Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares | Master’s Degree in Information Management and School Libraries – TMGIBE
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Browsing Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares | Master’s Degree in Information Management and School Libraries – TMGIBE by advisor "Cardoso, Teresa Margarida Loureiro"
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- Biblioteca escolar e trabalho colaborativo: a formação de professores no projeto Jornadas Literárias Ler (n)o DouroPublication . Rodrigues, Maria de Fátima Macedo; Cardoso, Teresa Margarida LoureiroAs bibliotecas escolares têm vindo a assumir, nas últimas décadas, um papel cada vez mais relevante na promoção da leitura e na formação de leitores, em particular no desenvolvimento das competências de literacia implicadas na aprendizagem e na construção do conhecimento, essenciais ao cidadão do século XXI. Contudo, o pleno cumprimento deste desígnio requer que a ação da biblioteca escolar seja contextualizada na abordagem do currículo e integrada em projetos de enriquecimento curricular, o que exige, por sua vez, e entre outros aspetos, trabalhar colaborativamente. No cumprimento deste propósito surgiu o projeto Jornadas Literárias Ler (n)o Douro, aliando a promoção da leitura e a formação nas literacias ao desenvolvimento de trabalho colaborativo. O seu desenho e execução exigiram uma orientação específica relativamente aos procedimentos e estratégias a adotar na sua implementação, implicando, portanto, a formação dos participantes, nomeadamente dos professores. Por esta razão, implementouse o curso de formação Biblioteca Escolar e trabalho colaborativo – um contributo para as Jornadas Literárias Ler (n)o Douro, transversal à operacionalização do referido Projeto, que orientou a planificação e o desenvolvimento das atividades nele realizadas, fornecendo os pressupostos teóricos fundamentais e norteando as ações levadas a cabo. Esta formação constituiu o objeto do estudo desta investigação e a avaliação do seu impacto no desenvolvimento de trabalho colaborativo entre professores e biblioteca escolar o seu principal objetivo. Pudemos concluir que a orientação e o acompanhamento que a mesma proporcionou, e subsequente implementação de projetos interdisciplinares realizados em parceria, com professores, alunos e outros agentes educativos, potenciou de forma positiva e inequívoca o desenvolvimento de trabalho colaborativo entre biblioteca escolar e professores, contribuindo significativamente para o sucesso das Jornadas Literárias Ler (n)o Douro, coadjuvando na construção das aprendizagens necessárias ao sucesso educativo.
- A biblioteca escolar no Estado Novo : meta-análise do Boletim Escola Portuguesa entre 1934 e 1974Publication . Nogueira, António José Meneses Aires; Cardoso, Teresa Margarida LoureiroO ensino elementar constituiu uma das preocupações fulcrais do regime político legitimado após a Constituição de 1933, num Portugal essencialmente rural e analfabeto. Neste contexto, o combate ao analfabetismo implicou o investimento na escolarização da sociedade portuguesa, no qual a Biblioteca Escolar assumiu um papel relevante. Descobrir e mapear o seu percurso e a sua missão educativa e cultural num país dominado por um governo fortemente ideológico, avesso à modernização e à diversidade, tornou-se o grande desafio do presente estudo. Mais especificamente, o tema abordado na presente dissertação é a Biblioteca Escolar no Estado Novo, um período histórico preciso, situado entre os anos 30 e os anos 70 do século XX, caracterizado, então, por um regime político autoritário e por uma sociedade que possuía como atributo mais marcante o analfabetismo real e funcional. A metodologia seguida foi a meta-análise do boletim Escola Portuguesa, periódico editado pelo Ministério da Instrução Pública, Direcção Geral do Ensino Primário, que se manteve ativo entre outubro de 1934 e outubro de 1974, praticamente ao longo de toda a vigência do Estado Novo. A escolha do referido boletim como objeto de análise deveu-se ao facto de este ser uma publicação oficial, criada para orientar os agentes do ensino elementar português, segundo orientações ideológicas muito específicas. Os 143 artigos selecionados e que constituem o corpus de análise distribuem-se por três áreas estruturantes que formam um todo conceptual: a Escola Portuguesa, o Estado Novo e a Biblioteca Escolar. Assim, ancorou-se o estudo nas três áreas mencionadas para contextualizar e fundamentar a criação e evolução da Biblioteca Escolar, tendo em conta o tipo de regime político vigente. De facto, quer o Estado Novo, quer a Escola Portuguesa funcionaram como condicionantes importantes na criação da Biblioteca Escolar e do seu papel no contexto da sociedade portuguesa e do regime político que lhe esteve subjacente. As medidas tomadas pelos sucessivos governos para enfrentar o problema da elevada percentagem de analfabetos, durante aquele período, passaram necessariamente pela criação de escolas e pela instalação de Bibliotecas Escolares. Estas, inicialmente impulsionadas para atender às necessidades de uma população analfabeta adulta, foram gradualmente orientadas para o público infantil do ensino primário elementar, mas nunca perderam a sua função de transmissoras da ideologia dominante. Além disso, formar leitores passou a ser a palavra de ordem das cerca de 3000 Bibliotecas Escolares instaladas ao longo do período em estudo. A leitura tornou-se ainda um conceito cada vez mais abrangente, passando da leitura para educar nos valores e formar o caráter à leitura com fins pedagógicos, com vista a aprofundar os conteúdos abordados em contexto curricular, até à descoberta do prazer de ler ou à leitura por prazer, afinal uma das noções preconizadas atualmente.
- O “Clube da Wikipédia” como ecossistema de desenvolvimento digital com a biblioteca escolar: estudo de caso no ensino básico no distrito de SetúbalPublication . Batista, Ana Luzia Marques Guerreiro Bota; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, FilomenaNestes últimos anos, a sociedade e a educação foram confrontadas com significativas mudanças tecnológicas que exigem a adaptabilidade dos indivíduos, sobretudo no modo como adquirem o conhecimento, o partilham e o divulgam. Portanto, a escola, incluindo a biblioteca escolar, é chamada a preparar os alunos para a inovação com as tecnologias de informação e de comunicação, por exemplo, através do desenvolvimento das literacias informacional e digital, entre outras. É nesta dinâmica que a Wikipédia nos surge como recurso e como estratégia de trabalho para o desenvolvimento de competências, inspirando a criação de um clube escolar, o “Clube da Wikipédia”. Pretende-se, assim, por via de um estudo de caso múltiplo, implementado em dois estabelecimentos em Portugal Continental, perspetivar possibilidades de integração curricular da Wikipédia no ensino básico público, designadamente no âmbito do referido clube, em articulação com a disciplina de História, e averiguar se há constrangimentos no desenvolvimento das literacias digitais e informacionais em alunos daquele nível de escolaridade. Metodologicamente, o estudo assenta no paradigma pragmático, porquanto a ação é o foco central da investigação. Os instrumentos de recolha de dados compreendem grelhas de observação focada e fichas de acolhimento, de aferimento e de autoavaliação. Os resultados, obtidos a partir da análise qualitativa e quantitativa dos dados, permitem-nos constatar que o “Clube da Wikipédia” teve impacto nos alunos que nele participaram, especificamente no desenvolvimento das suas competências, em particular no âmbito da literacia da informação e literacia digital, pelo que se sugere alargá-lo a outras áreas disciplinares e a mais alunos.
- Hábitos de leitura de alunos dos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico e impacto na aprendizagem : concepções de alunos, professores e professores bibliotecáriosPublication . Menezes, Isilda Maria Santos Leitão Menezes; Cardoso, Teresa Margarida LoureiroEste estudo tem como principal objectivo conhecer os hábitos de leitura dos alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e as concepções que estes alunos, os seus professores e professores bibliotecários têm acerca da importância de hábitos de leitura na aprendizagem. Assim, formulámos um conjunto de questões específicas às quais procurámos dar resposta: (i) Que concepções têm alunos, professores e professores bibliotecários sobre a leitura? (ii) Como evoluem, segundo alunos, professores e professores bibliotecários, os hábitos de leitura dos alunos? (iii) Que actividades da sala de aula e da biblioteca escolar mais contribuem para essa evolução? (iv) Qual o impacto da leitura na aprendizagem, segundo alunos, professores e professores bibliotecários? (v) Que importância têm as actividades de promoção e animação da leitura, dinamizadas pela equipa da biblioteca escolar, na aprendizagem dos alunos? O enquadramento teórico deste estudo está organizado em quatro partes: a primeira aborda a leitura como uma competência fundamental; a segunda foca hábitos de leitura e respectivo impacto na aprendizagem; a terceira diz respeito à promoção e animação da leitura; e, a quarta apresenta concepções de alunos e professores sobre a leitura. Dada a natureza do problema, adoptámos um paradigma de investigação interpretativo, numa abordagem mista, recorrendo a dados qualitativos e quantitativos. Procedemos à elaboração, testagem, reformulação e aplicação de dois questionários, um destinado a alunos dos 2.º e 3.º ciclos (N=343) e outro a professores dos mesmos ciclos (N=40). Foram ainda realizados dois estudos de caso de professoras bibliotecárias, tendo os dados sido recolhidos através de entrevista semi-estruturada. Os resultados deste estudo mostram que alunos, professores dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e professores bibliotecários, embora não coincidindo nas suas concepções sobre a leitura, partilham o facto de a associarem a um acto de prazer, a um meio de aprender e a um contributo para a aprendizagem. O estudo revela também que os alunos gostam de ler, mas possuem hábitos reduzidos de leitura, verificando-se um decréscimo do 2.º para o 3.º ciclo. Por seu turno, a generalidade dos professores inclui a leitura nas suas planificações de aula, mas dinamizam as actividades de leitura de forma pouco sistemática. Os alunos, os professores e as professoras bibliotecárias inquiridos estão conscientes da relação entre os hábitos de leitura e a aprendizagem, uma vez que entendem que a leitura melhora a compreensão dos conteúdos, desenvolve a capacidade de expressão oral e escrita, enriquece o vocabulário e desenvolve a capacidade de análise e interpretação do texto escrito. A generalidade dos participantes no estudo reconhece que a biblioteca escolar desenvolve actividades de promoção da leitura relevantes e sublinha a sua importância na criação e desenvolvimento de hábitos de leitura. Quase metade dos alunos (com uma percentagem muito superior no 2.º ciclo) e um pouco mais de metade dos professores participam nas actividades da biblioteca escolar. Este estudo deixa em aberto algumas propostas para investigação futura, nomeadamente, analisar a aplicação de actividades de leitura, quer pelos professores curriculares quer pelos professores bibliotecários, durante um período de tempo mais alargado que permita complementar os resultados obtidos sobre a evolução dos hábitos de leitura e o impacto na aprendizagem.
- Hábitos de leitura dos alunos dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico : conceções e práticas da Comunidade Educativa da EBS das FloresPublication . Martins, Maria da Conceição dos Anjos Caldeira; Cardoso, Teresa Margarida LoureiroEste estudo tem como objetivo principal conhecer os hábitos, conceções e práticas de leitura dos alunos dos 2º e 3º ciclos do ensino básico, assim como dos seus professores, encarregados de educação e assistentes operacionais, da EB1,2,3/JI/S Padre Maurício de Freitas, ilha das Flores, arquipélago dos Açores. O enquadramento teórico deste estudo está organizado em três partes: a primeira aborda a leitura como uma competência basilar para aceder ao conhecimento; a segunda incide sobre a formação dos leitores e mediadores nessa construção; a terceira apresenta conceções de alunos, professores, pais e assistentes operacionais sobre a leitura. Tendo em conta a natureza do estudo, enveredámos por um paradigma de investigação interpretativo, numa abordagem mista, recorrendo a dados qualitativos e quantitativos. Realizámos, testámos, reformulámos e aplicámos quatro questionários, destinados a cada grupo participante neste estudo. Os resultados do estudo mostram que o gosto pela leitura é transversal a todos os participantes no estudo, embora a prática da leitura seja pouco sistemática. Durante a infância, a maioria dos alunos teve contacto com atividades de promoção de leitura, desenvolvidas pelos pais, embora de forma pouco constante. As conceções que apresentam nem sempre são coincidentes com as práticas, sugerindo mais um desejo do que uma prática efetiva. A maior parte dos participantes vê a leitura como um ato de prazer e associa-a à aprendizagem e ao conhecimento. O estudo revela também que a generalidade dos inquiridos está convicto de que os hábitos de leitura afetam o desempenho/sucesso escolar. Os professores promovem, sobretudo, a leitura funcional e analítica, mais frequentemente na disciplina de Português. A biblioteca da escola é vista, pelos alunos, essencialmente, como um espaço para passar o tempo, o que é, de certa forma, corroborado pelos professores destacados na biblioteca. A generalidade dos participantes aponta várias atividades para dinamizar este espaço; contudo, são os Assistentes Operacionais que mostram maior disponibilidade para se envolver em atividades de promoção da leitura.
- O impacto do Projeto "aLer+" no Agrupamento de Escolas da Lousã : a perceção dos docentesPublication . Soares, Magda Maria Silva Matos; Cardoso, Teresa Margarida LoureiroConhecer a perceção dos docentes sobre o impacto do Projeto “aLer+”, no Agrupamento de Escolas da Lousã, relativamente ao ano letivo de 2009/2010, foi o objetivo principal desta investigação, tendo sido formuladas as questões específicas “Que balanço é feito pelos docentes da adesão do Agrupamento ao Projeto aLer+?”, “Como avaliam os docentes a implementação do Projeto aLer+ no Agrupamento de Escolas da Lousã?” e “Que rumos perspetivam para a continuidade do Projeto?”. O enquadramento teórico foi organizado em três partes: a primeira aborda a leitura recreativa e a fidelização de leitores, salientando a importância da Biblioteca Escolar e dos projetos de promoção da leitura; a segunda incide sobre o “aLer+”, apresentando o Projeto e fazendo o balanço do seu primeiro ano; a terceira descreve o primeiro ano do Projeto “aLer+” no Agrupamento de Escolas da Lousã (AEL). Reconhecendo vantagens e desvantagens em diferentes paradigmas de investigação e subscrevendo a ideia de que, num mesmo estudo, poderão ser combinados dados de natureza quantitativa e qualitativa, conciliámos a análise estatística dos resultados de um inquérito por questionário com a especificidade de um estudo de caso. Esta investigação revelou que os docentes do AEL consideram o impacto do “aLer+” como bastante positivo e fez sobressair o valor deste projeto de promoção da leitura que envolve todos aqueles que colaboram na educação e crescimento das crianças e jovens, que reforça o papel da Biblioteca Escolar e desenvolve atividades que favorecem a formação e fidelização de leitores e propiciam o prazer de ler. Não obstante acreditarmos que o estudo constitui um contributo válido, reconhecemos-lhe algumas limitações, entre as inerentes a uma revisão da literatura que não pôde apoiar-se em documentação diversificada e a aplicação tardia do questionário. No que diz respeito a sugestões para uma futura investigação, a realização de um estudo diacrónico do “aLer+” no AEL, um projeto que contemple uma amostra mais alargada e, ainda, a análise ao impacto do Projeto, nas outras escolas do concelho (fora do AEL) e na comunidade lousanense, são algumas das propostas.
- INCoDe.2030, TIC e bibliotecas digitais: estudo de caso com alunos do ensino profissionalPublication . Reis, Ana; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, FilomenaÉ incontornável, na atual sociedade, a presença que assumem as Tecnologias de Informação e Comunicação no quotidiano. Neste campo de ação, também a escola deverá, aliás como defendido na Iniciativa Portugal INCoDe.2030, considerar e privilegiar a promoção das competências digitais, com vista a satisfazer as necessidades pessoais e do mercado de trabalho, entre outros aspetos. Importa destacar que tem sido este o rumo dado à formação dos jovens que ingressam na escola profissional onde se desenvolveu o nosso estudo. No entanto, este assume um cariz inovador, porquanto, para além da componente curricular habitualmente trabalhada, se incorporaram outras novas reflexões e práticas. Assim, a dissertação que se apresenta tem como questão de partida a seguinte problemática: INCoDe.2030, TIC e Bibliotecas Digitais: que possibilidades de integração no ensino profissional? Metodologicamente, a nossa dissertação suportou-se na combinação do estudo de caso com a metodologia de projeto, sendo o estudo de caso integrado numa investigação mista. No que respeita à metodologia de projeto, constituiu o alicerce da Formação “INCoDe.2030, TIC e Bibliotecas Digitais” e integrou quatro fases, a saber: Diagnóstico de Partida; Desenho do Projeto; Animação e Execução do Projeto; Avaliação do Projeto. A formação teve lugar numa escola profissional do concelho da Mealhada, com os alunos da turma (o “caso”) do 10.º ano do curso de Multimédia. Como instrumentos de recolha de dados, recorreu-se quer a inquéritos por questionário, quer à observação dos ambientes virtuais onde a formação criada foi ministrada. Para o tratamento e análise de dados, recorreu-se à estatística descritiva e à análise de conteúdo. As evidências recolhidas, quer através destes instrumentos, quer através da meta atingida no que respeita ao sucesso alcançado pelos alunos envolvidos nas atividades propostas, permitem identificar a aquisição de novos conhecimentos e práticas. Neste contexto, ao trabalho habitual de exploração de software considerado no curso, agregaram-se práticas de publicação de trabalhos dos alunos na Biblioteca Digital criada para o efeito, devidamente licenciados, com uma licença aberta Creative Commons, a par do respetivo enquadramento na Iniciativa Portugal INCoDe.2030, permitindo, assim, que a questão das competências digitais fosse objeto de reflexão e desenvolvimento. Constatamos, pois, que a formação teve impacte real nos alunos participantes no estudo, os quais consideraram positiva a intervenção quando questionados sobre a sua relevância. Deste modo, inferimos que a implementação de uma Biblioteca Digital, tendo como suporte os temas por nós abordados, pode ser uma mais-valia, tanto na nossa escola profissional como noutras.
- As literacias digitais na biblioteca escolar: perceções e práticas de professores bibliotecáriosPublication . Gonçalves, Pedro Miguel; Cardoso, Teresa Margarida LoureiroA literacia digital tem sido objeto de vários estudos e com a pandemia por COVID-19 alcançou uma outra dimensão e pertinência. Mas que significado assume a literacia digital no contexto da biblioteca escolar? Motivados por esta questão de partida, pretendemos analisar perceções e práticas de professores bibliotecários em torno da literacia digital e das competências digitais que lhe são/estão associadas. Do ponto de vista teórico, partimos da Revisão da Literatura para clarificar os territórios e as fronteiras das ’grandes literacias’ (Literacia da Informação, Literacia dos Media e Literacias Digitais), e para fundamentar o entendimento moderno das literacias digitais, assente numa visão contextual, dinâmica e aberta à complexidade. Complementarmente, analisamos o perfil expectável para o professor bibliotecário do século XXI. Metodologicamente, adotamos o estudo de caso, centrado em professores bibliotecários de escolas com ensino secundário da cidade de Coimbra. De acordo com o princípio de múltiplas fontes de evidência, desenhamos e aplicamos três instrumentos de recolha de dados: inquérito por entrevista; grelha de análise documental; grelha de análise da presença online das bibliotecas escolares dos professores bibliotecários entrevistados. Como resultados, apresentamos as perceções e práticas que têm das literacias digitais os professores bibliotecários que inquirimos, identificamos o lugar dessas literacias em documentos oficiais das respetivas bibliotecas escolares, a par do mapeamento da sua presença online. Concluímos que, globalmente, os professores bibliotecários inquiridos tendem a definir a literacia digital apenas pelas componentes técnicas e tecnológicas, em detrimento de outras, apesar de não estarem inteiramente alheios à sua existência. Em alguns casos, o estádio de desenvolvimento das respetivas definições corresponde à primeira fase de evolução do conceito de literacia digital, o que inspira mais investigação e recomenda mais formação de professores, nomeadamente de professores bibliotecários.
- Projetos de leitura aLeR+, transversalidade curricular e trabalho colaborativo : uma análise na educação pré-escolar, no ensino básico e secundárioPublication . Baião, Zelinda Ferreira; Cardoso, Teresa Margarida LoureiroSaber ler é uma das competências indispensáveis à vida numa sociedade em constante desenvolvimento e a motivação para a leitura deve surgir o mais cedo possível na vida de qualquer criança. Contudo, não basta saber ler; é necessário aprender a ler para compreender, sendo que é na escola, mas também na família, que se alicerça esta aprendizagem. Partindo destes pressupostos elaborámos o nosso trabalho baseando-nos na análise de Projetos de leitura aLeR+, do Plano Nacional de Leitura, de seis escolas, os distritos de Lisboa e Setúbal. Tivemos como intuito entender até que ponto estes mesmos Projetos motivam os alunos para a leitura, potenciam melhores aprendizagens, possibilitam a transversalidade curricular e fomentam o trabalho colaborativo entre docentes. Na primeira parte, num enquadramento teórico, centramo-nos na motivação para a leitura na infância e na adolescência, abordando a temática da leitura e do currículo escolar. Colocamos o nosso enfoque no desenvolvimento dos Projetos nas escolas com o objetivo de averiguar, por um lado, a existência de articulação curricular e, por outro, a presença de trabalho colaborativo entre o professor bibliotecário, coordenador do Projeto, e os outros professores envolvidos. Na segunda parte, através da análise documental, procedemos ao estudo dos Projetos das seis escolas, completando-o com a realização de doze entrevistas: seis aos coordenadores dos Projetos nas escolas e seis aos professores envolvidos nos mesmos. Pretendemos, ainda, conhecer as conceções dos professores sobre o trabalho colaborativo. No tocante à operacionalização do Projeto os professores envolvidos consideram existir colaboração sendo que a biblioteca escolar e o professor bibliotecário são pilares essenciais neste processo. As coordenadoras advogam a necessidade de um maior envolvimento dos departamentos curriculares sobretudo de disciplinas onde é mais difícil obter a colaboração dos docentes. Contudo, o estudo permitiu concluir que nestas é feito um esforço no sentido de desenvolver atividades promotoras de leitura destinadas à comunidade escolar. O facto de as escolas estarem integradas em agrupamentos e de envolverem professores de diferentes ciclos e disciplinas contribui para alterar algumas práticas letivas. Verifica-se, ainda, a existência de alguma transversalidade curricular visando uma melhoria nas aprendizagens dos alunos.
- Projetos de leitura e trabalho colaborativo : conceções e práticas de professores e professores bibliotecáriosPublication . Araújo, Helena Cristina dos Santos de; Cardoso, Teresa Margarida LoureiroA colaboração é cada vez mais importante em educação porque se considera que o trabalho colaborativo facilita o sucesso das aprendizagens. É, por isso, fulcral que se implemente nas escolas portuguesas uma cultura colaborativa, de forma continuada e concertada, assente no reconhecimento das vantagens da colaboração. Este estudo surgiu para responder a este desafio, promovendo uma reflexão e análise de conceções e práticas de colaboração entre professores e professores bibliotecários, no âmbito específico dos projetos de leitura desenvolvidos em três escolas do concelho de Oeiras. Assim, definiram-se os seguintes objetivos para este estudo: conhecer as conceções dos professores sobre colaboração, identificar práticas de trabalho colaborativo, analisar o papel do professor bibliotecário no desenvolvimento do trabalho colaborativo e analisar o impacto que os projetos de leitura têm no desenvolvimento do trabalho colaborativo. A investigação tomou a forma de um estudo de caso que decorreu, em simultâneo, naquelas escolas do referido concelho e os métodos de recolha de dados utilizados foram o inquérito por questionário, o inquérito por entrevista e a análise documental. O estudo permitiu concluir que os professores inquiridos nestas escolas têm algumas dúvidas em relação ao conceito de colaboração mas reconhecem as suas vantagens e estão conscientes das dificuldades que lhe são inerentes. Além disso, consideram que os fatores que influenciam a colaboração estão muito ancorados nas relações interpessoais e que são marcados pelo sentimento de desvalorização da profissão. O papel do professor bibliotecário no desenvolvimento do trabalho colaborativo é percecionado como muito importante pelos professores e aquele assume uma posição de relevo na coordenação dos projetos. Por sua vez, também os projetos de leitura são reconhecidos como potenciadores de práticas colaborativas. Em suma, as bibliotecas escolares das escolas analisadas apresentam várias propostas de atividades e estratégias colaborativas aos professores mas os parceiros ainda não trabalham em conjunto na planificação de aulas e na avaliação dos alunos. Contudo as escolas mencionadas assumem-se como eixos centrais de um conjunto de atividades/estratégias colaborativas, ajudando a comunidade educativa a valorizar mais a leitura.