MESTRADO | MSc DISSERTATIONS
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Browsing MESTRADO | MSc DISSERTATIONS by advisor "Abelha, Marta"
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- Alterações geradas pela avaliação externa de escolas na autoavaliação: estudo de caso num agrupamento de escolas do AlgarvePublication . Tomás, Ana Carina Guerreiro; Henriques, Susana; Abelha, MartaNo contexto educativo nacional a avaliação externa de escolas e a autoavaliação são uma obrigatoriedade regulamentada pela Lei nº 31/2002, de 20 de dezembro, que vai ao encontro da grande maioria dos contextos educativos internacionais, sendo ambas consideradas pilares na construção de uma escola de qualidade. A presente investigação, no âmbito da relação entre a avaliação externa de escolas com a autoavaliação, visa analisar alterações que foram geradas nos processos de autoavaliação, num agrupamento de escolas do Algarve, após a receção dos relatórios elaborados pela Inspeção Geral de Educação e Ciência relativos ao 1.º e 2.º ciclos de avaliação externa de escolas. Tendo como ponto de partida a revisão da literatura sobre: avaliação e avaliação de escolas; autoavaliação nas escolas e avaliação externa de escolas, a investigação desenvolvida é de natureza qualitativa, tendo sido realizado um estudo de caso. Os dados foram recolhidos com base na análise documental e em entrevistas semiestruturadas. Os resultados obtidos vão no sentido de um conhecimento superficial, por parte dos participantes, acerca da informação que consta nos relatórios de avaliação externa e dos processos de autoavaliação do agrupamento em estudo. Nesse sentido, apesar de terem sido geradas algumas alterações no agrupamento de escolas estudado, estas foram insipientes e o processo de autoavaliação tem sido realizado de forma intermitente.
- Articulação vertical entre o 1º e 2º ciclos do ensino básico, na disciplina de matemática: modelos de supervisão percecionadosPublication . Ramalho, Rute Isabel dos Santos Cardoso; Abelha, MartaA presente dissertação procura desenvolver uma análise sobre os principais benefícios e desafios da articulação vertical, entre o 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico (CEB), na disciplina de Matemática. A questão de investigação que norteia este estudo é: “De que forma(s) se estabelece(m) a articulação vertical entre o 1º e o 2º CEB na disciplina de Matemática, num agrupamento de escolas e que modelos de supervisão pedagógica se identificam nesse processo?”. Consideramos que os supervisores devem estar atentos à problemática que se apresenta nesta dissertação, de forma a conhecer a realidade dos alunos e das suas famílias, no sentido de conseguir auxiliar no processo de transição, identificando e respondendo de forma atempada e eficaz, evidenciando uma postura de investigação-ação. Devem também cooperar e apoiar os professores, objetivando uma melhoria do ensino, que se refletirá no envolvimento dos agentes educativos e no comprometimento com a melhoria das aprendizagens. O estudo de natureza qualitativa, enquadra-se nos critérios de Estudo de Caso, adotou um caráter exploratório, com particularidades interpretativas. Foi desenvolvido com recurso aos seguintes instrumentos de recolha de dados: inquérito por questionário; entrevista semiestruturada e análise documental. Como técnicas de análise de dados foram adotadas as seguintes: análise estatística para os dados quantitativos e análise de conteúdo para os dados qualitativos. Principais resultados do estudo apontam para uma consciencialização sobre a importância dos processos de articulação vertical, no Agrupamento de Escolas X. Contudo, os documentos orientadores registam muitas atividades de articulação entre o ensino Préescolar e o 1º CEB, em detrimento de atividades em articulação vertical entre os 1º e 2º CEB. Os resultados retratam ainda, a relevância percecionada sobre a função do supervisor pedagógico, sendo apresentadas diversas funções, sem nunca mencionar uma relação direta com os processos de articulação vertical. Conclui-se ser benéfico a constituição de uma equipa, bem como a elaboração de um projeto orientado para os processos de articulação vertical.
- Avaliação externa de escolas: estudo a partir das perceções e expectativas dos diretores de um estabelecimento de ensino profissional privadoPublication . Luís, Maria Sílvia Rodrigues; Henriques, Susana; Abelha, MartaA educação é um fator essencial de desenvolvimento social e económico de uma nação. Numerosos autores já manifestaram a ligação existente entre os níveis de escolarização e os índices de desenvolvimento de um país. Dentre os diversos níveis de ensino, o ensino profissional tem uma especial relevância uma vez que, desde o início, estabelece um vínculo com o mundo do trabalho através da componente prática, com uma sólida base teórica, proporcionando aos alunos uma profissão, ou seja, um conjunto de competências de saberfazer, imprescindíveis ao seu desenvolvimento profissional futuro. Diversos trabalhos de investigação reconhecem os benefícios do ensino profissional, não só para o aluno, como para o próprio país, nomeadamente no que concerne ao crescimento económico, à maior capacidade de corresponder às necessidades do mercado de trabalho, no acesso a melhores remunerações e numa maior inclusão. Face a esta preocupação, em 2009, o Parlamento Europeu promoveu a implementação do quadro EQAVET- Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para o Ensino e Formação Profissional como componente de acreditação de qualidade das instituições que organizam cursos de formação profissional. Neste sentido, a presente dissertação procurou compreender o processo de avaliação externa de um estabelecimento de ensino profissional privado, tendo como principal objetivo responder às seguintes questões: Quais as perceções e expetativas dos atores educativos com funções de liderança num Estabelecimento de Ensino Profissional Privado, face ao terceiro ciclo da AEE? Qual a influência que o terceiro ciclo de AEE pode ter, enquanto elemento impulsionador do sucesso escolar da Instituição em estudo, na perspetiva dos seus líderes? Neste estudo recorreu-se à pesquisa e análise documental e entrevistas semiestruturadas ao Diretor da EPBJC- Escola Profissional Bento Jesus Caraça, Delegação do Seixal e ao Diretor Pedagógico Nacional da AEBJC – Associação Ensino Bento Jesus Caraça. A análise do conteúdo das entrevistas realizadas possibilitou-nos concluir que a EPBJC já tem implementado um sistema de avaliação externa no âmbito do quadro EQAVET. É entendido, por parte dos entrevistados, que o 3º ciclo de avaliação externa, poderá ser potenciador de qualidade e sucesso educativo. Os resultados das avaliações internas e externas indiciam uma melhoria de quase todos os pontos fracos e constrangimentos indicados, sendo reconhecidos como uma contribuição pedagógica fundamental que, quando praticadas com rigor e equidade, adicionam qualidade ao ensino e contribuem para o sucesso escolar dos discentes. Exigirá ser aplicada de forma sistemática e organizada, envolvendo todos os atores educativos e valorizando o papel de cada em todo o processo. Sendo condição sine qua non a sua aplicação em todos os estabelecimentos de ensino públicos ou privados.
- Os cursos profissionais no Agrupamento de Escolas de Salvaterra de Magos: a voz dos alunos e da direçãoPublication . Larguinho, Cristina Maria Brás Caetano; Abelha, Marta; Henriques, SusanaO Ensino Profissional registou na última década taxas de sucesso superiores e taxas de abandono inferiores às do Ensino Regular, com exceção do ano de 2020 (dados da DireçãoGeral de Estatísticas da Educação e Ciência). Na análise comparativa dos dados estatísticos nacionais com os dados estatísticos do Agrupamento de Escolas de Salvaterra de Magos, referentes a taxas de conclusão, retenção e desistência dos cursos profissionais desde 2009 é notória a inexistência de um padrão de regularidade nos dados do agrupamento, não acompanhando a tendência nacional. Neste sentido, pretendemos com este estudo dar voz aos alunos do Ensino Profissional e à direção do agrupamento, considerando que, com o estudo e conhecimento produzido, possamos identificar e refletir sobre as causas e possíveis soluções, que possam contribuir para a melhoria das taxas de conclusão e para a diminuição do abandono escolar neste tipo de ensino no agrupamento. Em termos metodológicos optámos por um estudo de caso, com combinação de métodos quantitativos e qualitativos. Como técnicas e instrumentos de recolha de dados recorremos à análise documental, aplicámos um inquérito por questionário a 129 alunos do Ensino Profissional e realizámos entrevistas semiestruturadas. A primeira entrevista foi aplicada, em grupo focal, a 6 alunos finalistas e as restantes entrevistas semiestruturadas contaram com a participação do Diretor, do Coordenador do Ensino Não Regular, de dois Diretores de Curso e da Psicóloga do agrupamento. Posteriormente foi realizada a análise dos dados, com recurso ao tratamento estatístico dos dados quantitativos, e à análise de conteúdo dos dados qualitativos. Como principais resultados identificámos, por um lado, a satisfação geral dos alunos na escolha da escola, da área profissional e desta modalidade de ensino e, por outro, a ação da direção na procura de uma oferta para todos os seus alunos. Foram identificadas fragilidades motivacionais em alguns alunos deste modelo de ensino, lacunas ao nível dos recursos materiais, de formação e de financiamento atempado, bem como a necessidade de implementação de mecanismos de monitorização dos resultados e de satisfação interna, e com os parceiros, de forma a proporcionar ações/estratégias para aplicação de metodologias promotoras da qualidade do Ensino Profissional no agrupamento e que promovam a melhoria dos resultados/sucesso dos alunos.
- Os efeitos do programa “SABER MAIS” na formação de professores de química na província de Benguela-AngolaPublication . Neves, Luís; Mouraz, Ana; Abelha, MartaO enfoque deste estudo é perceber as mudanças das práticas pedagógicas, de professores de Química na Província de Benguela, Angola a partir das perceções dos formandos que participaram nas formações contínuas, promovidas pela Cooperação Portuguesa através do Programa “SABER MAIS”, programa que tem como objetivo reforçar a formação de professores de Química angolanos. Apesar da especificidade para o exercício da profissão e ensino da Química é o Ensino Médio de Formação de Professores, que a maioria dos docentes angolanos tem como como formação máxima na área da Química (com base nos dados apenas 17,73%1) têm Licenciatura ou Mestrado em áreas da Química, havendo professores que têm outras habilitações como Licenciaturas, Mestrados e Doutoramentos, mas que não estão relacionados com a respetiva área a disciplinar (56,03%)1. Assim, a realização de formações contínuas, com recurso a Professores Portugueses profissionalizados e com experiência é uma forma de: i) colmatar as lacunas ii) melhorar as competências dos docentes angolanos para o ensino da Química e iii) simultaneamente criar sinergias entre professores de ambos os países (Portugal e Angola) numa perspetiva de partilha de conhecimentos e práticas no âmbito do ensino da Química. O presente trabalho pretende, entre outros, através da aplicação de um questionário e entrevista, averiguar as principais mudanças na prática pedagógica dos professores da província de Benguela na área de Química, após a implementação do Programa “Saber Mais”, nomeadamente, no que respeita à implementação do ensino laboratorial e assim perceber os efeitos do programa no ensino da Química na Província de Benguela. Após a análise dos dados obtidos podemos inferir que os efeitos são claramente positivos e vão muito além da melhoria quer a nível científico, pedagógico e profissional dos professores formados e futuros professores.
- O papel da supervisão pedagógica no desenvolvimento profissional docente: estudo de caso na Escola Secundária Eugénio Tavares da ilha Brava - Cabo VerdePublication . Cabral, Sónia Patrícia Silva; Mouraz, Ana; Abelha, MartaEm tempos atuais, fala-se muito sobre a supervisão dos processos da prática pedagógica, com o objetivo de melhorar a qualidade de ensino com impacto na aprendizagem dos alunos. Pois, ela possui um importante papel nas mudanças das práticas pedagógicas dos professores, promovendo o seu desenvolvimento profissional, e o desenvolvimento qualitativo da escola e de todo o processo de ensino e aprendizagem. Diante disso, e percebendo a relevância dos professores entenderem esse importante papel da supervisão pedagógica, desenvolvemos este estudo, no qual o seu enfoque centra-se em conhecer as perspetivas dos professores e da Direção da Escola Secundária Eugénio Tavares, Brava, Cabo Verde, sobre o papel da supervisão pedagógica no desenvolvimento profissional docente. Optando por uma metodologia de natureza qualitativa, recorremos à conjugação de diferentes técnicas de recolha de dados: i) entrevista ao Diretor, ao subdiretor pedagógico e aos coordenadores de todos os núcleos de coordenação pedagógica e gestão curricular; ii) inquérito por questionário aplicado a 28 professores do ensino secundário da escola em estudo; iii) e análise dos documentos oficiais e internos. E como técnicas de tratamento de dados foram privilegiadas a análise de conteúdo e a análise estatística descritiva, a fim de organizar e descrever os dados de forma clara. Os resultados, deste estudo permitiram identificar os eixos estratégicos de um modelo de supervisão pedagógica que seja o mais adequado à realidade da escola em estudo, traçando caminhos para mudanças/melhorias das práticas supervisoras que, espera-se, possa ter impacto nas práticas pedagógicas dos docentes, no seu desenvolvimento profissional e consequentemente na melhoria do processo de ensino e da aprendizagem.
- Perceções sobre o impacto da avaliação externa de escolas na melhoria do processo de autoavaliação (estudo de caso)Publication . Costa, Luís Filipe Rodrigues da; Henriques, Susana; Abelha, MartaA necessidade e pertinência da avaliação das escolas é hoje um tema unânime entre os investigadores da Educação e assume uma importância central no sistema educativo. Assim, a avaliação de escolas surge como uma necessidade e, por isso mesmo, uma realidade omnipresente no dia a dia das organizações escolares, que deverá ser percecionada como uma atividade simultaneamente política, educativa e pedagógica. Apesar de se reconhecer útil e necessária, a autoavaliação de escola não está ainda suficientemente desenvolvida e enraizada no conjunto das práticas regulares das escolas. Consideramos que a avaliação externa das escolas (AEE), pela IGEC, poderá constituir-se como um parceiro importante para a promoção da qualidade da educação. Também esta entidade tem diversificado e adaptado o seu campo de ação e instrumentos de trabalho no sentido de dar respostas consentâneas com os desafios e alterações que têm emergido no campo educacional. Hoje é percecionada como um parceiro externo pertinente, válido e legitimado por todos os atores educativos. O terceiro ciclo de avaliação externa de escolas espelha essa necessidade de articulação entre a avaliação externa e os processos de autoavaliação de escolas (AAE), uma vez que valorizou a AAE como o primeiro domínio do quadro de referência da AEE. Este trabalho de investigação pretendeu verificar se a atividade de AEE teve impacto no processo de AAE e se promoveu melhorias organizacionais e educativas no agrupamento de escolas (AE) em estudo. Como instrumentos de recolha de dados utilizámos, numa primeira fase, a análise documental de documentos internos do AE (atas do Conselho Geral, Conselho Pedagógico, Departamento Curricular, entre 2016-2022), seguindo-se a aplicação de um inquérito por questionário a uma amostra de 108 professores da educação pré-escolar ao ensino secundário e, por último, uma entrevista semiestruturada (aplicada ao Diretor, coordenador da equipa de autoavaliação e a um painel de lideranças intermédias). Os resultados obtidos permitem concluir que a AEE promoveu o desenvolvimento e a consolidação do processo de autoavaliação, assim como a melhoria organizacional e educativa do agrupamento de escolas do estudo de caso.
- Práticas de trabalho colaborativo nas equipas educativas: perspetivas dos professoresPublication . Pedro, Sónia Maria dos Santos; Abelha, MartaA presente dissertação procura “Compreender de que forma as Equipas Educativas de uma escola estruturam e promovem as suas práticas de trabalho colaborativo”. Após um enquadramento teórico relativo à(s) cultura(s) docentes e ao conceito de Equipas Educativas, desde a sua génese até aos normativos legais que suportam a sua existência na atualidade, recorremos a uma metodologia de investigação de cariz misto (aplicação de técnicas de recolha de dados qualitativas - análise documental e inquérito por entrevista, aplicado aos coordenadores das Equipas Educativas e técnicas de recolha de dados quantitativas - inquéritos por questionário, aplicados aos professores que integraram as Equipas Educativas). Como principais técnicas de análise dos dados, socorremo-nos da análise estatística simples para tratar os dados quantitativos e da análise de conteúdo para tratar os dados qualitativos. Alguns dos principais resultados do estudo indicam que as práticas de trabalho ao nível das Equipas Educativas resultam da realização de reuniões, que decorrem de acordo com o definido pela organização escolar, embora sem a presença de todos os elementos do conselho de turma, onde são abordados essencialmente casos individuais de alunos e situações de indisciplina. São apontadas como barreiras à colaboração docente, a constituição da própria equipa ou as atitudes dos professores e, como facilitadores, o facto de existir um tempo previsto para as reuniões, a estabilidade do corpo docente e a relação entre os professores. Na perceção dos professores, a colaboração docente nas Equipas Educativas é benéfica para os alunos, para os professores e para a escola em geral. Perante estes resultados, e com vista a uma colaboração mais profunda, ousamos propor uma maior flexibilidade no funcionamento das Equipas, bem como uma planificação e monitorização do trabalho realizado.
- O Projeto Coopera Escola+ 21-23 na promoção e utilização da aprendizagem cooperativa: efeitos de uma oficina de formaçãoPublication . Mendes, Vanessa; Abelha, Marta; Moreira, Sónia Maria dos Santos PeresNuma sociedade em constante transformação, as escolas enfrentam enormes desafios. Nesse sentido, emerge o Projeto Coopera que pretende impulsionar a transformação de práticas pedagógicas diferenciadoras. Este projeto tem como modelo teórico e pedagógico a Aprendizagem Cooperativa (AC), desafiando professores e alunos a vivenciarem experiências pedagógicas, que trazem identidade às escolas. O Projeto Coopera integra a Estratégia Nacional da Educação para a Cidadania, a Avaliação Pedagógica, a Educação Inclusiva, o Plano de Transição Digital, o Ensino Experimental das Ciências e o Bem-Estar Social e Emocional, indo ao encontro das competências inscritas no Perfil dos Alunos à saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO). O projeto Coopera desenvolve diferentes ações, investindo na reconfiguração das práticas pedagógicas (incluindo não só o local onde os alunos aprendem, mas também e principalmente a forma como professores e alunos trabalham; como os professores desenvolvem as suas práticas pedagógicas, bem como as relações que estabelecem com os seus alunos). O principal enfoque do projeto é a formação docente. O estudo incidiu sobre o desenvolvimento do trabalho docente, numa turma de uma ação de formação dinamizada pelo Projeto Coopera Escola+ 21|23, designada por “Comunidades Cooperativas de Aprendizagem Profissional” (CCAP), nível 1. A investigação centra-se, exclusivamente, nos 13 formandos que frequentaram a CCAP, pertencentes a um Agrupamento de Escolas da zona norte, de diferentes níveis de ensino (pré-escolar, 1.º e 3.º ciclos do Ensino Básico), tendo em conta as sessões presenciais, em que os professores, em grupos cooperativos experienciam os métodos de AC. O trabalho autónomo implica a implementação desses métodos junto dos alunos. Com esta investigação, ambiciona-se compreender em que medida os efeitos da oficina de formação (Projeto Coopera Escola+ 21-23), no âmbito do trabalho presencial e do trabalho autónomo, se refletem na promoção e utilização da AC em contexto educativo. Atendendo às características do estudo em questão, optou-se por uma metodologia qualitativa. Como técnicas de recolha de dados recorreu-se à entrevista na modalidade de grupo focal e a documentos estruturantes ao desenvolvimento da CCAP. A técnica de análise de dados utilizada nesta investigação foi a análise de conteúdo. Os resultados obtidos nesta investigação permitiram concluir que os formandos manifestam que a implementação da AC promoveu uma efetiva articulação curricular promovendo a inclusão de todos os alunos e que a CCAP lhes trouxe aprendizagem/atualização de conhecimentos contribuindo o seu desenvolvimento profissional.
- Trabalho colaborativo entre professores do 2.º Ciclo do Ensino Básico: contribuições para o desenvolvimento curricularPublication . Almeida, Tânia Alexandra Sousa de; Abelha, MartaO trabalho colaborativo entre docentes tem vindo a assumir um papel crescente na promoção do desenvolvimento curricular e na melhoria das práticas pedagógicas. Com o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre o impacto da colaboração entre docentes do 2.º Ciclo do Ensino Básico (2.º CEB) nesse processo, esta investigação procurou analisar de que forma o trabalho colaborativo docente contribui para a construção de práticas pedagógicas mais articuladas e eficazes. Para tal, foram definidos os seguintes objetivos: (i) averiguar as perspetivas dos docentes sobre o conceito de colaboração; (ii) caracterizar as potencialidades do trabalho colaborativo enquanto estratégia para o desenvolvimento curricular; (iii) identificar os principais desafios associados à sua implementação; (iv) descrever estratégias colaborativas adotadas pelos docentes; e (v) propor ações que promovam níveis mais elevados de colaboração no 2.º CEB. Metodologicamente, trata-se de um estudo de caso único, de natureza mista, realizado numa instituição de ensino privada, de matriz católica, pertencente à Companhia de Jesus. Participaram no estudo 22 docentes do 2.º CEB, de diferentes áreas disciplinares. A recolha de dados incluiu técnicas de natureza quantitativa (questionário) e qualitativa (entrevistas semiestruturadas e análise documental). A análise dos dados foi conduzida através de técnicas de estatística descritiva e análise de conteúdo. Os resultados revelaram que os docentes reconhecem o trabalho colaborativo como essencial para o seu desenvolvimento profissional e para o enriquecimento das práticas pedagógicas. No entanto, foram identificadas limitações ao nível da eficácia das estratégias colaborativas atualmente implementadas, sobretudo no que respeita ao seu impacto direto no desenvolvimento curricular. Concluiu-se que o trabalho colaborativo entre docentes constitui uma mais-valia na construção de um currículo mais coeso, articulado e contextualizado. Este estudo permitiu, ainda, identificar obstáculos à colaboração docente e sugerir propostas de melhoria com vista à consolidação de culturas profissionais colaborativas e à promoção da qualidade educativa.