, conservadora do MNAA, fala da nova Galeria da Coleção de Têxteis e da exposição temporária “Os Paramentos Litúrgicos”, do Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA). Notícias: Exposição “Padre Manuel Antunes, sj: Pedagogo da Democracia (1918-1985) ”, no átrio da Universidade Aberta, Palácio Ceia, em Lisboa. Mostra itinerante, em 12 painéis, sobre a vida e a obra do professor jesuíta da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, no âmbito das comemorações do Centenário de Nascimento do Padre Manuel Antunes; Semana Internacional de Acesso Aberto: “Investigação e Ciência na Universidade Aberta: da visão à ação”, na Universidade Aberta, em Lisboa, dias 22 e 23 de outubro de 2018. No evento, organizado no âmbito das comemorações dos 30 anos da Universidade Aberta, teve lugar a apresentação do e-book “Acesso Aberto: da visão à ação. Contextos, cenários e práticas”, comemorativo do 10.º aniversário do Repositório Institucional da Universidade Aberta (Repositório Aberto); Aula Aberta: A Universidade Aberta disponibiliza em acesso aberto, e de forma inteiramente gratuita, temas e recursos para uma experiência de aprendizagem online.
- A importância da supervisão pedagógica no desenvolvimento profissional dos professores: estudo num Liceu de Cabo VerdePublication . N'Ghabo, Jorge Bleban; Henriques, SusanaEsta dissertação consiste numa procura de repostas para as perguntas que se colocam no âmbito do tema. “A importância da Supervisão pedagógica no desenvolvimento profissional dos professores”. Um tema muito importante porque quanto melhor entendimento possuírem os professores sobre o papel da supervisão e dos supervisores melhor será o seu relacionamento com o supervisor em benefício da educação e do processo de ensino e aprendizagem, dos alunos e da Educação em geral. O estudo pretendeu descobrir os conhecimentos que os professores têm sobre a importância da supervisão na sua formação contínua e no seu desenvolvimento pessoal e profissional e também desmistificar a ideia que se tem do supervisor e das suas funções. O estudo decorreu no Liceu Amílcar Cabral e foi realizado por meio de um questionário aplicado a alguns professores do referido Liceu. Os resultados obtidos permitiram chegar a conclusão de que os professores têm uma noção clara do que é a supervisão pedagógica e da sua importância na sua formação e no seu desenvolvimento pessoal e profissional mesmo sendo um termo recente no nosso convívio.
- Recursos educacionais abertos : inovação na produção de materiais didáticos dos professores do ensino médioPublication . Mazzardo, Mara Denize; Nobre, Ana; Mallmann, Elena MariaAs novas concepções para produção que os Recursos Educacionais Abertos (REA) possibilitam, a necessidade de formação sobre os REA, o interesse dos professores em diversificar e melhorar os materiais didáticos motivaram o desenvolvimento desta pesquisa. Nesse contexto, foi definida a questão de pesquisa: em que medida os Recursos Educacionais Abertos geram inovação nos materiais didáticos organizados e produzidos pelos professores do Ensino Médio? A formação sobre REA, para um grupo de professores do Ensino Médio do Rio Grande do Sul, foi desenvolvida por intermédio de um Small Open Online Course (SOOC), denominado “REA: Educação para o Futuro”. Além dos conhecimentos sobre REA, o curso teve por objetivos melhorar a fluência tecnológico-pedagógica e fomentar a integração de REA nas práticas didáticas dos professores. Os procedimentos metodológicos foram baseados no Design-Based Research (DBR). A obtenção de dados ocorreu por meio da avaliação dos ciclos iterativos, com questionários, acompanhamento e análise das atividades realizadas pelos professores em duas edições do SOOC. Após a organização dos dados, realizamos análise de conteúdo e a triangulação dos dados. Os resultados da pesquisa apontam os seguintes aspectos: design e implementação do SOOC sobre REA, com proposta de formação desenvolvida na perspectiva da autoria e do compartilhamento e não somente na perspectiva de usuários de recursos disponíveis na Rede; seleção, adaptação, produção e compartilhamento de REA, realizados pelos professores; as dificuldades enfrentadas pelos professores para identificar, adaptar e produzir REA como a falta de conhecimentos sobre os direitos autorais, sobre as licenças abertas, a falta de fluência tecnológico-pedagógica e a demanda de tempo. Assim, a produção de material didático aberto, possibilitada pelo reúso, pela adaptação e/ou remix de recursos existentes e pela produção de REA originais, ocorre pela compreensão da abertura legal e técnica dos recursos e das limitações do copyright. Conclui-se, portanto, que os REA geram inovação disruptiva, pois modificam as concepções de produção e de compartilhamento dos materiais didáticos pelos professores no Ensino Médio.
- Diversidade cultural no ensino médio: um estudo em uma unidade do Instituto Federal de RondôniaPublication . Anjos, Márcia Martins de Sousa dos; Moreira, DarlindaDe acordo com alguns estudiosos, o respeito pelas diversidades culturais nas escolas ainda não é algo de que possamos nos orgulhar. O cotidiano da maioria das escolas tem sido palco de várias situações em que o conceito à diversidade é algo que sempre nos causa algum tipo de preocupação. A escola nem sempre tem sido um exemplo de respeito, de boas relações e de espaço que aproveite a diversidade cultural como algo que possa potencializar a aprendizagem entre os alunos. Sendo assim, a presente pesquisa buscou, ao longo da sua realização, compreender como os gestores, professores e outros profissionais lidam com as diferenças culturais de cada aluno que vem conviver com colegas de outros espaços e de localidades diferentes. Buscou-se, ainda, compreender se essas diferenças atrapalham ou contribuem para a aprendizagem das relações interpessoais e para o crescimento pessoal e acadêmico desses alunos. Sendo assim, ao longo da pesquisa, buscou-se alcançar o seguinte objetivo: Compreender como a equipe gestora, professores e profissionais de uma unidade do Instituto Federal de Rondônia lida com os desafios que se colocam diante das diversidades culturais dos seus alunos. Como percurso metodológico, realizou-se uma pesquisa amparada pela abordagem qualitativa, tendo como instrumentos de coleta e produção de dados a entrevista e a pesquisa documental. Para a análise dos dados, foi feita a escolha de organização dos dados coletados em eixos temáticos sendo: Eixo temático 1- Diversidades culturais; Eixo temático 2- Ingresso no Instituto Federal de Rondônia; Eixo temático 3- Hábitos e Culturas; Eixo temático 4- Estratégias. Ao analisar os resultados da pesquisa, posso dizer que os professores precisam ainda usar várias estratégias para que a diversidade cultural seja, de alguma forma, bem aceita e que ela possa contribuir como aprendizagem para os alunos. Como resultado desta investigação, foi possível perceber que, mesmo os educadores trabalhando sobre diversidades culturais, ainda existem algumas dificuldades a serem compreendidas e trabalhadas para que se torne uma forma de partilha entre os alunos e não um modo de exclusão ou individualização em sala de aula, principalmente tratando-se de alunos residentes no Instituto Federal de Rondônia.