Browsing by Issue Date, starting with "2018-05-14"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O impacto organizacional das tutorias individuais : análise das percepções dos atores educativos : o caso da Escola Europeia de AlicantePublication . Pita, Tiago Nuno Gonçalves; Neves, CláudiaO sistema das Escolas Europeias existe desde 1953 com o objetivo primordial de providenciar uma educação multicultural e multilinguística baseada em valores de respeito e aceitação da diferença e diálogo entre culturas. Não obstante apresentar valores altos de promoção (98%), existem alunos com dificuldades académicas, sociais, individuais e de adaptação ao sistema educativo. A literatura apresenta as tutorias individuais como uma medida eficaz e eficiente para mitigar esses problemas. O presente trabalho pretende conhecer a realidade de uma Escola Europeia e as possibilidades de implementação das tutorias, do ponto de vista organizacional, pedagógico e de aprendizagem. Para tal, foram realizadas entrevistas semiestruturadas à comunidade escolar e a análise documental de boletins escolares. Os resultados apontam para uma aceitação unânime da medida e a eficácia esperada pela mesma sendo, no entanto, necessárias algumas alterações organizacionais.