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- Gestão da cidadania e da democracia, escola do legislativoPublication . Finoto, Denise; Moreira, DarlindaA modernização e suas expressões trazem elementos de rápidas transformações que influenciam toda a sociedade e também a suas organizações. Há várias décadas que no Brasil se tenta entregar aos jovens uma educação direcionada à construção da cidadania, sobretudo nas escolas formais; meta educacional que, contudo, não atingiu as estruturas visadas e os resultados esperados. Fatos políticos levaram gerações à censura ao espírito crítico, ao silenciamento diante das bases democráticas. Circunstâncias que posicionaram nossos jovens à margem da cidadania, fazendo com que acreditassem que o consumismo e a vida societária de possessividade fossem mais importantes que a política e a democracia. Por conseguinte, a área política sofreu paulatina degeneração até à crítica realidade atual, que beira a quase alienação. Assim, o trabalho em prol do desenvolvimento de habilidades relativas à gestão cidadã e democrática exigiu a necessidade de elaboração de projetos voltados ao fortalecimento da democracia e assim nasceu a Escola do Legislativo, em que se oportuniza o ensino fora dos espaços escolares e se desenvolvem os ideais da educação para a democracia. As atividades da Escola do Legislativo procuram sensibilizar os jovens em relação às práticas políticas e legislativas. Nessa, os jovens têm a oportunidade de compreender a importância da vida democrática, da aceitação de conflitos, da busca dialógica da negociação e do consenso comum. Consequentemente, consolidam-se os ideais de que a ética, a transparência e a cidadania podem sim ser praticadas pelas futuras gerações, que podem e devem destruir toda a forma de autoritarismo e ajudar a construir uma vida democrática.