Browsing by Issue Date, starting with "2023-03"
Now showing 1 - 10 of 25
Results Per Page
Sort Options
- Incidência de BIS superior a 60 durante anestesia com propofol/remifentanil para cirurgia da coluna cervical e possível ocorrência de awareness, comparando bloqueio neuromuscular standard e profundoPublication . Amorim, Pedro; Saúl, Raquel; Nunes, Catarina S.
- Narrativas da educação a distância em Portugal e no Brasil: meta-análise de sinopses de unidades curriculares da "Licenciatura em Educação" e da "Licenciatura em Pedagogia"Publication . Souza, Sandoval Antunes de; Cardoso, Teresa Margarida LoureiroNeste relatório dá-se sucintamente conta do trabalho de investigação realizado na Universidade Aberta, o qual foi acolhido pelo Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D), unidade 4372/FCT, e Departamento de Educação e Ensino a Distância (DEED), no âmbito do pós-doutoramento em Educação a Distância e Elearning, intitulado "Narrativas da Educação a Distância em Portugal e no Brasil: meta-análise de sinopses de unidades curricular da 'Licenciatura em Educação' e da 'Licenciatura em Pedagogia'".
- Animal management practices in the Western Iberian Peninsula during the Neolithic-Chalcolithic transition: the study case of Leceia site (Oeiras, Portugal)Publication . Navarrete, Vanessa; Cardoso, João Luís; Detry, CleiaThe principal aim of this work is to establish the degree of human control over the management and animal diet of domesticates and characterize different herding systems during the Neolithic-Chalcolithic transition in Leceia site.
- Literacia e inclusão digital no ensino superior online: impactos em adultos diplomadosPublication . Henriques, Susana; Neves, Claudia; Silva, Ana Paula; Abrantes, Pedro; Ramos, Maria do Rosário; Jacquinet, Marc; Bäckström, Bárbara; Falé, Isabel; Magano, OlgaA partir de um enquadramento teórico, que mobiliza contributos da literacia e inclusão digital, da aprendizagem ao longo da vida, da educação digital e da empregabilidade, analisam-se dados recolhidos através de inquéritos de follow-up aos licenciados que concluíram o curso entre 2011 e 2018 no ensino superior online. Pretende-se, com o presente estudo, contribuir para aprofundar o conhecimento sobre as competências digitais e inclusão digital associadas a adultos diplomados em cursos oferecidos em regime de educação digital. Os resultados apresentados permitem informar as políticas públicas e corroboram os resultados de outros estudos, no sentido em que é evidenciado que as competências de literacia digital e os níveis de inclusão digital são positivamente impactados pela educação e formação online.
- The continuous Redner–Ben-Avraham–Kahng coagulation system: well-posedness and asymptotic behaviourPublication . Verma, Pratibha; Giri, Ankik Kumar; Costa, Fernando Pestana daThis paper examines the existence of solutions to the continuous Redner-Ben-Avraham-Kahng coagulation system under specific growth conditions on unbounded coagulation kernels at infinity. Moreover, questions related to uniqueness and continuous dependence on the data are also addressed under additional restrictions. Finally, the large-time behaviour of solutions is also investigated.
- Conciliação da vida profissional, pessoal e familiar no município de Gondomar: a licença parental partilhadaPublication . Gomes, Diana Filipa Martins; Perista, Heloísa; Albuquerque, RosanaA conciliação da vida profissional, pessoal e familiar potencia uma efetiva igualdade entre homens e mulheres, permitindo a realização individual ao nível das suas escolhas em todas as esferas da sua vida. Contudo, esse equilíbrio tão almejado, pode muitas vezes ser difícil de se alcançar, colocando em questão as interações sociais e profissionais entre homens e mulheres e entre os/as mesmos/as e as suas entidades patronais. As alterações sociais, demográficas e económicas, que se têm sentido ao longo dos últimos anos, fazem-se acompanhar de alguma exigência e pressão quer individual, familiar, organizacional e da sociedade em geral, no modo em como são conjugados o trabalho e a vida pessoal e familiar. As dificuldades de conciliação entre as esferas ocorrem muitas vezes devido aos estereótipos de género existentes na sociedade, reproduzidos pelos indivíduos através dos seus comportamentos ao nível organizacional. É nesse sentido que pretendemos compreender com este estudo de caso dos trabalhadores do município de Gondomar, que foram pais entre o ano de 2017 e 2019, a sua opção de não exercício do direito à licença parental partilhada.
- Anamorfose e realidade aumentada: uma proposta de itinerário para o estudo da geometria na disciplina de educação visualPublication . Fernandes, Manuel Joaquim Flores; Araújo, António; Mauro, FigueiredoA tecnologia de Realidade Aumentada tem vindo a conhecer notoriedade em diversas áreas, assumindo particular relevância no contexto educativo, tanto mais que está relativamente acessível através do uso de smartphones ou tablets que os alunos transportam diariamente para a sala de aula. Esta tecnologia oferece aos estudantes a possibilidade de combinar elementos virtuais com ambientes físicos, tornando as experiências de aprendizagem mais interativas e, por isso, mais interessantes, enriquecedoras e criativas. Nesta investigação apresentamos os resultados da implementação de um itinerário formativo, concebido para o estudo da geometria na disciplina de Educação Visual, do 9º ano de escolaridade, sobretudo na abordagem aos conceitos de perspetiva. Este itinerário combina a utilização de modelos 3D digitais e de Realidade Aumentada com a noção de Anamorfose, procurando estabelecer uma analogia entre os contributos de Albrecht Dürer e de Filippo Brunelleschi com as atuais possibilidades da realidade mista. Descrevemos o impacto das atividades realizadas com alunos do 9º ano de escolaridade no estudo da perspetiva, no âmbito da disciplina de Educação Visual. Com base num percurso educativo, os alunos realizaram experiências de aprendizagem combinando tecnologias imersivas com desenho analógico. Esta proposta revelou potencialidades dignas de relevo no que diz respeito à abordagem ao conceito de imersão para a perceção e representação espacial. Utilizámos perspetivas imersivas obtidas através do desenho à mão sobre uma grelha equirectangular (perspetiva curvilínea) que permite explorar uma nova reconfiguração da realidade com aplicações de Realidade Virtual. Os resultados obtidos são promissores, tendo os alunos demonstrado facilidade na utilização desta tecnologia, revelando motivação, iniciativa e bastante autonomia no desenvolvimento dos trabalhos. Concluímos, ainda, que esta metodologia permitiu enriquecer a experiência imersiva dos alunos com a tecnologia de Realidade Virtual, melhorou a sua visualização espacial e a capacidade de representação tridimensional, tendo potenciado a autorregulação das aprendizagens.
- Anticipating future needs in key competences for sustainability in two distance learning universities of spain and PortugalPublication . Majadas Matesanz, María; Caeiro, Sandra; Nicolau, Paula BacelarThe current eco-social crisis includes global challenges such as climate change, environmental degradation and demographic shifts that call for a global response. The European Environment Agency claims that over the next decade, very different answers will be needed to the world’s challenges than the ones provided over the past 40 years to confront the foreseeable global changes. Higher Education Institutions have their own responsibility in training future professionals in cross-cutting key competences for sustainability, which are defined through different frameworks. Considering that current students will need to overcome global challenges, this research aims to identify the ways in which Higher Education Institutions are anticipating the introduction of key competences for sustainability into the curricula of their programs. Specifically, it aims to detect the perception of the heads of three departments and three faculties of two universities in Spain and Portugal about the presence of key competences for sustainability in the selected degrees. For this study, a qualitative research approach was employed. The methodology used involved the application of interviews to departments and faculties heads. The results showed there is a growing interest in sustainability at Higher Education Institutions, but key competences for sustainability were not yet sufficiently valued as competences needed for the students in the future, in particular those linked with the professional world. Further similar research could be conducted at other levels (master’s degree, doctorate).
- O conceito de refugiado no direito internacional: tendências e desafiosPublication . Teles, Abílio José Marques Pereira; Caetano, João RelvãoA presente dissertação versa sobre o conceito e o instituto jurídico de refugiado e a pertinência da sua eventual reconfiguração, como resposta a necessidades práticas do tempo presente. A Convenção de Genebra de 1951 estabeleceu a proteção dos refugiados, no rescaldo da 2.ª Guerra Mundial, em que milhões de pessoas foram perseguidas por razões políticas, religiosas ou equivalentes. Ao longo do tempo, muitos pediram, com sucesso, asilo a outros países, com apoio no Direito Internacional. A novidade dos últimos anos é a emergência de pedidos de refúgio por razões ambientais que não estão previstas no Direito Internacional ou no Direito da União Europeia. Neste trabalho, procura-se saber se o Direito em vigor pode ser interpretado de forma mais ampla ou se deve ser revisto para englobar essas situações de vulnerabilidade humana. A investigação começa com o estudo do conceito de refugiado, tendo em conta a legislação aplicável, e prossegue com a análise e discussão do proposto conceito de refugiado ambiental. Tem-se em conta o que dispõem o Direito Internacional e o Direito da União Europeia e investigam-se as causas que levam à deslocação forçada de pessoas, designadamente as causas de natureza ambiental. O trabalho faz uso de uma metodologia qualitativa de análise de instrumentos jurídicos na área do Direito dos Refugiados, assim como de trabalhos teóricos e documentos de política, designadamente ambiental. Conclui-se que é necessário que os Estados reforcem a cooperação internacional para proteger as pessoas obrigadas a deixar os seus países por razões ambientais, mas sem que isso implique uma alteração ao conceito clássico de refugiado.
- The integration of circular economy within corporate sustainability reporting: towards a framewokPublication . Opferkuch, Katelin; Caeiro, Sandra; Salomone, Roberta; Ramos, Tomás BarrosApesar da adoção crescente de iniciativas de desenvolvimento sustentável, as economias baseadas no consumo e na extração de materiais e energia não conseguem abordar questões globais como o esgotamento de recursos, as alterações climáticas e a perda de biodiversidade. Como resultado, académicos e decisores políticos têm procurado vias alternativas para a criação de valor económico e social, e que ao mesmo tempo minimizem os impactes ambientais negativos. O modelo de economia circular (EC) de produção e consumo, que promete transformar os sistemas económicos lineares, tem vindo a ser rapidamente integrado nas iniciativas de sustentabilidade organizacional. As empresas estão cada vez mais sensibilizadas para a transição para a EC, encarando como uma oportunidade para implementar práticas inovadoras de responsabilidade social. Este compromisso crescente das empresas em melhorar a implementação de estratégias e práticas de EC exige o desenvolvimento de directrizes para assegurar uma comunicação externa consistente e eficaz. Os relatórios de sustentabilidade permitem às empresas mostrar não só ocompromisso com a sustentabilidade, mas também aumentar a transparência das actividades empresariais. À medida que os modelos de EC ganham presença no sector privado, os relatórios continuam a ser um canal de interação privilegiada com as partes interessadas, assegurarando que as empresas estão a ser responsabilizadas pela implementação dosobjectivos de sustentabilidade assumidos. Na ausência de directrizes “normalizadas” para avaliar e comunicar a internalização da circularidade na organização, não está a ser aproveitado todo o potencial da utilização de relatórios como instrumento de apoio à transição para a sustentabilidade organizacional. As evidências existentes sugerem uma baixa inclusão da EC nos relatórios de sustentabilidade, e reforçam a existência de lacunas de investigação significativas sobre a intersecção da EC com os relatórios de sustentabilidade. Neste contexto, o presente trabalho de investigação visa explorar e apoiar a a integração da EC nas práticas e abordagens associadas a relatórios de sustentabilidade nas empresas. Para atingir este objectivo principal, foram equacionados quatro objectivos específicos de investigação: 1) investigar como é que a literatura existente e as abordagens metodológicas associadas à conceção e operacionalização de relatórios de sustentabilidade orientam as empresas na integração das questões de EC nos relatórios de sustentabilidade; 2) analisar o conteúdo relacionado com EC presente nos relatórios de sustentabilidade de empresas classificadas em rankings de sustentabilidade; 3) explorar as perspectivas e experiências das empresas que divulgam conteúdos de EC nos relatórios de sustentabilidade; 4) propor recomendações para melhorar o a comunicação dos conteúdos de EC pelas empresas. Este trabalho segue uma concepção interpretativa e indutiva da investigação, utilizando métodos qualitativos e quantitativos para a recolha e análise de dados. Mais especificamente, as estratégias de investigação incluiram uma revisão sistemática da literatura, análise de conteúdo, inquéritospor questionário, entrevistas semi-estruturadas e grupos focais. A investigação ao ter sido baseada em métodos mistos, incluindo a utilização de diferentes métodos de recolha de dados, permitiu reforçar as principais conclusões obtidas neste estudo. Os principais resultados deste trabalho de investigação são consubstanciados em três artigos científicos, com o objectivo de contribuir para as discussões teóricas e práticas sobre EC em relatórios de sustentabilidade de organizações empresariais. Dos resultados do primeiro objectivo de investigação, verificou-se que a EC foi incluída apenas em cinco dos quinze modelos e abordagens de relatórios de sustentabilidade analisados, e na maioria das vezes incluídos como: i) um tema incluído voluntariamente e, apresentado como material suplementar; ou ii) discutidos dentro de um único tópico: gestão de recursos ou resíduos. Além disso, a EC é mais comummente descrita através da definição da Fundação Ellen MacArthur e a responsabilidade pela selecção dos dados da EC continua a ser da responsabilidade exclusiva da empresa, uma vez que não existem diretrizes ou normas para este efeito. As conclusões sugerem também que as empresas que procuram aconselhamento a partir destes modelos de apresentação de relatórios não irão muito provavelmente reportar as questões da EC ou descreverão apenas qualitativamente as actividades da EC sob uma perspectiva restrita, normalmente focada na gestão de resíduos. Os resultados do segundo objectivo revelaram que, embora a EC esteja a ser explicitamente mencionada em quase todos os relatórios de sustentabilidade analisados, o conteúdo de EC é muito limitado e não está presente nas diferentes componentes do relatório de sustentabilidade. Especificamente, CE é descrita na mensagem do presidente executivo em apenas 20% das empresas, e em 28% das avaliações de materialidade da empresa. Além disso, observou-se que as empresas efetuam uma ligação superficial do conteúdo da EC com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, e sem qualquer justificação quantitativa para a maioria dos casos. Relativamente a objectivos e indicadores de EC, menos de um terço das empresas revelaram objectivos que focam sobretudo iniciativas de circularidade de nível estratégico e indicadores que avaliam sobretudo práticas de circularidade de escala operacional. Globalmente, estas conclusões destacam duas visões de EC no âmbito das estratégias empresariais: 1) EC é um pilar importante; ou 2) EC é uma extensão (ou substituição) de temas associados às áreas de resíduos e/ou de gestão. No âmbito do terceiro objectivo, as empresas investigadas destacaram sete factores críticos para reportar EC, bem como identificaram vários desafios e benefícios associados à comunicação externa dos dados de EC. Em relação à relevância e exequibilidade do reporte de EC, as empresas evidenciaram que, em geral, o conteúdo de EC é relevante para todos os elementos-chave do conteúdo dos relatórios de sustentabilidade, contudo, consideraram os elementos de "Riscos e Oportunidades" e "Desempenho de Sustentabilidade" como os menos exequíveis para desenvolver e divulgar dados da EC. Os resultados do quarto objectivo de investigação traduziram-se por uma série de recomendações práticas, relevantes para os profissionais que trabalham com questões de EC, de relatórios de sustentabilidade e ainda aqueles envolvidos com a sustentabilidade organizacional em geral. Em particular, as empresas devem dar prioridade à identificação de riscos e oportunidades relacionadas com a EC, e reconhecer a hierarquia das estratégias da EC ao medir e divulgar os respetivos dados. Devem ainda reconhecer a EC como uma poderosa ferramenta de reporte no contexto da criação de valor empresarial e assegurar que as metas relacionadas com a EC são acompanhadas por indicadores relevantes para evitar potenciais alegações de ”greenwashing”. No conjunto, os resultados desta investigação fornecem vários contributos para a concretização do objectivo central: explorar e apoiar a necessária integração da EC no âmbito das práticas e modelos de relatórios de sustentabilidade das empresas. Os principais resultados demonstram que a integração da EC não só é uma evidência, como está em rápida evolução no âmbito da elaboração de relatórios de sustentabilidade das empresas. Esta investigação conclui com reflexões teóricas sobre as percepções corporativas da EC e a sua relação com a sustentabilidade que emerge nos relatórios de sustentabilidade. Além disso, os resultados revelam várias sinergias e limitações entre as percepções de valor dentro dos processos de EC e de criação de valor empresarial. Esta investigação apresenta um primeira contributo para apoiar a integração da EC nos processos de reporte da sustentabilidade das empresas, estabelecendo uma visão geral das actuais tendências e fraquezas dos relatórios, ao mesmo tempo que destaca numerosas oportunidades de trabalho futuro para facilitar e impulsionar a transparência na transição para uma EC.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »