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Educação na era dos streamings: a construção de narrativas digitais como fator potencializador da aprendizagem

dc.contributor.authorGarcia, Jardel
dc.contributor.authorAires, Luísa
dc.date.accessioned2022-01-14T10:13:25Z
dc.date.available2022-01-14T10:13:25Z
dc.date.issued2021-11-08
dc.description.abstractO advento da sociedade em rede trouxe novos e diversos paradigmas que modificaram e modificam as relações sociais. Na educação, sobretudo, essas mudanças trazem novos olhares para os diferentes contextos, situações e ferramentas já existentes. Um bom exemplo consiste nas tecnologias audiovisuais e de streaming que, apresentando diversas potencialidades, cada vez mais ganham espaço dentro das casas das pessoas. Nesse sentido, este trabalho objetiva trazer uma reflexão sobre uma situação didática praticada em uma instituição de ensino superior brasileira, em um Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores, na qual os alunos foram levados a construir sua aprendizagem por meio de tecnologias de streaming e digital storytelling, relacionando-as com suas competências já adquiridas, seus gostos pessoais e conteúdos interdisciplinares. Tais concepções basearam-se, entre outros, em Bernajean Porter (2005), que acredita que desenvolver e comunicar informações - por exemplo, por meio histórias - aumenta a compreensão de conteúdo ao mobilizar percepções e competências visuais, sonoras, cognitivas, orais e criativas, o que potencializa a experiência de construir sentido tanto para autores quanto consumidores de uma narrativa. Essa premissa corrobora o estudo recente feito por Austen, Pickering e Judge (2020), no qual demonstram que o digital storytelling constitui uma mídia efetiva para promover reflexão e a percepção sobre a aprendizagem nos estudantes. Assim, o trabalho desenvolvido pelos alunos consistiu em construir uma narrativa em duas mídias: uma delas utilizando as técnicas do digital storytelling – com liberdade de escolha da ferramenta (texto, áudio, vídeo) - e a outra através da construção de um algoritmo em linguagem C. A história, além do próprio enredo, precisava abordar conteúdos de, no mínimo, duas disciplinas do semestre e, como requisito obrigatório, basear-se nas estruturas de decisão (if/else) da disciplina de Algoritmos e Programação. Após a realização do trabalho, observou-se que as escolhas de cada um dos três grupos de alunos impactaram significativamente no resultado final, já que quanto mais diversas e presentes foram as ferramentas e técnicas escolhidas, mais elementos das disciplinas do curso foram demonstrados. Embora todos tenham desenvolvido a história em algoritmo, a qualidade destes também foi impactada pela efetividade com que as técnicas de narrativa e digital storytelling (FIELD, 2001; LAMBERT, 2013) foram executadas: o grupo que utilizou mais técnicas desenvolveu o melhor algoritmo e vice-versa. Por fim, a turma foi convidada a responder a um questionário para avaliar a experiência no trabalho. De forma unânime, os estudantes consideraram a metodologia adotada muito positiva, enriquecedora e diferente das abordagens que conheciam, reconhecendo a sua efetividade em novas percepções sobre a sua aprendizagem, sendo recomendável, inclusive, para contextos de educação online.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationGarcia, J., Aires, L. (2021) Educação na Era dos Streamings: A construção de narrativas digitais como fator potencializador da aprendizagem. 3º Cine-Fórum da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sulpt_PT
dc.identifier.isbn978-65-996014-1-5
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/11639
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade Estadual de Mato Grosso do Sulpt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://anaisonline.uems.br/index.php/cineforumuems/article/view/7600pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectDigital storytellingpt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectStreamingpt_PT
dc.subjectNarrativapt_PT
dc.subjectProgramaçãopt_PT
dc.titleEducação na era dos streamings: a construção de narrativas digitais como fator potencializador da aprendizagempt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceUniversidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Brasilpt_PT
oaire.citation.endPage535pt_PT
oaire.citation.startPage525pt_PT
oaire.citation.title3º Cine-Fórum da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sulpt_PT
person.familyNameGarcia
person.familyNameAires
person.givenNameJardel Lucas
person.givenNameLuísa
person.identifier.ciencia-id181C-4DCD-0831
person.identifier.ciencia-idF612-FFC3-1A2B
person.identifier.orcid0000-0001-7355-3085
person.identifier.orcid0000-0001-5649-276X
person.identifier.ridAAJ-7408-2020
person.identifier.scopus-author-id56578173600
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
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