Browsing by Issue Date, starting with "2016-06-30"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Emissão Nº 116Publication . Universidade Aberta; Guerreiro, Maria JoãoEntrevista ao Reitor da Universidade Aberta (UAb), professor doutor Paulo Dias. (Balanço do ano letivo, os Cursos MOOC- Massive Open Online Courses, o Consórcio entre a Universidade Aberta e a Universidade de Coimbra, os desafios pedagógicos e a inovação tecnológica, são alguns temas abordados). Colóquio “Migrações e Cidadania. Homenagem a Maria Barroso”, na Universidade Aberta, Lisboa, no âmbito do ciclo de eventos científicos promovidos pelo Doutoramento em Relações Interculturais da UAb: Depoimentos de Ana Paula Beja Horta, docente da UAb, de Catarina Marcelino, Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, de António Pacheco, Secretário-Geral da Fundação Pro Dignitate, de Manuela Aguiar, Ex-Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas e de Rita Gomes, Presidente da Direção da Associação Mulher Migrante. Academia Virtual : Plataforma Educast, por Nelson Dias, gestor do Serviço Educast da FCCN. Feira do Livro, Lisboa 2016 : Participação da Universidade Aberta no debate “Desafios presentes e futuros das editoras de ensino superior em Portugal”; Depoimentos de João Caetano, Pró-reitor da UAb para o Desenvolvimento Institucional e Assuntos Juridicos , de Delfim Leão, diretor de Imprensa da Universidade de Coimbra e de Duarte Azinheira, diretor da Unidade de Publicações da INCM. Apresentação da obra “100 ORPHEU”, organizada por Dionísio Vila Maior, docente da Universidade Aberta (UAb) e por Annabela Rita, docente da Universidade de Lisboa(UL): Depoimentos de Dionisio Vila Maior, docente da UAb, de Annabela Rita, docente da UL e coordenadora do CLEPUL, de Ernesto Rodrigues, diretor do CLEPUL e do escritor Miguel Real. FUGAS: Museu Nacional de Arte Antiga. Vista guiada à exposição temporária “Obras em Reserva. O Museu que não se vê”, por Rita Gonçalves, Serviço Educativo do Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA). [Noticias ]: Ciclo de Seminários de Matemática na Aberta, organizados pela Secção de Matemática do Departamento de Ciências e Tecnologia (DCeT) da Universidade Aberta: Seminários pelos professores Victor Leiva, da Universidad Adolfo Ibáñez, Chile e Amitava Mukherjee, da Xavier School of Management, na India; Ciclo Diversidades e Interculturalidades em Debate, organizado pelo Centro de Estudos das Migrações e Relações Interculturais (CEMRI) da Universidade Aberta(UAb): Mesa redonda “Saúde, Diversidades e Interculturalidades” , com a participação de Albertina Oliveira, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e Helena Borges Manuel, investigadora do CEMRI-UAb. A sessão foi moderada por Natália Ramos, coordenadora científica do CEMRI da UAb; EBSCO Learn & Lunch: Seminário sobre métricas alternativas na investigação científica, promovido pelos Serviços de Documentação da UAb, na Universidade Aberta; Reunião do Projeto Europeu OVM (produção de recursos educativos abertos para o ensino a distância e elearning à escala europeia), em Lisboa.
- Hábitos de leitura dos alunos dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico : conceções e práticas da Comunidade Educativa da EBS das FloresPublication . Martins, Maria da Conceição dos Anjos Caldeira; Cardoso, Teresa Margarida LoureiroEste estudo tem como objetivo principal conhecer os hábitos, conceções e práticas de leitura dos alunos dos 2º e 3º ciclos do ensino básico, assim como dos seus professores, encarregados de educação e assistentes operacionais, da EB1,2,3/JI/S Padre Maurício de Freitas, ilha das Flores, arquipélago dos Açores. O enquadramento teórico deste estudo está organizado em três partes: a primeira aborda a leitura como uma competência basilar para aceder ao conhecimento; a segunda incide sobre a formação dos leitores e mediadores nessa construção; a terceira apresenta conceções de alunos, professores, pais e assistentes operacionais sobre a leitura. Tendo em conta a natureza do estudo, enveredámos por um paradigma de investigação interpretativo, numa abordagem mista, recorrendo a dados qualitativos e quantitativos. Realizámos, testámos, reformulámos e aplicámos quatro questionários, destinados a cada grupo participante neste estudo. Os resultados do estudo mostram que o gosto pela leitura é transversal a todos os participantes no estudo, embora a prática da leitura seja pouco sistemática. Durante a infância, a maioria dos alunos teve contacto com atividades de promoção de leitura, desenvolvidas pelos pais, embora de forma pouco constante. As conceções que apresentam nem sempre são coincidentes com as práticas, sugerindo mais um desejo do que uma prática efetiva. A maior parte dos participantes vê a leitura como um ato de prazer e associa-a à aprendizagem e ao conhecimento. O estudo revela também que a generalidade dos inquiridos está convicto de que os hábitos de leitura afetam o desempenho/sucesso escolar. Os professores promovem, sobretudo, a leitura funcional e analítica, mais frequentemente na disciplina de Português. A biblioteca da escola é vista, pelos alunos, essencialmente, como um espaço para passar o tempo, o que é, de certa forma, corroborado pelos professores destacados na biblioteca. A generalidade dos participantes aponta várias atividades para dinamizar este espaço; contudo, são os Assistentes Operacionais que mostram maior disponibilidade para se envolver em atividades de promoção da leitura.