Linguística | Comunicações em congressos, conferências / Linguistics - Communications in congresses, conferences
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Linguística | Comunicações em congressos, conferências / Linguistics - Communications in congresses, conferences by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 38
Results Per Page
Sort Options
- The perception of word primary stress by European Portuguese speakersPublication . Castelo, AdelinaThis paper examines the role of lexical, morphological and phonological cues in the perception of word primary stress by European Portuguese native speakers. It is based on the results of an experiment which investigates five variables: marked and unmarked stress patterns; suffixes with and without lexically marked stress; number of syllables available for echo stresses; secondary stress in compounds; and vowel reduction. The results confirm the importance of the three kinds of cues for the identification of word primary stress in this language. Although most stresses are correctly identified, subjects may become unable to locate stressed syllables when the three types of cues in a word point in different directions. In those cases, speakers tend to identify stress by primarily taking into consideration lexical information or the phonological cue of vowel reduction.
- A expressão do tempo num texto de instruções do sub-género ‘modo de emprego’Publication . Silva, Paulo Nunes daNeste trabalho, procedeu-se à análise da expressão do tempo num texto de instruções que se integra no sub-género “modo de emprego”. Pretendeu-se, com esta reflexão, contribuir para um conhecimento mais aprofundado dos mecanismos de expressão temporal que são predominantemente utilizados nestes textos, e determinar se este género discursivo actualiza o protótipo sequencial narrativo, o protótipo sequencial descritivo, ou se se situa num ponto intermédio de um “continuum” entre os dois protótipos. Deste modo, a investigação realizada centrou-se em dois grandes objectivos, a que correspondem as duas perguntas seguintes: i) Que mecanismos de expressão do tempo e que tipo de relação temporal predominam nos textos de instruções? ii) Com base nesses mecanismos e nas relações temporais atestadas entre as situações referidas, que protótipo sequencial - entre os que estão previstos na teorização de Adam (1992) - actualiza o género discursivo texto de instruções?
- A expressão do tempo numa sequência explicativaPublication . Silva, Paulo Nunes daO artigo explicita uma pesquisa que incidiu numa sequência explicativa e que teve como objetivo identificar as propriedades temporais e aspetuais inerentes às sequências daquele tipo.
- O tempo numa sequência descritivaPublication . Silva, Paulo Nunes daO estudo desenvolvido teve como objectivo verificar se há propriedades temporais e aspectuais inerentes às sequências descritivas. Pretendeu-se determinar se, nas sequências descritivas, ocorre predominantemente um dado tempo verbal, ou se as situações referidas se integram predominantemente numa determinada classe aspectual, ou se se observa uma elevada taxa de ocorrência de adverbiais temporais, ou, ainda, se prevalece uma dada relação discursiva entre os enunciados. A hipótese de trabalho subjacente ao trabalho foi a seguinte: nas sequências descritivas, predominam as situações da classe dos estados e a relação temporal de sobreposição entre essas situações estativas. Os resultados obtidos confirmam que as propriedades temporais e aspectuais prototípicas das sequências descritivas devem ser procuradas a nível das classes aspectuais em que se inserem as situações referidas e das relações temporais entre essas situações.
- Nasometric values for european portuguese: preliminary resultsPublication . Falé, Isabel; Faria, Isabel HubNasal sounds frequencies in European Portuguese represent 21% of Português Fundamental corpus sounds (Nascimento et al. 1987), revealing how nasality plays an important role in this language and how a speech problem affecting nasality can interfere severely in one’s speech intelligibility. In order to obtain the first standard nasometric values for European Portuguese we developed two tests (syllable repetition and text reading) and collected data from 25 adults. Preliminary results showed that: oral stimuli achieved an average nasalance score of 10%; syllables with nasal consonant and nasal vowel achieved 77% and the reading passages with nasal saturation presented an average score of 44%. Considering these results, we acknowledge the existence of three different levels of normal nasality.
- O tempo numa sequência narrativa integrada num texto do género discursivo relato de acontecimento desportivo em directoPublication . Silva, Paulo Nunes daEsta reflexão pretende identificar as principais propriedades temporais e aspectuais das sequências narrativas que integram textos do género "relato de acontecimento desportivo em directo". Entre as características das sequências narrativas, contam-se a denotação de eventos e a relação temporal de sequencialidade entre esses eventos. Quando um sujeito falante atualiza o protótipo narrativo em textos deste género, pode seleccionar, como tempo verbal dominante, o presente do indicativo ou o pretérito perfeito simples. Os dados analisados sugerem, por isso, que, quanto às propriedades temporais e aspectuais, há uma clara interação entre o protótipo sequencial narrativo e o género em que a sequência atualizada se insere.
- Reflexões sobre o tempo e o aspecto em diferentes tipos sequenciais e em diferentes géneros discursivosPublication . Silva, Paulo Nunes daO artigo apresenta resultados comparativos resultantes de uma investigação sobre propriedades temporais e aspectuais em textos que atualizam diferentes protótipos sequenciais (Adam 1992) e, simultaneamente, em textos de diferentes géneros. A análise evidencia que as classes aspectuais (Moens 1987) e as relações temporais entre as eventualidades denotadas dependem do tipo sequencial: as sequências narrativas integram sobretudo eventos e observa-se predominantemente a relação temporal de sequencialidade; as sequências descritivas integram estados e observa-se a relação temporal sobreposição entre essas eventualidades. A análise de duas sequências narrativas inseridas em textos de géneros distintos demonstra, de igual modo, que o género desempenha um papel decisivo na selecção do tempo verbal dominante.
- Contributos para a caracterização do género académico ‘Resposta de Desenvolvimento’Publication . Silva, Paulo Nunes da; Santos, Joana VieiraUma vez que caracterizar os géneros do discurso académico permite identificar os processos de construção dos textos que os integram, permitirá também melhorar a proficiência dos estudantes do ensino superior. A este respeito, Parodi (2009), evidenciou não só a maior ou menor diversidade de géneros das leituras aconselhadas em diferentes cursos, como também a conveniência de basear as reflexões sobre os géneros em corpora extensos e adequadamente ricos. Numa linha complementar, propomo-nos contribuir para a reflexão teórica sobre géneros do discurso académico, sob a perspetiva das práticas de escrita na universidade. Analisámos um corpus de 179 textos (de 500 a 1000 palavras), pertencentes ao género resposta de desenvolvimento, obtidos em exames de Ciências Humanas. Tendo selecionado respostas com sequências de tipo argumentativo, identificámos os parâmetros mais relevantes segundo os níveis textuais propostos por Adam (2001) – semântico, enunciativo-pragmático, composicional e estilístico-fraseológico: a) nível semântico – conteúdos adequados à área de estudo em causa, seleção de argumentos pertinentes, explicitação de tese; b) nível enunciativo-pragmático – marcas de contexto socioprofissional e das condições de produção; c) nível composicional – sequências argumentativas, estruturação em partes funcionalmente distintas; d) nível estilístico-fraseológico – léxico especializado, conetores discursivos, citações. Estes parâmetros caracterizam os textos do género resposta de desenvolvimento, e permitem delimitá-lo relativamente a outras classes, o que contribuirá para o conhecimento do discurso académico, e, por outro lado, para a implementação de melhores práticas de produção escrita no ensino superior.
- Parâmetros e marcadores do género 'Dissertação de mestrado': análise de um corpus do português europeuPublication . Silva, Paulo Nunes daThe main goal of this article is to identify parameters of the genre Master Thesis. Our analysis is based upon some theoretical key concepts as proposed by Coutinho and Miranda (2009) – parameters of genre, mechanisms of textual realization, and genre markers –, in order to provide a clearcut description that takes into account the abstract status of genres, and the empirical status of texts. Other relevant theoretical contributions are brought by Bronckart (1996), Adam (1999, 2001), Adam and Heidmann (2007) and Charaudeau (2001). A corpus of ten texts of the genre Master Thesis, written in European Portuguese and recently presented to Universidade Aberta, was analysed, and preliminary conclusions suggest that enunciative and pragmatic parameters are central to determine other features of this genre (namely compositional, semantic, stylistic, metatextual, peritextual and material parameters).
- Narrativo: modo, género, tipo de texto ou tipo de sequência?Publication . Silva, Paulo Nunes daNo âmbito das classificações dos textos literários, observa-se o uso da designação "narrativo(a)" em construções como "modo narrativo", "género narrativo", "texto narrativo" e "sequência narrativa". Sendo expectável que a mesma designação seja usada exclusivamente no âmbito de uma única classificação, como se explica que, neste caso, ela seja incorporada em classificações diferentes? Para abordar este tema, importa responder às seguintes questões: a) a designação narrativo aplica-se, em todos os casos referidos, aos mesmos objetos textuais? b) o que legitima o uso dessa mesma designação em níveis classificativos diferentes?