LE@D - Laboratório de Educação a Distância e Elearning | Livros / Books
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing LE@D - Laboratório de Educação a Distância e Elearning | Livros / Books by Author "Amante, Lúcia"
Now showing 1 - 10 of 11
Results Per Page
Sort Options
- Avaliação das aprendizagens: perspetivas, contextos e práticasPublication . Amante, Lúcia; Oliveira, IsolinaA avaliação é um processo central no ensino e é através da avaliação que o professor pode perceber se a trajetória por ele desenhada resulta na aprendizagem pretendida. Com efeito, a avaliação constitui, cada vez mais, um fator fulcral da qualidade dos processos de aprendizagem sendo deles indissociável. Se as práticas tradicionais de avaliação são cada vez mais problematizadas no ensino presencial, existem hoje outros contextos de aprendizagem híbridos ou totalmente a distância, em que esta problematização se torna ainda mais premente. Considerando que a avaliação está sempre relacionada com o que se entende por ensinar e aprender, estes novos contextos de aprendizagem e as suas características têm determinado, em grande parte, o repensar dos modelos pedagógicos convencionais e consequentemente das práticas avaliativas. Este e-book reúne um conjunto de estudos desenvolvidos recentemente por diversos profissionais da educação, de Portugal e do Brasil, dando-lhe a visibilidade merecida e permitindo a outros recolher nestes trabalhos contributos para a consolidação teórica das novas perspetivas sobre a avaliação bem como favorecer o desenvolvimento de práticas inovadoras e profícuas que conduzam à melhoria do processo de aprendizagem. A obra aborda a questão da avaliação em diversos contextos, em diferentes níveis de ensino, em diferentes disciplinas e onde se procura, nos, primeiros capítulos, propor referenciais teóricos que permitam enquadrar o conjunto de estudos de natureza mais prática apresentado nos capítulos seguintes. Este e-book, pretende ainda dar conta dos resultados da estreita colaboração existente entre a Universidade Aberta, com investigadores de universidades do Brasil que participam regularmente em atividades/projetos do Laboratório de Educação a Distância e Elearning, contribuindo para o aprofundamento e difusão da pesquisa realizada em ambos os países que em muito enriquece a produção científica e a desejável partilha de conhecimento.
- Avaliação e feedback : desafios atuaisPublication . Amante, Lúcia; Oliveira, Isolina
- Competências digitais no séc. XXI: instrumento de autoavaliaçãoPublication . Aires, Luísa; Pereda Herrero, María Visitación; Palmeiro, Ricardo; Amante, Lúcia; Nunes, Catarina S.
- Desafios da avaliação digital no ensino superiorPublication . Pereira, Alda; Oliveira, Isolina; Tinoca, Luís; Pinto, Maria do Carmo Teixeira; Amante, LúciaA obra que aqui se apresenta consubstancia uma parte da investigação desenvolvida no âmbito do projeto “Avaliação e eLearning no Ensino Superior “(@ssess.he), financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). Este projeto desenvolveu-se entre 2011 e 2013, e teve como foco a investigação em torno da avaliação digital no Ensino Superior. O projeto visou estudar as estratégias de avaliação digital, adequadas e válidas aos ambientes virtuais de aprendizagem no Ensino Superior, contribuindo para a clarificação de processos e visando a definição de indicadores que garantam a sua autenticidade e validade na avaliação de competências em contextos de elearning.
- Diálogos luso-brasileiros sobre educação a distância e elearning: textos selecionados do IV Colóquio Luso-Brasileiro Educação a Distância e eLearning, PUC BrasilPublication . Torres, Patrícia; Amante, Lúcia; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Teixeira, AntónioEsta obra reúne textos selecionados dos trabalhos apresentadas no âmbito do IV Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e eLearning. Esta iniciativa do Laboratório de Educação a Distância e eLearning em parceria com o Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta teve lugar na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (Brasil) que acolheu esta edição do evento.
- Educação e tecnologias Web: contributos de pesquisa luso-brasileirosPublication . Torres, Patrícia Lupion; Amante, LúciaO livro Educação e Tecnologias Web: contributos de pesquisa Luso-Brasileiros constitui um significativo resultado da já longa e frutuosa parceria entre o Programa de Pós-Graduação em Educação da Escola de Educação e Humanidades da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e a Universidade Aberta de Portugal, designadamente com o Laboratório de Educação a Distância e eLearning. Essas duas universidades celebram quase uma década de colaboração, registrando relevantes parcerias quer de pesquisa no âmbito de mestrados e doutorados, quer de participação em provas académicas, de coorganização de eventos científicos de ambas as instituições, de promoção da mobilidade académica dos seus estudantes e docentes, bem como de produção de publicações conjuntas, como a que hoje temos o orgulho de vos apresentar. O livro reúne uma seleção de trabalhos desenvolvidos em ambas as universidades no âmbito de dissertações de mestrado e de teses de doutoramento recentes, que se destacaram pela sua qualidade e relevância na área.
- Modelo pedagógico virtual da Universidade Aberta : para uma universidade do futuroPublication . Pereira, Alda; Mendes, António Quintas; Morgado, Lina; Amante, Lúcia; Bidarra, José
- Modelo pedagógico virtual: cenários de desenvolvimentoPublication . Mendes, António Quintas; Bastos, Glória; Amante, Lúcia; Aires, Luísa; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro
- A prática em avaliação digital de competênciasPublication . Oliveira, Isolina; Pereira, Alda; Amante, Lúcia; Oliveira, Ricardo
- Universidade Aberta's pedagogical model for distance education: a university for the futurePublication . Pereira, Alda; Mendes, António Quintas; Morgado, Lina; Amante, Lúcia; Bidarra, JoséThis document present the Pedagogical Model for Distance Education in the case of Universidade Aberta of Portugal. It describes the principles and actions for the fully virtualization of the organization and for the learning process.