Repository logo
 
Publication

O impacto organizacional das tutorias individuais : análise das percepções dos atores educativos : o caso da Escola Europeia de Alicante

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorNeves, Cláudia
dc.contributor.authorPita, Tiago Nuno Gonçalves
dc.date.accessioned2018-06-19T11:39:28Z
dc.date.available2018-06-19T11:39:28Z
dc.date.issued2018-05-14
dc.date.submitted2018-06-19
dc.description.abstractO sistema das Escolas Europeias existe desde 1953 com o objetivo primordial de providenciar uma educação multicultural e multilinguística baseada em valores de respeito e aceitação da diferença e diálogo entre culturas. Não obstante apresentar valores altos de promoção (98%), existem alunos com dificuldades académicas, sociais, individuais e de adaptação ao sistema educativo. A literatura apresenta as tutorias individuais como uma medida eficaz e eficiente para mitigar esses problemas. O presente trabalho pretende conhecer a realidade de uma Escola Europeia e as possibilidades de implementação das tutorias, do ponto de vista organizacional, pedagógico e de aprendizagem. Para tal, foram realizadas entrevistas semiestruturadas à comunidade escolar e a análise documental de boletins escolares. Os resultados apontam para uma aceitação unânime da medida e a eficácia esperada pela mesma sendo, no entanto, necessárias algumas alterações organizacionais.pt_PT
dc.description.abstractThe European School system exists since 1953 with the main objective to promote a multicultural and multilingual education based on values of respect and acceptance of the difference and dialogue between cultures. Despite registering high values of promotion (98%), there are pupils with academic, social, individual and adjustment to the educational system difficulties. The literature presents the individual tutorial support as an efficient and effective solution to reduce the impact of these problems. This assignment aims to be familiar with the reality of an European School and the possibilities to implement the individual tutorial support from the organizational, pedagogical and learning point of view. For that effect, some semi-structured interviews to the stakeholders were held and documental analysis to school reports. The results show an unanimous acceptance to the tutorial support and its efficiency, but some organizational changes are required.pt_PT
dc.identifier.citationPita, Tiago Nuno Gonçalves - O impacto organizacional das tutorias individuais [Em linha]: análise das percepções dos atores educativos : o caso da Escola Europeia de Alicante. Alicante: [s.n.], 2017. 145 p.
dc.identifier.tid201948540
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/7360
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEscola europeiapt_PT
dc.subjectTutoringpt_PT
dc.subjectApoio educativopt_PT
dc.subjectImpacto organizacionalpt_PT
dc.subjectEducação multiculturalpt_PT
dc.subjectEstudo de casospt_PT
dc.subjectAlicantept_PT
dc.subjectEspanhapt_PT
dc.subjectTutorial supportpt_PT
dc.subjectOrganizational impactpt_PT
dc.subjectEuropean schoolspt_PT
dc.titleO impacto organizacional das tutorias individuais : análise das percepções dos atores educativos : o caso da Escola Europeia de Alicantept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameDissertação de Mestrado em Administração e Gestão Educacional apresentada à Universidade Abertapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TMAGE_TiagoPita.pdf
Size:
1.78 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.13 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: