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- Educação na era dos streamings: a construção de narrativas digitais como fator potencializador da aprendizagemPublication . Garcia, Jardel; Aires, LuísaO advento da sociedade em rede trouxe novos e diversos paradigmas que modificaram e modificam as relações sociais. Na educação, sobretudo, essas mudanças trazem novos olhares para os diferentes contextos, situações e ferramentas já existentes. Um bom exemplo consiste nas tecnologias audiovisuais e de streaming que, apresentando diversas potencialidades, cada vez mais ganham espaço dentro das casas das pessoas. Nesse sentido, este trabalho objetiva trazer uma reflexão sobre uma situação didática praticada em uma instituição de ensino superior brasileira, em um Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores, na qual os alunos foram levados a construir sua aprendizagem por meio de tecnologias de streaming e digital storytelling, relacionando-as com suas competências já adquiridas, seus gostos pessoais e conteúdos interdisciplinares. Tais concepções basearam-se, entre outros, em Bernajean Porter (2005), que acredita que desenvolver e comunicar informações - por exemplo, por meio histórias - aumenta a compreensão de conteúdo ao mobilizar percepções e competências visuais, sonoras, cognitivas, orais e criativas, o que potencializa a experiência de construir sentido tanto para autores quanto consumidores de uma narrativa. Essa premissa corrobora o estudo recente feito por Austen, Pickering e Judge (2020), no qual demonstram que o digital storytelling constitui uma mídia efetiva para promover reflexão e a percepção sobre a aprendizagem nos estudantes. Assim, o trabalho desenvolvido pelos alunos consistiu em construir uma narrativa em duas mídias: uma delas utilizando as técnicas do digital storytelling – com liberdade de escolha da ferramenta (texto, áudio, vídeo) - e a outra através da construção de um algoritmo em linguagem C. A história, além do próprio enredo, precisava abordar conteúdos de, no mínimo, duas disciplinas do semestre e, como requisito obrigatório, basear-se nas estruturas de decisão (if/else) da disciplina de Algoritmos e Programação. Após a realização do trabalho, observou-se que as escolhas de cada um dos três grupos de alunos impactaram significativamente no resultado final, já que quanto mais diversas e presentes foram as ferramentas e técnicas escolhidas, mais elementos das disciplinas do curso foram demonstrados. Embora todos tenham desenvolvido a história em algoritmo, a qualidade destes também foi impactada pela efetividade com que as técnicas de narrativa e digital storytelling (FIELD, 2001; LAMBERT, 2013) foram executadas: o grupo que utilizou mais técnicas desenvolveu o melhor algoritmo e vice-versa. Por fim, a turma foi convidada a responder a um questionário para avaliar a experiência no trabalho. De forma unânime, os estudantes consideraram a metodologia adotada muito positiva, enriquecedora e diferente das abordagens que conheciam, reconhecendo a sua efetividade em novas percepções sobre a sua aprendizagem, sendo recomendável, inclusive, para contextos de educação online.
- Affordances of flipped learning in emergency remote teachingPublication . Cardoso, Paula; Chagas, LauraThe Emergency Remote Teaching context that followed the COVID-19 pandemic situation and the challenges that resulted from it allowed new opportunities for experimenting different pedagogical approaches. One of the pedagogical frameworks that has gained momentum at tertiary level was flipped learning, which seems to be adequate to the current circumstances and the profile of new higher education students, who prefer visual forms of learning and are highly connected, with a low attention span. This approach involves an active learning methodology, in which students are introduced to new contents at home while lectures are used for practice. This promotes independent learning and students’ autonomy and self-regulation. In other words, according to Bloom’s Taxonomy, which defined different categories of cognitive tasks in the 1950s, later updated in the year 2000s, students are able to perform individually cognitive tasks of lower difficulty or complexity and then engage in more complex cognitive tasks in the context of the online classroom. In this paper, we describe how online flipped learning can be applied to the context of English Language Learning to develop student autonomy, learning, control and responsibility (Fisher, Ross, LaFerriere & Martiz, 2017), namely through the use of four specific tools: weekly lesson plans; short videos; digital portfolio; rubrics.