LE@D - Laboratório de Educação a Distância e Elearning | Artigos em revistas / Papers in journals
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing LE@D - Laboratório de Educação a Distância e Elearning | Artigos em revistas / Papers in journals by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 424
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de uma visita de estudo: a escola da rua Vitruve ou a pedagogia por projetosPublication . Morgado, Lina; Silva, Luís Nunes daEste artigo é o resultado da visita de estudo realizada à escola da rua Vitruve (Paris) e teve como objetivo o conhecimento de experiências educativas inovadoras e novos modelos pedagógicos. Durante o período da visita/estágio, os autores integraram e forma imersiva as atividades normais da escola e colaboraram com o Coletivo da Escola Vitruve (professores e equipa pedagógica). Esta abordagem permitiu estudar em aprofundidade a experiência, o modelo pedagógico centrado na pedagogia de projetos e o desenvolvimento de linhas de colaboração com o Coletivo Vitruve no futuro.
- O desenvolvimento da compreensão da metáfora na criançaPublication . Amante, Lúcia; Morgado, Lina
- Current developments and best practice in open and distance learningPublication . Trindade, Armando Rocha; Carmo, Hermano; Bidarra, JoséThrough the many documents regularly emitted by those dedicated to this activity, it is comparatively easy to describe factual developments in the field of open and distance education in different places in the world. However, it is much more difficult to produce judgements of value about their quality. Quality is a subjective rather than an absolute concept and may be examined from different analytical perspectives: consumers' satisfaction level, intrinsic value of scientific and technical content of learning materials, soundness of learning strategies, efficiency of organisation and procedures, adequate use of advanced technologies, reliability of student support mechanisms, etc. These parameters should be put into the context of specific objectives, nature of target populations and availability of different kinds of resources. In a specific geographic, social, economic and cultural situation a given set of solutions might be judged as adequate and deserving the qualification of "good practice", while in a different context it could be considered of rather poor quality. The selection of examples in this article is the sole responsibility of the authors: neither should the chosen cases be considered as clearly better than any 2 other one, nor missing cases be interpreted as lack of appreciation or a negative judgement. Finally, the authors are aware of the risks of interpreting trends and trying to extrapolate them into the near future: readers should use their own judgement in accepting (or forcefully rejecting) these projections.
- O papel do professor em contextos de ensino "online" : problemas e virtualidadesPublication . Morgado, LinaEste artigo apresenta e fundamenta o potencial do ensino online, os modelos pedagógicos que o poderão estruturar e discute a problemática do professor online, a sala de aula virtual e suas variáveis críticas.
- Metodologia de concepção e desenvolvimento de aplicações educativas: o caso de materiais hipermediaPublication . Amante, Lúcia; Morgado, Lina
- Privilegiación y reintegración de programas culturales televisivos en educación de adultosPublication . Aires, LuísaEn el artículo se analizan los procesos apropiación del documental "Senhora Aparecida", junto de agentes específicos y en el marco de la teoría sociocultural. El texto valora particularmente los constructos de privilegiación y reintegración en el ámbito de la aplicación de la metodología microgenética. A partir de los discursos producidos a lo largo de la resolución de problemas se identifican diferentes modos de narración y de resolución de las actividades y un alto nivel de privilegiación del documental. El artículo concluye con la reiteración del importante papel mediador del documental en el ámbito de la educación de adultos y la identificación de una gran diversidad de estrategias de resolución de problemas y de modos de oralidad que se articulan con las experiencias de vida de los agentes, en general, y el nivel de escolaridad, en particular.
- Em torno da distintividade : alguns princípios fundamentais no âmbito da avaliação da qualidade de cursos onlinePublication . Teixeira, António; Miranda, RosaNos últimos anos tem-se assistido a um boom na oferta de cursos de formação suportados na web, em parte consequência do rápido desenvolvimento das TIC, o qual nem sempre tem sido acompanhado por uma exigência de qualidade adequada. Este facto conduziu a alguma desvalorização desta metodologia de ensino que importa ultrapassar. Neste artigo pretende-se discutir o quadro teórico que fundamenta o desenvolvimento de um sistema de avaliação da qualidade adaptado a cursos ministrados online. Assim, partindo-se da identificação dos princípios que nortearam historicamente o funcionamento dos sistemas de qualidade implementados nas instituições de ensino presencial, na dupla vertente dos produtos e dos processos, analisam-se os critérios de avaliação da qualidade no ensino online estabelecidos por diferentes organizações internacionais e aponta-se um referencial passível de ser adoptado pelas instituições de ensino a distância portuguesas.
- Ensino a distância e desenvolvimento profissional dos professoresPublication . Pereira, Alda; Miranda, Branca; Oliveira, Isolina; Bastos, Glória; Mota, JoséA tendência mais generalizada na modalidade de ensino a distância tem-se pautado por abordagens estruturadas, com base em materiais que são disponibilizados aos estudantes. A estes é pedido que aprofundem os conteúdos predefinidos, sob a forma de auto-aprendizagem. Nesta comunicação pretende-se dar a conhecer uma abordagem em regime de seminário aberto, a distância, não centrada nos conteúdos e que visa o desenvolvimento reflexivo de profissionais. Descreve-se de forma sucinta o objectivo desta abordagem e são apresentados resultados no que respeita à percepção dos estudantes quanto à sua evolução e quanto ao seu grau de satisfação quando é feita a comparação com abordagens mais tradicionais.
- Contributos para uma pedagogia do ensino online pós-graduado : proposta de um modeloPublication . Pereira, Alda; Mendes, António Quintas; Mota, José; Aires, Luísa; Morgado, LinaO presente artigo resulta de uma reflexão colectiva que os autores têm vindo a desenvolver tendo em vista a implementação de cursos online ao nível da Pós-Graduação na Universidade Aberta. Partindo quer da análise teórica quer da experiência prática individual, são expostas as grandes linhas orientadoras de um possível modelo pedagógico que por um lado necessariamente se deverá confrontar com o “teste da realidade” mas que, por outro lado, tem já vindo a funcionar, para diversos docentes, como elemento orientador da concepção, desenvolvimento e implementação de diversos módulos, disciplinas e cursos online ao nível pós-graduado.