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- Modelos de avaliação do turismo enquanto fenómeno global: o arquipélago da Madeira como estudo de caso paradigmáticoPublication . Baptista, João Manuel de Lemos; Jardim, Jacinto; Almeida, Cláudia Margarida Brito Ribeiro deOs modelos de avaliação em turismo desempenham um papel determinante na ativação de melhorias e na sustentabilidade dos serviços deste setor. Para tal, é imprescindível que esses modelos tenham incorporado todos os indicadores que enformam o fenómeno do turismo. Analisando os modelos referidos na literatura, constatou-se a inexistência de um modelo que integrasse o indicador investimento privado. Por isso, esta investigação teve como objetivo principal construir e validar um novo modelo de avaliação do processo turístico, integrando o investimento privado entre os indicadores utilizados por outros modelos. Para isso, recorreu-se aos métodos descritivo, analítico e comparativo, visando a convergência de dados quantitativos e qualitativos, de modo a obter resultados fidedignos. Realizou-se a análise documental de artigos científicos, teses de doutoramento e livros, com o intuito de cruzar estes dados com os resultados recolhidos através de um questionário construído para o efeito, com questões abertas e fechadas, dirigidas aos agentes do turismo, tanto de organizações públicas como privadas, estando, assim, em sintonia com os quatro indicadores de um novo modelo criado no contexto deste estudo, denominado Modelo de Avaliação do Processo Turístico (MAPT). A amostra utilizada para a recolha dos dados era constituída por agentes do turismo (n=45) do Arquipélago da Madeira e a avaliação compreendia o período entre os anos 1980 e 2009. Este intervalo de tempo corresponde ao período de maior inconstância da evolução turística na Madeira, o que permite validar mais facilmente a monitorização e avaliação do turismo em fases críticas, como é a atual. Realizou-se a análise de conteúdo dos dados recolhidos através do questionário e análises estatísticas para os dados numéricos, tais como estatísticas descritivas e correlações. Os resultados obtidos através da aplicação do MAPT à Madeira, evidenciaram que as quatro variáveis são complementares na avaliação e monitorização do fenómeno turístico. E, através da análise dos resultados do questionário, verificou-se que 100% dos inquiridos estão de acordo com a aplicação de um modelo de avaliação para medir e monitorizar o turismo na Madeira, e 80% dos inquiridos sugerem que este modelo seja aplicado à região num período de 5 em 5 anos. Este estudo de caso também demonstrou que a evolução do turismo no Arquipélago da Madeira, entre 1980 e 2009, foi sempre inconstante, justificando-se tal variabilidade pelo facto de as intervenções públicas e privadas também terem variado ao longo desse período. Provou-se ainda nesta investigação, que não poderá haver turismo sem o investimento privado, e que esta nova variável, tornou a avaliação pelo novo modelo mais consistente. Assim, concluiu-se que o MAPT é um instrumento adequado à realização de estudos no âmbito do turismo, sobretudo os que visam a análise de processos turísticos, possibilitando igualmente aos gestores públicos uma adequada monitorização das atividades turísticas, o que permite identificar as fragilidades deste processo, revelando-se imprescindível no desenvolvimento das regiões e países. Na continuidade deste estudo, sugere-se que o MAPT seja aplicado noutras regiões, a fim de ser validado também junto de outras amostras, e que seja utilizado por decisores políticos e por empresários do setor, como instrumento adequado à planificação, avaliação, monitorização e prospeção de um turismo sustentável.
- Avaliação externa de escolas: estudo a partir das perceções e expectativas dos diretores de um estabelecimento de ensino profissional privadoPublication . Luís, Maria Sílvia Rodrigues; Henriques, Susana; Abelha, MartaA educação é um fator essencial de desenvolvimento social e económico de uma nação. Numerosos autores já manifestaram a ligação existente entre os níveis de escolarização e os índices de desenvolvimento de um país. Dentre os diversos níveis de ensino, o ensino profissional tem uma especial relevância uma vez que, desde o início, estabelece um vínculo com o mundo do trabalho através da componente prática, com uma sólida base teórica, proporcionando aos alunos uma profissão, ou seja, um conjunto de competências de saberfazer, imprescindíveis ao seu desenvolvimento profissional futuro. Diversos trabalhos de investigação reconhecem os benefícios do ensino profissional, não só para o aluno, como para o próprio país, nomeadamente no que concerne ao crescimento económico, à maior capacidade de corresponder às necessidades do mercado de trabalho, no acesso a melhores remunerações e numa maior inclusão. Face a esta preocupação, em 2009, o Parlamento Europeu promoveu a implementação do quadro EQAVET- Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para o Ensino e Formação Profissional como componente de acreditação de qualidade das instituições que organizam cursos de formação profissional. Neste sentido, a presente dissertação procurou compreender o processo de avaliação externa de um estabelecimento de ensino profissional privado, tendo como principal objetivo responder às seguintes questões: Quais as perceções e expetativas dos atores educativos com funções de liderança num Estabelecimento de Ensino Profissional Privado, face ao terceiro ciclo da AEE? Qual a influência que o terceiro ciclo de AEE pode ter, enquanto elemento impulsionador do sucesso escolar da Instituição em estudo, na perspetiva dos seus líderes? Neste estudo recorreu-se à pesquisa e análise documental e entrevistas semiestruturadas ao Diretor da EPBJC- Escola Profissional Bento Jesus Caraça, Delegação do Seixal e ao Diretor Pedagógico Nacional da AEBJC – Associação Ensino Bento Jesus Caraça. A análise do conteúdo das entrevistas realizadas possibilitou-nos concluir que a EPBJC já tem implementado um sistema de avaliação externa no âmbito do quadro EQAVET. É entendido, por parte dos entrevistados, que o 3º ciclo de avaliação externa, poderá ser potenciador de qualidade e sucesso educativo. Os resultados das avaliações internas e externas indiciam uma melhoria de quase todos os pontos fracos e constrangimentos indicados, sendo reconhecidos como uma contribuição pedagógica fundamental que, quando praticadas com rigor e equidade, adicionam qualidade ao ensino e contribuem para o sucesso escolar dos discentes. Exigirá ser aplicada de forma sistemática e organizada, envolvendo todos os atores educativos e valorizando o papel de cada em todo o processo. Sendo condição sine qua non a sua aplicação em todos os estabelecimentos de ensino públicos ou privados.