Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O impacto organizacional das tutorias individuais : análise das percepções dos atores educativos : o caso da Escola Europeia de Alicante

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
TMAGE_TiagoPita.pdf1.78 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O sistema das Escolas Europeias existe desde 1953 com o objetivo primordial de providenciar uma educação multicultural e multilinguística baseada em valores de respeito e aceitação da diferença e diálogo entre culturas. Não obstante apresentar valores altos de promoção (98%), existem alunos com dificuldades académicas, sociais, individuais e de adaptação ao sistema educativo. A literatura apresenta as tutorias individuais como uma medida eficaz e eficiente para mitigar esses problemas. O presente trabalho pretende conhecer a realidade de uma Escola Europeia e as possibilidades de implementação das tutorias, do ponto de vista organizacional, pedagógico e de aprendizagem. Para tal, foram realizadas entrevistas semiestruturadas à comunidade escolar e a análise documental de boletins escolares. Os resultados apontam para uma aceitação unânime da medida e a eficácia esperada pela mesma sendo, no entanto, necessárias algumas alterações organizacionais.
The European School system exists since 1953 with the main objective to promote a multicultural and multilingual education based on values of respect and acceptance of the difference and dialogue between cultures. Despite registering high values of promotion (98%), there are pupils with academic, social, individual and adjustment to the educational system difficulties. The literature presents the individual tutorial support as an efficient and effective solution to reduce the impact of these problems. This assignment aims to be familiar with the reality of an European School and the possibilities to implement the individual tutorial support from the organizational, pedagogical and learning point of view. For that effect, some semi-structured interviews to the stakeholders were held and documental analysis to school reports. The results show an unanimous acceptance to the tutorial support and its efficiency, but some organizational changes are required.

Description

Keywords

Escola europeia Tutoring Apoio educativo Impacto organizacional Educação multicultural Estudo de casos Alicante Espanha Tutorial support Organizational impact European schools

Citation

Pita, Tiago Nuno Gonçalves - O impacto organizacional das tutorias individuais [Em linha]: análise das percepções dos atores educativos : o caso da Escola Europeia de Alicante. Alicante: [s.n.], 2017. 145 p.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue