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- Media e identidade cultural de minorias: os "Rabelados" da comunidade de Espinho Branco, na Ilha de Santiago - Cabo VerdePublication . Carvalho, Celestino; Sousa, Lúcio; Silva, António Leão de Aguiar Cardoso Correia eO presente trabalho de investigação, baseado numa pesquisa levada a cabo no âmbito de uma dissertação de Mestrado em relações interculturais, converge em torno da tríade teórica, identidade cultural, minorias e media. O mesmo propõe, em primeiro lugar, o aprofundamento do conhecimento sobre a realidade das referidas áreas temáticas, com recurso ao estudo de caso. Basicamente far-se-á uma avaliação da forma como os media cabo-verdianos noticiam e descrevem um grupo de indivíduos que em dissidência com uma determinada realidade católica, dos anos sessenta, em Cabo Verde, constituíram-se em grupos com características (identidade) especificas e que para o efeito do presente estudo, foram classificados como “minorias”. Em primeiro lugar recorrer-se-á à revisão de literatura e, seguidamente, efetuar-se-á estudos exploratórios, nomeadamente, a sua representatividade de seus conteúdos nos media, num período predeterminado, para compreender o impacto dos mesmos, na reconfiguração e redefinição da sua identidade, suportado com o mencionado estudo de caso. Efetivamente, para melhor fundamentar os conceitos teóricos, em que se baseia o presente trabalho, vai ser posta em prática o método do estudo de caso, tendo como unidade de análise, o “corpus de notícias” relacionadas com o pequeno grupo socio-religioso dos “Rabelados” da comunidade de Espinho Branco, na Ilha de Santiago, Cabo Verde. Os mesmos que no passado recente, ainda continuavam a ter um modo de vida atípico, relativamente ao resto da sociedade cabo-verdiana. Finalmente, enquanto “quarto poder”, constata-se a forte potencialidade dos media, pois assumem um espaço simbólico e nostálgico, gerador de pertenças e de identidade cultural, contribuindo para a revivificação e reconfiguração dos fatos sociais, ao longo da vivência do homem em sociedade.
- Emissão Nº 173Publication . Universidade Aberta; Guerreiro, Maria João; Arieira, RuiAprendizagem ao Longo da Vida: Conversa entre o professor Fernando Caetano, diretor da Unidade para a Aprendizagem ao Longo da Vida (UALV) da Universidade Aberta (UAb) e os formadores João Mateus, Tenente-coronel do Exército da área de transmissões e João Lemos, comissário da Policia de Segurança Pública (PSP). Participação, online, de Sandra Costa, estudante ALV, da UAb, dos Açores. Fugas: Visita guiada à exposição “A Idade de Ouro do Mobiliário Francês. Da Oficina ao Palácio”, na Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, por Clara Serra, curadora da exposição.
- Biblioteca escolar e trabalho colaborativo: a formação de professores no projeto Jornadas Literárias Ler (n)o DouroPublication . Rodrigues, Maria de Fátima Macedo; Cardoso, Teresa Margarida LoureiroAs bibliotecas escolares têm vindo a assumir, nas últimas décadas, um papel cada vez mais relevante na promoção da leitura e na formação de leitores, em particular no desenvolvimento das competências de literacia implicadas na aprendizagem e na construção do conhecimento, essenciais ao cidadão do século XXI. Contudo, o pleno cumprimento deste desígnio requer que a ação da biblioteca escolar seja contextualizada na abordagem do currículo e integrada em projetos de enriquecimento curricular, o que exige, por sua vez, e entre outros aspetos, trabalhar colaborativamente. No cumprimento deste propósito surgiu o projeto Jornadas Literárias Ler (n)o Douro, aliando a promoção da leitura e a formação nas literacias ao desenvolvimento de trabalho colaborativo. O seu desenho e execução exigiram uma orientação específica relativamente aos procedimentos e estratégias a adotar na sua implementação, implicando, portanto, a formação dos participantes, nomeadamente dos professores. Por esta razão, implementouse o curso de formação Biblioteca Escolar e trabalho colaborativo – um contributo para as Jornadas Literárias Ler (n)o Douro, transversal à operacionalização do referido Projeto, que orientou a planificação e o desenvolvimento das atividades nele realizadas, fornecendo os pressupostos teóricos fundamentais e norteando as ações levadas a cabo. Esta formação constituiu o objeto do estudo desta investigação e a avaliação do seu impacto no desenvolvimento de trabalho colaborativo entre professores e biblioteca escolar o seu principal objetivo. Pudemos concluir que a orientação e o acompanhamento que a mesma proporcionou, e subsequente implementação de projetos interdisciplinares realizados em parceria, com professores, alunos e outros agentes educativos, potenciou de forma positiva e inequívoca o desenvolvimento de trabalho colaborativo entre biblioteca escolar e professores, contribuindo significativamente para o sucesso das Jornadas Literárias Ler (n)o Douro, coadjuvando na construção das aprendizagens necessárias ao sucesso educativo.