Mestrado em Comércio Electrónico e Internet | Master's Degree in Electronic Commerce and Internet - TMCEI
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Mestrado em Comércio Electrónico e Internet | Master's Degree in Electronic Commerce and Internet - TMCEI by advisor "Isaías, Pedro"
Now showing 1 - 10 of 13
Results Per Page
Sort Options
- As TIC no apoio à gestão escolar e na interacção com a comunidade : estudo de caso numa escola secundáriaPublication . Vieira, Paula Angélica Monteiro; Isaías, PedroAs Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) são as ferramentas chave da sociedade em que hoje vivemos, a Sociedade de Informação. A revisão da literatura permitiu verificar que já foram desenvolvidas iniciativas, a nível nacional, para a implementação das TIC nas escolas, assim como possibilitou efectuar um ponto da situação sobre o uso do Computador e da Internet nas Escolas Europeias. Podemos também verificar as potencialidades que as TIC trazem para a educação, as vantagens para os alunos e professores. Constatando-se que as TIC, bem como os Sistemas de Informação (SI), são uma certeza incontornável na actividade de qualquer organização moderna. Urge uma reflexão profunda sobre esta realidade numa escola secundária ao nível da implementação de um Sistema de Informação. Assim, foi realizado um estudo de caso, baseado em questionários destinado aos encarregados de educação (EE) e alunos, e grelhas de observação destinada aos alunos, cuja interpretação dos dados procurou dar resposta à questão de investigação formulada. Da análise dos resultados sobressai que os encarregados de educação e os alunos fazem uma avaliação positiva do Sistema de Informação.
- Aspectos críticos relativos ao eGovernment : perspetiva no âmbito dos municípiosPublication . Carvalho, Aristides Fernandes de; Isaías, PedroA utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) está associada às mais diversas atividades de sociedade atual. A captação e comunicação de informação é, cada vez mais, suportada em meios digitais. Nas empresas (no relacionamento comercial entre empresas e destas com clientes) e para as pessoas (na consulta a fontes de informação ou na comunicação de «todos com todos» - proporcionada pelas redes sociais -), as TIC assumem um papel incontornável. Em especial a Internet é um veículo utilizado pela generalidade das empresas e cidadãos no seu processo de comunicação e acesso a informação. Neste contexto, também os governos e os organismos da administração pública encontraram nas TIC um meio de aproximar a sua relação com a sociedade, melhorando a sua prestação de serviços, aproximando os cidadãos do processo de decisão e melhorando a própria organização dos serviços e processos organizacionais do estado. Este processo é conhecido, entre outras designações, por eGovernment – designação usada pela Comissão Europeia. Neste trabalho, reconhecida a complexidade e as dificuldades no relacionamento com os governos e os serviços da administração pública, ao abordar aspetos críticos relativos ao eGovernment no âmbito dos municípios, procura-se avaliar os níveis de maturidade dos sites dos municípios, incluindo serviços disponibilizados, envolvimento dos cidadão nos processos de condução das políticas do seu município, adoção de tecnologias de suporte com base Software Open Sourec (OSS), Cloud computing, ou racionalização de meios e adoção das melhores práticas de colaboração em rede, suportada em estruturas multimunicipais, como as CIM. Também o papel dos municípios no combate à infoexclusão é aqui abordado. Para além de trabalhos publicados e observação dos sites dos municípios, o estudo foi baseado em dados recolhidos junto dos municípios através de um questionário.
- Avaliação das páginas principais dos sites de governo electrónico local do Distrito de Lisboa para cidadãos com deficiência visual no que diz respeito à acessibilidadePublication . Costa, Nuno Alexandre da Conceição; Isaías, PedroA presença do sector público na Internet e na World Wide Web é evidente. São já muitos os conteúdos disponíveis para os cidadãos e as empresas. Estes assumem o papel de clientes que devem ser servidos com eficácia, eficiência e satisfação, de forma ininterrupta e célere. Neste sentido, as tecnologias de informação e comunicação têm um papel fundamental no fortalecimento de uma participação e envolvimento dos cidadãos numa democracia contemporânea, que se exige numa sociedade onde a informação e o conhecimento são fundamentais num meio cada vez mais competitivo e exigente. Neste âmbito, qualquer iniciativa de governo electrónico com sucesso, requer uma visão global rigorosa, que pondere todas as perspectivas necessárias enquadradas num plano de integração vertical e horizontal sustentado, nos distintos níveis de governo local, regional e nacional. Deste modo, a adopção de standards para uma maior flexibilidade e interoperabilidade inter governamental é essencial para um progresso metódico e congruente que analise e melhore a acessibilidade, a inclusividade e a usabilidade geral dos serviços públicos. Partindo desta consideração, a equidade de acesso a todos os cidadãos é assegurada de forma a permitir a plena participação de todos os indivíduos independentemente do género, da classe social, e do grupo étnico e cultural onde estes se inserem
- Avaliação de sistemas Web 2.0 com os utilizadoresPublication . Ferreira, Marcel Henrique Xavier; Isaías, PedroOs consumidores virtuais quando procuram informações sobre um produto de seu interesse preferem confiar em recomendações feitas por outros consumidores do que em uma recomendação feita pela própria loja. No comércio electrónico, os consumidores podem estar em toda parte do planeta e para que eles possam trocar suas experiências de compra em determinada loja virtual, podem recorrer aos sistemas de recomendação de produtos. O que é consideravelmente importante para eles. Isto também encurta o tempo gasto na procura e facilita no seu processo de decisão de compra. Mas somente um sistema de recomendação “web 2.0” de produtos satisfaz esta necessidade. Isto é o que, primeiramente, o presente estudo fez constatar. E não só: recorrendo originalmente aos próprios utilizadores dos sistemas de recomendação de produtos através de um questionário disponibilizado na internet, também fez tomar conhecimento de que quando estas recomendações apresentam, para além de comentários em texto e notas de classificação, imagens e vídeos do produto adquirido pelos antigos consumidores torna a recomendação ainda mais confiável e melhora o processo de decisão de compra. Porém, o que esta investigação também veio constatar, é que este recurso ainda não é muito utilizado pela indústria de comércio electrónico. Mas o que os gestores de uma loja virtual precisarão interiorizar é que o conceito de recomendação “web 2.0”, aliado à exposição de imagens e vídeos, de forma a melhor elucidar o produto anunciado, acaba por influenciar substancialmente na tomada de decisão de compra, convertendo ainda mais os navegadores em consumidores.
- E-learning : estudo sobre as componentes mais usadas pelos intervenientesPublication . Vagarinho, João Paulo Teles; Isaías, PedroHoje em dia verificamos que as TIC potenciam uma interacção social da aprendizagem, motivando troca e colaboração de experiencias. Nesta perspectiva é disponibilizado um conjunto de actividades que proporcionam ambientes interactivos e colaborativos que aperfeiçoam a aprendizagem à distância. A plataforma Moodle surge com destaque no ensino à distância, por diversas razões, tem sido bastante utilizada em Portugal inclusive no ensino superior. Os alunos utilizam as várias actividades do Moodle e estas promovem uma aprendizagem interactiva e colaborativa. Por outro lado, o professor deve saber quais as actividades mais eficazes para um grupo específico inserido num determinado curso. O âmbito desta dissertação pretende identificar as actividades mais utilizadas no Moodle pelos professores e alunos, para tal foi analisado esta plataforma numa Universidade Portuguesa num curso do 2º ciclo (Mestrado). O trabalho realizado foi um estudo de caso e os dados foram obtidos através de um questionário on-line, dirigido aos professores e alunos.
- Fatores críticos de sucesso do Balanced Scorecard na Industria Farmacêutica PortuguesaPublication . Viegas, José Manuel; Isaías, PedroA conceção e a utilização de diferentes sistemas de avaliação de desempenho organizacional têm vindo a proliferar nos últimos anos. As organizações procuram adaptar os seus sistemas de controlo para assegurar que expressam as suas estratégias ao contexto. Contudo a envolvente às organizações tem vindo a mudar rapidamente devido a alterações macro e micro ambientais, exigindo por isso mudanças de estratégia e operacionalidade que reflitam as necessidades de adaptação. Este trabalho de investigação dedicou-se a identificar a taxa de penetração e fatores críticos de sucesso na implementação do Balanced Scorecard, uma das possíveis soluções adotadas pela Indústria Farmacêutica em Portugal, sector onde rápidas e constringentes alterações de contexto se fizeram sentir nos últimos anos. Com o objetivo acima mencionado o estudo assenta para além do enquadramento teórico em processos mistos de pesquisa, integrando técnicas de análise qualitativa e quantitativa num processo de triangulação, minimizando limitações consequentes da dimensão reduzida da amostra. Os resultados mostram que o Balanced Scorecard ocupa uma quota de 20% no universo das organizações associadas da Apifarma e que os principais fatores críticos de sucesso evidenciados neste estudo foram o alinhamento com a estratégia, dos indicadores e do sistema de recompensa. Conclusão, o modelo Balanced Scorecard tem um espaço de progressão em termos de ferramenta de gestão estratégica ou integrado com outros modelos constituindo sistemas de gestão integrados, em que a escolha dos objetivos e respetivos indicadores e a forma de motivar as equipas são pontos críticos a desenvolver.
- Modelo para portal corporativo para a gestão do conhecimentoPublication . Santos, Sandra Cristina Ferraz dos; Isaías, PedroA presente dissertação centra-se no domínio da gestão do conhecimento. Surge através de uma linha de investigação que acredita que o conhecimento está no centro da sociedade de informação. Tem-se assistido a um crescimento exponencial das novas tecnologias da informação e comunicação, crescimento esse que faz com que haja a necessidade de se procurar novas formas de criar valor no seio das empresas/organizações. Assim, a detenção e a rentabilização do conhecimento surgem como novos activos de valor dentro das mesmas. Numa sociedade avassalada por uma competitividade feroz, cada vez mais, as empresas/organizações têm de arranjar novas formas para se evidenciarem, estando, no presente o conhecimento em posição dianteira como forma de permitir o desenvolvimento das mesmas. Com a proliferação da Internet e a crescente utilização das TICs, verifica-se que existe uma grande tendência por parte das entidades de se munirem com meios de suportar a comunicação, partilha e cooperação entre indivíduos para a criação de um conhecimento organizacional. Acredita-se que o portal corporativo do conhecimento é um dos sistemas de gestão do conhecimento que não só melhor suporta a comunicação, partilha e recolha de conhecimento, mas também oferece um ambiente de colaboração e cooperação entre os indivíduos. Esta dissertação pretende apresentar os requisitos mínimos de um portal corporativo do conhecimento através da elaboração de um modelo de portal corporativo de conhecimento.
- Plataformas robustas e adaptáveis para a gestão e massificação de conteúdos dinâmicos : utilização em ambientes educacionais contribuindo para o sucesso educativo no ensino secundário em PortugalPublication . Santos, Alberto Faustino Mesquita dos; Isaías, PedroA Internet está em constante desenvolvimento. Desde o seu aparecimento como mera rede de interligação entre computadores, é agora um espaço interactivo no qual todos nós somos parte integrante. O presente trabalho sintetiza as várias etapas da evolução da Web, Web 1.0, Web 2.0, Web 3.0 e foca a sua atenção ao nível da aprendizagem à distância. Tendo sido o e-learning já experimentado ao nível do ensino universitário, encontra-se ainda numa fase embrionária ao nível do ensino secundário. É feita uma análise, tentando caracterizar a geração actual dos alunos na fase etária correspondente ao ensino secundário, e analisado a sua interacção nos aspectos comportamentais relacionados com a web 2.0. É feita uma análise das características do ensino à distância e por fim, é realizado um inquérito em escolas-piloto, para averiguar se o e-learning com portais educativos trará benefícios nas aprendizagens dos alunos desta nova geração rodeada de computadores, Internet e demais dispositivos tecnológicos. Pretende-se assim estudar a viabilidade de utilização de plataformas de aprendizagem à escala nacional que contribuam para o progresso de conteúdos científicos e em particular nas aprendizagens realizadas pelos alunos na escolaridade ao nível do ensino secundário, acompanhando a evolução tecnológica.
- O professor/tutor do ensino a distância no século XXI : um estudo de caso sobre contextos educativos da formação contínua de professores no Alentejo, PortugalPublication . Casaca, António Luís Estanqueiro; Isaías, PedroNuma sociedade em que a informação é cada vez mais importante e o conhecimento é um dos principais factores de competitividade, a formação a distância assume um papel cada vez mais importante no dia a dia dos indivíduos bem como das organizações. Em Portugal, apesar da elevada iliteracia informática, o investimento nos meios de ensino a distância assume um papel cada vez mais importante, podendo até tornar-se crucial para o desenvolvimento do país, por forma a desenvolver novas competências que permitam um desenvolvimento sustentado do nosso país. O mercado português da formação a distância, como mercado emergente que é, tem-se deparado com algumas dificuldades, nomeadamente a eficácia e credibilidade que são próprias da introdução de novos produtos nos mercados. Nos últimos anos, o investimento tecnológico em plataformas de ensino a distância, na formação de educadores de infância e professores do ensino básico, tem sido bastante importante, embora os centro de formação a privilegiar esta tecnologia tenham sido poucos. A qualidade da educação deve ser alcançada usando de forma adequada a comunicação mediada por computador. O ensino a distância deve permitir que os tutores e os formandos possam interagir de forma presencial periodicamente, discutindo novas formas de comunicação, e os resultados da exploração do material. Na componente a distância o tutor representa um papel determinante nesta modalidade de ensino, dado que dele depende primordialmente o desenvolvimento e o apoio dos seus alunos, por conseguinte ele deve possuir um conjunto de competências pedagógicas, sociais, de gestão e técnicas
- Qual dos modelos "Servqual" ou "Servperf" será mais adequado para avaliação da qualidade do serviço de e-procurement no Ministério da Cultura?Publication . Marques, Joaquim Manuel Mendes; Isaías, PedroOs rápidos avanços tecnológicos, nomeadamente a proliferação da Internet e tecnologias relacionadas, têm revolucionado completamente a forma de fazer as coisas no mundo actual, tornando possível às organizações públicas e privadas fazer negócios pela Internet de forma fácil e rápida. O ritmo de evolução tecnológica e o uso crescente da Internet levou à adopção de novas tecnologias, de que são exemplo o procurement electrónico, vulgarmente designado por e-procurement e que consiste na utilização das tecnologias de informação e comunicação e da Internet para fins de procurement, incluindo quer as transacções entre as partes mediadas pela tecnologia quer as actividades entre as organizações que visam facilitar esse intercâmbio. Um número crescente de organizações no sector público tem optado pela adopção do e-procurement. No contexto português e na sequência da Resolução de Conselho de Ministros n.º 36/2003, à semelhança do que tem vindo a acontecer noutros ministérios, o Ministério da Cultura decidiu iniciar em 2007 a implementação de um projecto de compras públicas electrónicas, no pressuposto que a utilização de meios electrónicos no processo aquisitivo público irá gerar poupanças estruturais e ganhos de eficiência nas compras do Estado e aumentar a qualidade do serviço prestado. A literatura tem mostrado que a pesquisa pela qualidade na prestação de serviços tem sido uma constante em qualquer organização e a avaliação dos serviços internos é um meio para a melhoria contínua dos seus processos. Nesse sentido, o objectivo deste trabalho foi avaliar a qualidade do serviço interno de e-procurement do Ministério da Cultura. Esta avaliação da qualidade do serviço foi realizada a partir da comparação dos modelos SERVQUAL e SERVPERF e das suas variantes com ponderação, resultando na comparação de quatro instrumentos para medição da qualidade.