Browsing by Issue Date, starting with "2023-03-07"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O papel da supervisão pedagógica no desenvolvimento profissional docente: estudo de caso na Escola Secundária Eugénio Tavares da ilha Brava - Cabo VerdePublication . Cabral, Sónia Patrícia Silva; Mouraz, Ana; Abelha, MartaEm tempos atuais, fala-se muito sobre a supervisão dos processos da prática pedagógica, com o objetivo de melhorar a qualidade de ensino com impacto na aprendizagem dos alunos. Pois, ela possui um importante papel nas mudanças das práticas pedagógicas dos professores, promovendo o seu desenvolvimento profissional, e o desenvolvimento qualitativo da escola e de todo o processo de ensino e aprendizagem. Diante disso, e percebendo a relevância dos professores entenderem esse importante papel da supervisão pedagógica, desenvolvemos este estudo, no qual o seu enfoque centra-se em conhecer as perspetivas dos professores e da Direção da Escola Secundária Eugénio Tavares, Brava, Cabo Verde, sobre o papel da supervisão pedagógica no desenvolvimento profissional docente. Optando por uma metodologia de natureza qualitativa, recorremos à conjugação de diferentes técnicas de recolha de dados: i) entrevista ao Diretor, ao subdiretor pedagógico e aos coordenadores de todos os núcleos de coordenação pedagógica e gestão curricular; ii) inquérito por questionário aplicado a 28 professores do ensino secundário da escola em estudo; iii) e análise dos documentos oficiais e internos. E como técnicas de tratamento de dados foram privilegiadas a análise de conteúdo e a análise estatística descritiva, a fim de organizar e descrever os dados de forma clara. Os resultados, deste estudo permitiram identificar os eixos estratégicos de um modelo de supervisão pedagógica que seja o mais adequado à realidade da escola em estudo, traçando caminhos para mudanças/melhorias das práticas supervisoras que, espera-se, possa ter impacto nas práticas pedagógicas dos docentes, no seu desenvolvimento profissional e consequentemente na melhoria do processo de ensino e da aprendizagem.