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- As literacias digitais na biblioteca escolar: perceções e práticas de professores bibliotecáriosPublication . Gonçalves, Pedro Miguel; Cardoso, Teresa Margarida LoureiroA literacia digital tem sido objeto de vários estudos e com a pandemia por COVID-19 alcançou uma outra dimensão e pertinência. Mas que significado assume a literacia digital no contexto da biblioteca escolar? Motivados por esta questão de partida, pretendemos analisar perceções e práticas de professores bibliotecários em torno da literacia digital e das competências digitais que lhe são/estão associadas. Do ponto de vista teórico, partimos da Revisão da Literatura para clarificar os territórios e as fronteiras das ’grandes literacias’ (Literacia da Informação, Literacia dos Media e Literacias Digitais), e para fundamentar o entendimento moderno das literacias digitais, assente numa visão contextual, dinâmica e aberta à complexidade. Complementarmente, analisamos o perfil expectável para o professor bibliotecário do século XXI. Metodologicamente, adotamos o estudo de caso, centrado em professores bibliotecários de escolas com ensino secundário da cidade de Coimbra. De acordo com o princípio de múltiplas fontes de evidência, desenhamos e aplicamos três instrumentos de recolha de dados: inquérito por entrevista; grelha de análise documental; grelha de análise da presença online das bibliotecas escolares dos professores bibliotecários entrevistados. Como resultados, apresentamos as perceções e práticas que têm das literacias digitais os professores bibliotecários que inquirimos, identificamos o lugar dessas literacias em documentos oficiais das respetivas bibliotecas escolares, a par do mapeamento da sua presença online. Concluímos que, globalmente, os professores bibliotecários inquiridos tendem a definir a literacia digital apenas pelas componentes técnicas e tecnológicas, em detrimento de outras, apesar de não estarem inteiramente alheios à sua existência. Em alguns casos, o estádio de desenvolvimento das respetivas definições corresponde à primeira fase de evolução do conceito de literacia digital, o que inspira mais investigação e recomenda mais formação de professores, nomeadamente de professores bibliotecários.