Sociologia | Artigos em revistas nacionais / Papers in international journals
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Browsing Sociologia | Artigos em revistas nacionais / Papers in international journals by Author "Abrantes, Pedro"
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- Correndo para o topo? Socialização e percursos de vida dos jovens advogados de negóciosPublication . Abrantes, Pedro; Santos, Susana
- Educação de elites e a dimensão da internacionalização em PortugalPublication . Schippling, Anne; Abrantes, Pedro; Lopes, João Teixeirao Perante os atuais processos de um novo capitalismo global, a educação de elites está marcada por transformações que produzem um campo de tensão entre tendências homogeneizadoras e heterogeneizadoras. A referência ao internacional ganha, nesse cenário, um conteúdo de significado diverso, que o presente artigo procura reconstruir. Partindo de uma caracterização da educação de elites e da dimensão da internacionalização a nível global e no contexto português, apresentam-se dois estudos de caso em colégios internacionais na região de Lisboa, que correspondem a modalidades diferentes da construção da sua identidade escolar.
- Educação e classes sociais em Portugal: continuidades e mutações no século XXIPublication . Abrantes, PedroA relação entre educação e estrutura de classes esteve no âmago do projeto sociológico, desde a sua génese. O objetivo deste artigo é retomar algumas das suas principais teorias e resultados, à luz das transformações que têm atravessado a sociedade portuguesa ao longo das últimas décadas. Essas mudanças têm sido tão profundas que, por vezes, se tem colocado em causa o próprio potencial heurístico do conceito de classe social ou, pelo menos, a sua relação com a escolaridade. Este artigo serve, portanto, para clarificar a importância desta relação, bem como explorar variações recentes na sua configuração. Após uma revisão da literatura nacional e internacional, apresenta-se e discute-se um conjunto de dados empíricos, resultantes do European Social Survey, comparando os resultados de 2002 e 2018.
- A educação em Portugal: princípios e fundamentos constitucionaisPublication . Abrantes, PedroA propósito da celebração dos seus 40 anos, o artigo analisa o modo como a educação é concebida na Constituição da República Portuguesa, à luz de estudos sociológicos nacionais e internacionais de referência. Discute-se o modo como a lei fundamental foi entendida e teve impactos no sistema educativo português, identificando-se algumas controvérsias, tensões e áreas de desenvolvimento futuro. Questões como as relações público-privado, o combate às desigualdades, a aprendizagem ao longo da vida, a gestão democrática ou a educação para a cidadania são afloradas. Em termos gerais, argumenta-se que a Constituição teve um papel central na transformação do sistema educativo e constitui, ainda hoje, um instrumento fundamental de estabilização, mas também de orientação de políticas transformadoras.
- Educação inclusiva: proposta de quadro analítico e aplicação ao caso portuguêsPublication . Abrantes, PedroO conceito de educação inclusiva tem vindo a ganhar inegável centralidade no plano das políticas educativas. A partir da identificação de um conjunto de linhas teóricas e de investigação sobre o tema, o presente artigo propõe um quadro de análise para discutir os progressos, fragilidades e desafios de sistemas e programas educativos comprometidos com o desígnio da educação inclusiva, aplicando esse quadro para discutir a evolução do sistema educativo português nas duas primeiras décadas do século XXI. Desta forma, observam se alguns avanços importantes, mas também hiatos persistentes, incluindo ao nível da produção sistemática de informação e conhecimento.
- “A escola dos ciganos”: contributos para a compreensão do insucesso e da segregação escolar a partir de um estudo de casoPublication . Abrantes, Pedro; Seabra, Teresa; Caeiro, Tiago; Almeida, Sofia; Costa, RaquelO artigo analisa os percursos das crianças ciganas de uma escola do 1º ciclo, em Lisboa, na qual esta população é francamente maioritária (cerca de 80%), apontando pistas para uma intervenção transformadora. A partir de estudos anteriores sobre o tema e de uma pesquisa de terreno, na qual cruzámos análise documental, entrevistas e observação participante, procurámos descrever e compreender as taxas dramáticas de absentismo, insucesso e retenção, a concentração crescente de alunos ciganos neste estabelecimento de ensino e os parcos resultados das intervenções socioeducativas desenvolvidas no local, ao longo dos últimos anos.
- Inserções, identidades e competências dos sociólogos em PortugalPublication . Abrantes, Pedro; Banha, Rui; Ramos, Madalena; Aníbal, Alexandra; Urze, PaulaO artigo procura contribuir para o conhecimento e a reflexão acerca das identidades e representações profissionais dos sociólogos per se e na relação com os outros profissionais, no quadro das dinâmicas organizacionais. Para isso, retoma algumas questões de fundo sobre o desenvolvimento deste campo em Portugal, analisando as respostas ao inquérito “Competências e Práticas Profissionais dos Diplomados em Sociologia”, lançado em 2019. Explora, assim, o efeito de diferenças geracionais, de percurso formativo e de inserção profissional (dentro e fora da academia) no posicionamento dos indivíduos, em termos de identidade e representações, nomeadamente quanto ao que significa ser sociólogo.
- Literacia e inclusão digital no ensino superior online: impactos em adultos diplomadosPublication . Henriques, Susana; Neves, Claudia; Silva, Ana Paula; Abrantes, Pedro; Ramos, Maria do Rosário; Jacquinet, Marc; Bäckström, Bárbara; Falé, Isabel; Magano, OlgaA partir de um enquadramento teórico, que mobiliza contributos da literacia e inclusão digital, da aprendizagem ao longo da vida, da educação digital e da empregabilidade, analisam-se dados recolhidos através de inquéritos de follow-up aos licenciados que concluíram o curso entre 2011 e 2018 no ensino superior online. Pretende-se, com o presente estudo, contribuir para aprofundar o conhecimento sobre as competências digitais e inclusão digital associadas a adultos diplomados em cursos oferecidos em regime de educação digital. Os resultados apresentados permitem informar as políticas públicas e corroboram os resultados de outros estudos, no sentido em que é evidenciado que as competências de literacia digital e os níveis de inclusão digital são positivamente impactados pela educação e formação online.
- O orçamento participativo das escolas: um espaço de construção da democracia?Publication . Abrantes, PedroO presente artigo enquadra e discute, num primeiro momento, o Orçamento Participativo das Escolas, um programa público levado a cabo em Portugal desde 2017, à luz dos estudos que têm vindo a acompanhar a aplicação desta metodologia, a nível internacional, assim como de investigação educacional de fundo sobre a relação entre Escola Pública e Democracia. Num segundo momento, o artigo apresenta alguns dos resultados da 5.ª edição desta iniciativa (2021), constatando-se que, mesmo num período de pandemia, o programa envolveu centenas de escolas, nas quais os/as estudantes elaboraram propostas de melhoria e participaram nas votações. Observa-se um maior impacto nas regiões Norte e Centro, bem como no 3.º ciclo do ensino básico. Analisam-se as propostas dos/as estudantes, constatando-se um predomínio das orientadas para o bem-estar e as sociabilidades, mas com uma expressão relevante das que visam um reforço das atividades físicas e desportivas, o apetrechamento digital, a sustentabilidade ambiental ou a inovação educativa. Argumenta-se que este programa, desde que enquadrado no projeto educativo e práticas pedagógicas, tem potencial para promover a vida democrática, mas a sua concretização desarticulada e distorcida pode conduzir a um engodo democrático e a um aumento das desigualdades. Conclui-se com pistas para a investigação e intervenção.
- Percursos escolares e participação social dos jovens: as origens de classe ainda são relevantes?Publication . Abrantes, Pedro; Torres, Leonor Lima; Palhares, JoséO presente artigo discute até que ponto as origens sociais são condicionantes dos percursos escolares e de participação social dos jovens, no Portugal contemporâneo. Para isso, num primeiro momento, procede a um levantamento de diferentes filões de pesquisa que, a nível nacional e internacional, têm abordado esta questão. Explicitam-se os protocolos metodológicos e, em seguida, apresenta-se e discute-se um conjunto de dados obtidos a partir de um inquérito aplicado pela Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência a uma amostra nacional dos estudantes no 10.º ano de escolaridade (n= 241.341). Os resultados apontam para percursos escolares e, em menor escala, indicam, também, taxas de participação social ainda bastante marcados por desigualdades familiares, num padrão de sucessivas (des)vantagens que se vão acumulando ao longo das trajetórias infantis e juvenis.