Browsing by Author "Pereira, Alda"
Now showing 1 - 10 of 82
Results Per Page
Sort Options
- Analisar comunidades virtuais de práticaPublication . Rocha, Maria Antonieta; Pereira, AldaCom o objetivo de analisar sete comunidades online, procurando evidenciar os traços que tipificam eventuais comunidades de prática, foi realizado um estudo de casos múltiplos, de natureza predominantemente qualitativa. Privilegiou‐se a observação continuada da realidade vivida nessas comunidades, a realização de entrevistas online semiestruturadas aos moderadores, a análise de redes sociais, procurando analisar as dinâmicas inter‐relacionais, tendo‐se complementado o estudo com o recurso à aplicação de questionários online aos respetivos participantes. Este artigo, para além de procurar dar conta da metodologia usada, apresenta uma matriz de análise dos dados que permite identificar, em face de uma estrutura localizada na rede, a existência de uma comunidade virtual de prática e a abrangência dos traços que a tipificam.
- Análise da interação e participação em fóruns de discussão numa rede socialPublication . Monteiro, Vera; Pereira, AldaEste texto dá conta da análise efectuada a fóruns de discussão entre alunos, professores e cientistas, no contexto de uma rede social dedicada à Física e Química. Estudámos o padrão de interacções e participação nas discussões em fóruns de três naturezas distintas: (1) avaliados pelo professor, (2) não avaliados, mas com temas relacionados com as matérias escolares e (3) temas não relacionados com as matérias escolares. Configuram-se padrões de interacção dirigidos pelo conteúdo e valorizam-se as conexões com especialistas no domínio de interesse. O sentido é o da cooperação e domina a agência individual; aspectos consonantes com uma dinâmica conectivista na rede estudada. A escola tem nas redes sociais, a chave para iniciar os alunos em atividades de aprendizagem alicerçadas em processos sociais de conexão e participação, que fluem entre sistemas formais e informais, em torno de conteúdo científico. Evidencia-se a necessidade de associar escola e redes sociais, num sistema de aprendizagem em que os interesses pessoais dos indivíduos e a aprendizagem formal se integrem de forma sinérgica.
- Análise sociométrica das interações em fóruns de discussão numa comunidade virtual de aprendizagem para jovens do ensino secundárioPublication . Monteiro, Vera; Pereira, AldaEste artigo baseia-se na análise efectuada a fóruns de discussão no contexto de uma comunidade virtual de aprendizagem para estudantes de Física e Química, do ensino secundário. Tem por objectivos desvendar interações estabelecidas nos fóruns seleccionados e analisar os respetivos padrões de interação a três níveis: individual, grupal e global. Estudámos fóruns de duas naturezas distintas: fóruns de esclarecimento de dúvidas sobre as matérias escolares e em fóruns de conversas com cientistas convidados. A análise sociométrica foi efectuada recorrendo ao UCINET 6.268 e NETDRAW 2.091. Os grafos mostraram um perfil de interação marcado por laços fracos, membros periféricos e poucos conectores. O envolvimento mais ativo dos jovens ocorreu nas conversas abertas, não associadas às matérias escolares. Da análise efectuada ficou patente que a atividade na comunidade girou acerca dos interesses individuais e da trajetória de aprendizagem de cada um. Evidenciou-se a necessidade de conceber sistemas de aprendizagem sinérgicos que integrem interesses pessoais e aprendizagem formal.
- ApresentaçãoPublication . Mendes, António Quintas; Pereira, Alda; Cardoso, Teresa Margarida LoureiroApresentação dos editores.
- Aspectos pedagógicos no ensino a distânciaPublication . Pereira, Alda
- Avaliação de competências com rubricasPublication . Pereira, Alda; Oliveira, Isolina; Amante, Lúcia
- Avaliação digital autêntica: questões e desafiosPublication . Oliveira, Isolina; Pereira, AldaA expressão avaliação autêntica em educação tem vindo a ganhar cada vez mais visibilidade ainda que sujeita a diversas interpretações como se constata na literatura. Assinala-se, contudo, que o ponto de partida é a valorização da autenticidade na aprendizagem e a conexão à vida real/profissional. Este artigo explora essas diferentes interpretações evidenciando elementos que as distinguem e exemplificando o uso da avaliação autêntica em cenários digitais de aprendizagem. A implementação da avaliação autêntica implica definir e desenhar atividades autênticas, o que suscita desafios, em particular, em níveis de educação elementar ou secundário. Neste propósito, apresentamos uma proposta de 5 critérios para avaliar a autenticidade de uma dada atividade: relação com o mundo real, natureza da atividade, complexidade, adequação das condições de realização e adequação da avaliação. Sendo a relação com o mundo real o critério determinante, definimos três graus de autenticidade para aplicação nos diferentes graus de ensino, acompanhado com exemplos ilustrativos. Por fim, procuramos elucidar de que modo a avaliação digital autêntica configura os contextos para o desenvolvimento das competências desejáveis na sociedade atual, incluindo as competências digitais.
- A avaliação digital de competências: elementos para uma estratégiaPublication . Pereira, Alda; Oliveira, IsolinaNeste capítulo apresentam-se as ideias chave que fundamentam a implementação de estratégias de avaliação digital de competências, numa perspetiva de uma avaliação sustentável. Partindo do conceito de competência e dos requisitos gerais que permitem afirmar que se está a avaliar uma competência, aborda-se a problemática da avaliação através do desenho de atividades autênticas. Por se preconizar uma avaliação de natureza digital, é enfatizado o recurso às tecnologias, realçando a necessidade de proceder a uma escolha criteriosa para a sua utilização. Finalmente, abordam-se os aspetos essenciais sobre o conceito de rubrica e sobre a elaboração de rubricas, enquanto instrumentos de avaliação particularmente adequados à avaliação de competências.
- Avaliação digital no ensino básico e secundárioPublication . Monteiro, Vera; Pereira, Alda; Amante, Lúcia; Oliveira, Isolina; Paz, João; Oliveira, Ricardo; Pinto, Maria do Carmo Teixeira; Alexandre, Fernando; Santos, José RuiEste REP@ (Recurso Pedagógico Aberto) disponibiliza aos professores dos ensinos Básico e Secundário um espaço onde podem encontrar propostas de soluções que lhe permitam levar a bom termo a sua prática pedagógica, recorrendo às tecnologias digitais no campo da avaliação. Procura, por isso, ser um contributo para o esforço coletivo na superação das dificuldades atualmente sentidas nestes graus de ensino devido à pandemia da COVID-19. A sua conceção e disponibilização foi possível com base na investigação desenvolvida no Laboratório de Educação a Distância e eLearning (LE@D). Este recurso não tem uma sequência única, pode ser explorado de forma livre de acordo com o interesse do professor num dado momento.
- Avaliação digital no ensino básico e secundário: recurso pedagógico abertoPublication . Pereira, Alda; Amante, Lúcia