Browsing by Issue Date, starting with "2019-03-14"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Expetativas dos pais e encarregados de educação dos alunos que frequentam o ensino primário num colégio em AngolaPublication . Martins, Tânia Nicola dos Reis Canuto; Barreto, Maria AntóniaA presente investigação incide sobre um trabalho de fim de tese de Mestrado em Administração e Gestão Educacional da Universidade Aberta de Portugal. Apresentam-se as expetativas dos Pais e Encarregados de Educação dos alunos que frequentam o En-sino Primário num Colégio da cidade do Lubango, na província da Huila, em Angola. A dissertação foi estruturada em duas partes, na primeira parte efetuou-se o enqua-dramento teórico com base em documentos, textos e livros publicados; a segunda parte constitui a parte empírica, com a metodologia, apresentação, analise e comentário de da-dos e finalmente as conclusões. A metodologia delineada para este trabalho foi o método de investigação quantita-tivo. Esta dissertação apresenta como pergunta de partida: “Quais são às expetativas dos Pais e Encarregados de Educação dos alunos que frequentam o Ensino Primário num co-légio em Angola em relação à organização a escolar? Queríamos compreender como é que a instituição responde às diferentes necessidades dos alunos e dos seus encarregados de educação. Como técnica de recolha dos dados recorreu-se a questionários, dos quais fizemos posteriormente a sua análise, de forma a tentar perceber o que os pais esperam do colégio e dar resposta às necessidades concretas dos alunos. Questionou-se o grau de satisfação e insatisfação dos Pais e Encarregados de Edu-cação em relação ao processo de ensino e aprendizagem dos seus educandos em múltiplos aspetos. A análise dos dados permitiu concluir que apesar de existirem aspetos que os satisfazem existem outros que os preocupam, e em alguns aspetos as respostas são pouco claras. Com estes resultados sugere-se que, o órgão de gestão escolar do topo, na figura do Diretor, desenvolva ações que garantam o desenvolvimento da escola, com vista à quali-dade do sucesso educativo dos alunos que a frequentam, elevando o grau de satisfação dos encarregados de educação.
- Emissão Nº 154Publication . Universidade Aberta; Guerreiro, Maria João; Arieira, RuiEntrevista a João Gomes, Diretor da Área de Serviços Avançados da FCCN/FCT (Fundação para a Computação Científica Nacional/ Fundação para a Ciência e Tecnologia), sobre o ARQUIVO.PT, um serviço público da FCT, que visa a preservação e disponibilização do património da Web portuguesa. Fugas: exposição “Terra adentro: a Espanha de Joaquín Sorolla” (The Land: Joaquín Sorolla’s Spain) no Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), em Lisboa. Miguel Soromenho, Historiador e Investigador de Arte, no MNAA, fala da obra e do pintor valenciano Joaquín Sorolla. Noticias: O Seminário final do projeto “Integração de refugiados em Portugal: o papel e páticas das instituições de acolhimento, teve lugar na sede da Universidade Aberta, em Lisboa (dia 22 de fevereiro de 2019); “Iª Conferência Internacional de Investigação em Educação Aberta, a Distância e em Rede – nextED 2019”, no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa (27 de fevereiro de 2019).Sessão organizada em parceria pela Unidade de Investigação da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), o Departamento de Educação e Ensino a Distância (DEED) da Universidade Aberta e o Laboratório de Educação a Distância e eLearning (LE@D), que celebra o 25.º aniversário da criação; Apresentação do livro “A Princesinha Branca e Esbelta e o Dragão Negro e Rotundo ou a Torre de Belém vs. A Fábrica de Gás: um Longo Combate pelo Património”, da autoria de Paulo Oliveira Ramos, docente da Universidade Aberta, decorreu no Palácio Ceia, sede da Universidade Aberta, em Lisboa, dia 27 de fevereiro de 2019. O evento contou com a presença do Reitor da Universidade Aberta, professor Paulo Dias, de Vítor Serrão, professor catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e de José Morais Arnaud, presidente da Associação de Arqueólogos Portugueses; Edições eUAb, disponíveis no portal da Universidade Aberta.