Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
447.05 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O advento da sociedade em rede trouxe novos e diversos paradigmas que modificaram e modificam
as relações sociais. Na educação, sobretudo, essas mudanças trazem novos olhares para os diferentes
contextos, situações e ferramentas já existentes. Um bom exemplo consiste nas tecnologias
audiovisuais e de streaming que, apresentando diversas potencialidades, cada vez mais ganham
espaço dentro das casas das pessoas. Nesse sentido, este trabalho objetiva trazer uma reflexão sobre
uma situação didática praticada em uma instituição de ensino superior brasileira, em um Curso
Superior de Tecnologia em Redes de Computadores, na qual os alunos foram levados a construir sua
aprendizagem por meio de tecnologias de streaming e digital storytelling, relacionando-as com suas
competências já adquiridas, seus gostos pessoais e conteúdos interdisciplinares. Tais concepções
basearam-se, entre outros, em Bernajean Porter (2005), que acredita que desenvolver e comunicar
informações - por exemplo, por meio histórias - aumenta a compreensão de conteúdo ao mobilizar
percepções e competências visuais, sonoras, cognitivas, orais e criativas, o que potencializa a
experiência de construir sentido tanto para autores quanto consumidores de uma narrativa. Essa
premissa corrobora o estudo recente feito por Austen, Pickering e Judge (2020), no qual demonstram
que o digital storytelling constitui uma mídia efetiva para promover reflexão e a percepção sobre a
aprendizagem nos estudantes. Assim, o trabalho desenvolvido pelos alunos consistiu em construir
uma narrativa em duas mídias: uma delas utilizando as técnicas do digital storytelling – com liberdade
de escolha da ferramenta (texto, áudio, vídeo) - e a outra através da construção de um algoritmo em
linguagem C. A história, além do próprio enredo, precisava abordar conteúdos de, no mínimo, duas
disciplinas do semestre e, como requisito obrigatório, basear-se nas estruturas de decisão (if/else) da
disciplina de Algoritmos e Programação. Após a realização do trabalho, observou-se que as escolhas
de cada um dos três grupos de alunos impactaram significativamente no resultado final, já que quanto
mais diversas e presentes foram as ferramentas e técnicas escolhidas, mais elementos das disciplinas
do curso foram demonstrados. Embora todos tenham desenvolvido a história em algoritmo, a
qualidade destes também foi impactada pela efetividade com que as técnicas de narrativa e digital
storytelling (FIELD, 2001; LAMBERT, 2013) foram executadas: o grupo que utilizou mais técnicas
desenvolveu o melhor algoritmo e vice-versa. Por fim, a turma foi convidada a responder a um
questionário para avaliar a experiência no trabalho. De forma unânime, os estudantes consideraram a
metodologia adotada muito positiva, enriquecedora e diferente das abordagens que conheciam,
reconhecendo a sua efetividade em novas percepções sobre a sua aprendizagem, sendo recomendável,
inclusive, para contextos de educação online.
Description
Keywords
Digital storytelling Educação Streaming Narrativa Programação
Pedagogical Context
Citation
Garcia, J., Aires, L. (2021) Educação na Era dos Streamings: A construção de narrativas digitais como fator potencializador da aprendizagem. 3º Cine-Fórum da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Publisher
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul