LE@D - Laboratório de Educação a Distância e Elearning | Comunicações em congressos, conferências, seminários / Communications
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing LE@D - Laboratório de Educação a Distância e Elearning | Comunicações em congressos, conferências, seminários / Communications by Author "Aires, Luísa"
Now showing 1 - 10 of 13
Results Per Page
Sort Options
- Construir a cidadania digital na redePublication . Aires, LuísaA Rede ObLID é um grupo de investigação e intervenção para a Literacia e Inclusão Digital que agrega uma comunidade de agentes coletivos e individuais. Sediada na Unidade de Investigação e Desenvolvimento LE@D, Universidade Aberta, a rede ObLID é dinamizada por investigadores da Universidade Aberta (Portugal), da Universidade Deusto (País Basco, Espanha) e ainda, por outros investigadores e profissionais provenientes de diferentes âmbitos sociais e educativos.
- Digital literacy as a tool for empowerment and community inclusionPublication . Palmeiro, Ricardo; Pereda Herrero, María Visitación; Aires, LuísaSince the emergence of the new information and communication technologies, a new social gap has appeared, between those who know how to use the new technologies and those who don't: the digital divide. As a way to overcome this gap, international organizations have made a series of recommendations for governments to create digital inclusion programs to empower the population in need of technological knowledge. Since the end of the last century, governments (local, regional, national) have begun to create these programmes, with greater or lesser success, whose initial objective of technological training has evolved to the development of skills that allow the individual to fully develop his/her digital citizenship. This PhD dissertation started with this research question: What is the effect of digital inclusion programmes on the level of digital literacy of individuals and on greater participation community? It seeks to analyse the influence of Digital Literacy as a mechanism to reduce social exclusion and enhance individual and community development, as well as to create a theoretical model for analysing the influence of Digital Literacy on the individual and the community. The main theoretical pillars on which the study is based are in the field of Digital Literacy and Informational, the digital divide, digital citizenship and digital inclusion in different areas of education systems (formal, non-formal, informal). The empirical study consists in the analysis of two cases, the Internet Access Spaces in Alentejo (Portugal) and the KZgunea in the Basque Country (Spain), in three dimensions: Public Policies and Digital Inclusion Programmes (Access) through Documentation Analysis; Monitors and facilitators of the centres (Usage), with the carrying out of personal interviews; Users of the centres with questionnaires carried out in person and online. We are currently finishing the analysis of the interviews and the writing of the theoretical chapters. We are also evaluating the close of application of the questionnaires due to COVID19. We have the intellect to deposit the dissertation in 2021.
- Educação na era dos streamings: a construção de narrativas digitais como fator potencializador da aprendizagemPublication . Garcia, Jardel; Aires, LuísaO advento da sociedade em rede trouxe novos e diversos paradigmas que modificaram e modificam as relações sociais. Na educação, sobretudo, essas mudanças trazem novos olhares para os diferentes contextos, situações e ferramentas já existentes. Um bom exemplo consiste nas tecnologias audiovisuais e de streaming que, apresentando diversas potencialidades, cada vez mais ganham espaço dentro das casas das pessoas. Nesse sentido, este trabalho objetiva trazer uma reflexão sobre uma situação didática praticada em uma instituição de ensino superior brasileira, em um Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores, na qual os alunos foram levados a construir sua aprendizagem por meio de tecnologias de streaming e digital storytelling, relacionando-as com suas competências já adquiridas, seus gostos pessoais e conteúdos interdisciplinares. Tais concepções basearam-se, entre outros, em Bernajean Porter (2005), que acredita que desenvolver e comunicar informações - por exemplo, por meio histórias - aumenta a compreensão de conteúdo ao mobilizar percepções e competências visuais, sonoras, cognitivas, orais e criativas, o que potencializa a experiência de construir sentido tanto para autores quanto consumidores de uma narrativa. Essa premissa corrobora o estudo recente feito por Austen, Pickering e Judge (2020), no qual demonstram que o digital storytelling constitui uma mídia efetiva para promover reflexão e a percepção sobre a aprendizagem nos estudantes. Assim, o trabalho desenvolvido pelos alunos consistiu em construir uma narrativa em duas mídias: uma delas utilizando as técnicas do digital storytelling – com liberdade de escolha da ferramenta (texto, áudio, vídeo) - e a outra através da construção de um algoritmo em linguagem C. A história, além do próprio enredo, precisava abordar conteúdos de, no mínimo, duas disciplinas do semestre e, como requisito obrigatório, basear-se nas estruturas de decisão (if/else) da disciplina de Algoritmos e Programação. Após a realização do trabalho, observou-se que as escolhas de cada um dos três grupos de alunos impactaram significativamente no resultado final, já que quanto mais diversas e presentes foram as ferramentas e técnicas escolhidas, mais elementos das disciplinas do curso foram demonstrados. Embora todos tenham desenvolvido a história em algoritmo, a qualidade destes também foi impactada pela efetividade com que as técnicas de narrativa e digital storytelling (FIELD, 2001; LAMBERT, 2013) foram executadas: o grupo que utilizou mais técnicas desenvolveu o melhor algoritmo e vice-versa. Por fim, a turma foi convidada a responder a um questionário para avaliar a experiência no trabalho. De forma unânime, os estudantes consideraram a metodologia adotada muito positiva, enriquecedora e diferente das abordagens que conheciam, reconhecendo a sua efetividade em novas percepções sobre a sua aprendizagem, sendo recomendável, inclusive, para contextos de educação online.
- Empowering higher education teachers in flexible teaching methodologies: the ENID-Teach ProjectPublication . Morgado, Lina; Mendes, António Quintas; Aires, Luísa; Afonso, Ana Paula; Souza, Elizabeth; Areias, Maria Elisa; Pinto, JoãoThe European network in D-flexible teaching (ENID-Teach) project is a pedagogical design proposal aimed at university teachers, professors, trainers, and teacher educators. Its primary goal is to help educators master D-Flexible Learning methodologies, apply microlearning techniques, and enhance their digital competence in digital pedagogies. The project is structured around five Nano Open Online Courses (NOOCs), each focusing on specific teaching methodologies. The NOOCs are offered in English, French, Spanish, Italian, and Portuguese, and are based on microlearning techniques. They are intended to be audiovisually accessible, with content provided in various formats to facilitate access for everyone. The courses are structured to include 25 hours of work, with approximately 10 hours of content and 15 hours of personal work, including readings, research, activities, and exercises with both descriptive and interactive resources. The project is aligned with the European Framework for the Digital Competence of Educators (DiCompEdu) and the UNESCO ICT Competency Framework for Teachers, adhering to the Sustainable Development Goal (SDG) principle of "leave no one behind." It emphasizes the use of Open Educational Resources (OERs) and aims to empower teachers with digital tools and competences in digital pedagogies.
- Enhancing the human experience of learning with technology: new challenges for research into digital, open, distance & networked educationPublication . Palmeiro, Ricardo; Pereda Herrero, María Visitación; Aires, LuísaSince the emergence of the new information and communication technologies, a new social gap has appeared, between those who know how to use the new technologies and those who don't: the digital divide. As a way to overcome this gap, international organizations have made a series of recommendations for governments to create digital inclusion programs to empower the population in need of technological knowledge. Since the end of the last century, governments (local, regional, national) have begun to create these programmes, with greater or lesser success, whose initial objective of technological training has evolved to the development of skills that allow the individual to fully develop his/her digital citizenship. This PhD dissertation started with this research question: What is the effect of digital inclusion programmes on the level of digital literacy of individuals and on greater participation community? It seeks to analyse the influence of Digital Literacy as a mechanism to reduce social exclusion and enhance individual and community development, as well as to create a theoretical model for analysing the influence of Digital Literacy on the individual and the community. The main theoretical pillars on which the study is based are in the field of Digital Literacy and Informational, the digital divide, digital citizenship and digital inclusion in different areas of education systems (formal, non-formal, informal). The empirical study consists in the analysis of two cases, the Internet Access Spaces in Alentejo (Portugal) and the KZgunea in the Basque Country (Spain), in three dimensions: Public Policies and Digital Inclusion Programmes (Access) through Documentation Analysis; Monitors and facilitators of the centres (Usage), with the carrying out of personal interviews; Users of the centres with questionnaires carried out in person and online. We are currently finishing the analysis of the interviews and the writing of the theoretical chapters. We are also evaluating the close of application of the questionnaires due to COVID19. We have the intellect to deposit the dissertation in 2021.
- Inclusão e competências digitais no séc. XXI: os estudantes de licenciatura de uma universidade a distânciaPublication . Aires, Luísa; Nunes, Catarina S.; Amante, Lúcia
- Perspetivas sobre a inclusão digital no Alentejo: os monitores dos espaços InternetPublication . Palmeiro, Ricardo; Aires, Luísa; Pereda Herrero, María VisitaciónA literacia digital entendida como multilteracia, mais ampla do que a tecnológica e mais próxima da conceção de literacia mediática e da informação, envolve competências fundamentais que contrariam a exclusão social, podendo ser um valioso mecanismo para o seu combate, especialmente em ambientes sociais onde já existe risco de exclusão.Neste estudo, de natureza exploratória e compreensiva, pretende-se conhecer as perspetivas dos Monitores sobre o nível de literacia digital dos utilizadores dos espaços Internet, com recurso à entrevista semiestruturada.
- Qualidade de cursos em eLearning: desafiosPublication . Aires, LuísaNa presente comunicação é analisado o fenómeno da avaliação da qualidade de cursos em eLearning. Depois de estabilizadas as conceções de cursos em “eLearning” e de avaliação da qualidade, é apresentada uma breve panorâmica desta problemática nos contextos global e nacional. Posteriormente, são identificadas algumas áreas críticas da avaliação de cursos em eLearning em contexto nacional. Finalmente, são analisados alguns desafios que se apresentam às Instituições de Ensino Superior neste campo.
- (Re)significar a pedagogia no contexto da educação digitalPublication . Aires, Luísa; Morgado, Lina; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Mendes, António Quintas
- Rede ObLID: para uma cidadania digitalPublication . Aires, LuísaA Rede ObLID é uma Rede de Investigação e Intervenção para a Literacia e a Inclusão Digital cuja missão é a investigação, a formação e dissemnação de conhecimento no domínio das Competências e da Cidadania e Participação Digital. É constituída por Iivestigadores, formadores e outros agentes individuais e coletivos como Municípios, Comunidades Intermunicipais, Associações e outras organizações locais sendo coordenada pelo LE@D, Universidade Aberta e a Universidade Deuso, Espanha.