Mestrado em Supervisão Pedagógica | Master's Degree in Pedagogical Supervision - TMSP
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Browsing Mestrado em Supervisão Pedagógica | Master's Degree in Pedagogical Supervision - TMSP by advisor "Aires, Luísa"
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- B-Learning : o Ensino Secundário Recorrente entre dois modelos : um estudo com estudantes do curso multimédia de uma escola de LisboaPublication . Elias, Berta Deolinda Ribeiro Ferreira; Aires, LuísaAs mudanças que ocorreram no mundo e na sociedade, nos últimos anos, assim como a integração das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) em todos os aspectos da vida actual têm implicações ao nível do ensino e da actuação de todos os intervenientes no processo ensino aprendizagem. O estudo B-Learning: o Ensino Secundário Recorrente Entre Dois Modelos, analisa o modelo de ensino/aprendizagem semi-presencial e misto, estudando o modo como são utilizadas plataformas de aprendizagem Learning Managing System (LMS) por estudantes adultos do ensino secundário recorrente com o intuito de compreender como é perspectivado por estes intervenientes o modelo de ensino/aprendizagem semi-presencial e misto - b-learning (blended learning). A investigação foi realizada junto de uma comunidade educativa do ensino secundário recorrente que frequentou no ano lectivo 2006/2007, numa escola da zona oriental de Lisboa, os décimo, décimo primeiro e décimo segundo anos do Curso de Multimédia no modelo de ensino presencial, com a possibilidade de utilizar uma plataforma de aprendizagem – Dokeos e/ou Moodle – no âmbito dos trabalhos de algumas disciplinas, o que possibilitou realizar algumas actividades didácticas a distância na modalidade b-learning, implicando por parte dos professores intervenientes uma mudança na sua forma de actuação, mais como um supervisor promotor de diferentes estratégias de aprendizagem junto desta comunidade, permitindo deste modo o acompanhamento das actividades por parte dos estudantes com problemas de assiduidade e contribuindo para o seu sucesso educativo. A revisão da literatura permitiu verificar que já foram realizadas algumas actividades neste âmbito, a nível nacional, assim como possibilitou realizar uma reflexão sobre a utilização das plataformas de ensino aprendizagem junto de alunos do ensino secundário recorrente. Para o efeito, recorreu-se a instrumentos de natureza quantitativa – questionário – e de natureza qualitativa – entrevista. Os resultados revelaram a importância destes recursos informáticos para a motivação e sucesso escolar dos estudantes adultos e, principalmente, como factor determinante para não abandonarem os estudos.
- Da supervisão à colaboração: uma comunidade de prática virtualPublication . Serrano, Sílvia; Aires, LuísaUma das grandes características do nosso século assenta na tecnologia digital, pelo que não podemos alicerçar o grande pilar da sociedade que é a educação num sistema que a ela se alheie. Dizia Camões, mudam-se os tempos, mudam-se as vontades e, acrescentamos, as necessidades, pelo que o caminho terá de passar por uma simbiose significativa, eficaz e eficiente, entre o passado e o presente, o tradicional e o digital. As tecnologias digitais devem, pois, ser encaradas não apenas como meros instrumentos, mas enquanto potenciadoras da criação de um ambiente vivo num ecossistema educacional plural e diversificado. Esta conceção ganhou ainda mais sentido no momento em que decorreu este estudo, marcado pela pandemia da COVID-19, que obrigou toda a comunidade educativa a (re)inventar-se, no sentido de encontrar respostas de processos a distância para uma situação inevitável. É neste enquadramento que perspetivámos a elaboração de um estudo assente na dinamização, pela investigadora, de uma comunidade de prática virtual (CoPV), num agrupamento de escolas (AE), na plataforma MS Teams, como contexto associado a um processo de supervisão pedagógica com vista à promoção do trabalho colaborativo. A referida CoPV surge na sequência da oficina de formação MAIA (Projeto de Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica), frequentada pela investigadora no ano letivo 2019/2020, e cujo produto final foi um projeto de intervenção no âmbito de práticas de avaliação a ser implementado no agrupamento de escolas onde a investigação ocorreu. Assim, temos como locus da nossa investigação um agrupamento de pequena dimensão, situado em meio rural, e como participantes no estudo todo o corpo docente desse mesmo agrupamento, constituído por 45 professores (excluída a investigadora), desde a educação pré-escolar (EPE) ao ensino secundário profissional (ESP). Assim, no estudo realizado, pretendeu-se compreender de que forma a participação na referida CoPV contribuiu, na perspetiva dos participantes, para o seu desenvolvimento profissional, enquanto contexto de interação e colaboração integrado num processo de supervisão horizontal, entre pares, concretamente no que diz respeito a práticas de avaliação. Pretendeu-se ainda averiguar a relevância do papel da investigadora, enquanto moderadora da CoPV, também na perspetiva dos participantes. A revisão bibliográfica foi, assim, orientada para as duas dimensões do estudo: por um lado, a supervisão horizontal, colaborativa, entre pares, assente em relações dialógicas e de partilha com vista ao desenvolvimento profissional docente (DPD); e, por outro lado, a forma como ela pode ser sustentada por uma CoPV, a qual se afasta dos contextos tradicionais em que decorre o processo supervisivo nas escolas. Tratou-se de um estudo de caso, enquadrado no paradigma interpretativo, pois teve como objetivo a compreensão de um fenómeno de acordo com a perspetiva e interpretação dos sujeitos participantes. Para o efeito, utilizaram-se diversas técnicas e instrumentos de recolha de dados: questionários, entrevistas semiestruturadas, diário de bordo e a própria CoPV. Tendo em conta que esta é uma área recente, pouco explorada/investigada, existindo um número limitado de estudos acerca da temática, esperamos que os resultados desta investigação possam vir a contribuir para uma maior compreensão do fenómeno em causa e servir de fonte, e também de inspiração, para futuros estudos e eventuais modelos de supervisão a implementar no agrupamento em causa ou noutros.
- Formação de supervisores pedagógicos em contexto online: perspectivas de estudantes do MSVP, em AngolaPublication . Chipato, Sérgio Kalembe Benedita; Aires, LuísaNeste estudo que realizámos abordamos o perfil dos supervisores pedagógicos no ensino a distância online e, por se tratar de um assunto que despoleta inquietações e algum cepticismo, porquanto nos remete para uma abordagem, cujo modelo pedagógico é predominante virtual e por não ter sido muito divulgado ou pouco conhecido, despertou-nos um interesse singular. A investigação desenvolvida aproxima-se a um estudo de caso. Escolhemos um grupo de estudantes, em Angola, que frequentou o Mestrado em Supervisão Pedagógica. A problemática estudada incidiu sobre a seguinte questão: Quais são as perspectivas dos estudantes que frequentaram o mestrado online em supervisão pedagógica, sobre as competências que desenvolveram no âmbito específico do mestrado? Com base na análise documental, na entrevista semiestruturada e no inquérito por questionário, aplicados a estudantes da Universidade Aberta localizados em distintas partes de Angola e que frequentaram o curso de Mestrado em Supervisão Pedagógica, procurámos encontrar respostas à pergunta de investigação formulada. Estas técnicas foram importantes, pois permitiram inferir as competências desenvolvidas pelos supervisores pedagógicos e esboçar o perfil exigível aos formandos. A identificação deste perfil afigura-se como relevante para nossa investigação, uma vez que pretendemos mitigar não só a estigmatização em torno do ensino a distância, como também encontrar respostas para os variadíssimos questionamentos de âmbito jurídico-pedagógico, ainda predominantes nalguns países que estão longe de reconhecer as virtualidades científicas e pedagógicas da educação online, particularmente no âmbito das ciências da educação, e continuam a colocar barreiras de aceitação e reconhecimento.
- Formação online de professores e utilização das tic na escolaPublication . Montez, Risoleta; Aires, LuísaO forte investimento registado na disseminação de tecnologias digitais, bem como as facilidades crescentes de acesso à Internet, não se têm feito acompanhar do desenvolvimento de competências para o seu uso em contextos educativos. Esta realidade impõe o desenvolvimento de novas dinâmicas nas escolas, esperando-se dos professores competências sociais e pedagógicas que facilitem a criação de zonas de desenvolvimento próximo orientadas para a sociedade digital. Investigações anteriores, desenvolvidas no âmbito da Rede de Observatórios Municipais para a Literacia e a Inclusão Digital, revelam que, apesar de os professores do 1º ciclo reconhecerem importância às tecnologias digitais e à Internet, não usam com frequência estas tecnologias, justificando o seu reduzido uso na ausência de competências pedagógicas (Aires & Melro, 2011). Por outro lado, as lógicas de monodocência no 1º ciclo do ensino básico desenvolveram culturas de isolamento profissional que não beneficiam as dinâmicas de trabalho em rede, dimensões fundamentais para a promoção da literacia digital. Com base na realidade exposta, no presente estudo de caso pretende-se conhecer em que medida a formação contínua online, centrada em lógicas colaborativas, contribui para a aquisição de competências no uso de tecnologias digitais e da Internet em contexto de sala de aula. De um modo particular, pretende-se saber em que medida as práticas colaborativas online entre pares, geradas em torno da criação e do uso do blogue com finalidades educativas, contribuem para a aquisição de competências pedagógicas para uso de tecnologias digitais e da Internet. Da análise e discussão dos dados obtidos na sequência desta investigação, conclui-se que a formação contínua de professores no âmbito das TIC feita através da plataforma Moodle é mobilizadora de dinâmicas colaborativas entre os formandos, o que favorece, além do desenvolvimento das competências instrumentais dos professores, a alteração das suas conceções sobre a utilização do computador em contexto de sala de aula. Assim, com as conclusões deste estudo abrem-se pistas para a reconfiguração dos processos de formação contínua de professores, em regime de e-learning, favoráveis à inclusão digital nas escolas do 1º ciclo.
- O papel da supervisão colaborativa no contexto de implementação de um plano de inovação. Da teoria à prática: um estudo de casoPublication . Andrade, Maria Teresa Nogueira Lima de; Aires, LuísaNo quadro da atual política educativa, em Portugal, espera-se que as escolas e os professores assumam a inovação como forma de impulsionar a mudança, (re)pensando os modos de organização e desenvolvimento do currículo, baseados em processos de supervisão e colaboração. Várias escolas, no âmbito da sua autonomia, aderiram prontamente a este desafio, implementando planos de inovação. Assim, é no contexto da prática da implementação de cada plano que surge a pertinência de investigar o que pode comprometer a mudança, ou seja, a forma como os atores educativos interpretam e operacionalizam as medidas, adotando (ou não) posturas de colaboração. O objetivo do estudo foi, assim, compreender como lideranças e professores percecionam o papel da supervisão e da colaboração na implementação das medidas de inovação pedagógica da sua escola, partindo da seguinte questão inicial: De que forma professores e respetivas lideranças, do agrupamento de escolas X, desenvolvem e entendem os processos de supervisão e colaboração, como suporte à inovação que pretendem introduzir? O estudo desenvolveu-se num agrupamento de escolas da área metropolitana de Lisboa e envolveu oito participantes. No estudo de caso único, de natureza descritiva e interpretativa, enquadrado num paradigma qualitativo, utilizamos, como técnicas de recolha de dados, a análise documental, as entrevistas semiestruturadas e o focus group. Os resultados revelaram uma grande convergência entre os participantes, os quais reconhecem a importância do desenvolvimento dos processos de inovação numa lógica de liderança partilhada e de colaboração, que concretizam na interação, na reflexão conjunta e nas práticas de supervisão pedagógica horizontal. Identificam nestas práticas contributos para uma aprendizagem e melhoria contínua, apesar de ser possível entrever alguns entendimentos divergentes e resistências às práticas de supervisão e de colaboração.
- Perspectiva temporal de futuro em contexto educativo: um estudo com estudantes do 9º ano de uma escola rural da MadeiraPublication . Carvalho, Renato Gil Gomes; Aires, LuísaApesar de vários estudos sugerirem um importante impacto da perspectiva temporal de futuro (PTF) dos alunos no investimento e motivação em relação à escola e a ideia dos projectos de futuro reunir consenso entre os diversos agentes educativos, no nosso país esta temática não tem sido abordada de um modo significativo, nem sido traduzida em estratégias educativas, de supervisão e de orientação. Neste sentido, estudou-se a PTF de estudantes de uma zona rural da Madeira, num importante momento da sua carreira escolar (9º ano), com o objectivo de caracterizar o constructo PTF, analisar a sua expressão no comportamento e debater em que medida esses aspectos se poderão consubstanciar em intervenções educativas adequadas. Para tal, recorreu-se a uma metodologia que envolveu, numa primeira fase, instrumentos de cariz quantitativo (questionário) e, numa segunda fase, instrumentos de cariz qualitativo (entrevista). Os resultados mostraram uma consolidação de PTF nos alunos, em especial quando passam por experiências curriculares e extracurriculares específicas, em que se inclui a orientação. Além da importância destas actividades, os resultados demonstram a associação entre PTF, sucesso e investimento na escola, e destacam ainda o papel central que vários agentes, com especial relevo para os professores, têm na tomada de decisão e na construção de projectos de vida dos alunos. Tais resultados suportam, por fim, uma perspectiva mais sistémica e organizacional dos processos de supervisão, no âmbito de uma nova ecologia educativa e de uma escola reflexiva
- O portfolio como instrumento de aquisição e avaliação de estratégias de leitura : uma experiência de auto-supervisãoPublication . Correia, Ana Teresa da Silva; Aires, LuísaComo é que o aluno/leitor adquire estratégias de leitura que lhe permitam a compreensão do texto? Enquanto “aprendiz” que constrói as suas aprendizagens, o aluno/leitor deve ter no seu professor, como leitor experiente, um modelo e um guia. Este suporte deve ser retirado a pouco e pouco para que o aluno/leitor ganhe o controlo sobre a sua aprendizagem e seja cada vez mais autónomo na aplicação das estratégias de leitura adquiridas. Contribuirá a construção de uma colecção de estratégias de leitura, aplicadas a textos narrativos para a sua visualização/consciencialização/aquisição? Será que esta visualização/consciencialização/aquisição se constituirá como activação da selecção/aplicação/avaliação dessas estratégias de leitura a novas situações?
- Relações interpessoais numa escola básica integrada do Concelho de Oeiras : o posicionamento dos alunosPublication . Leitão, Maria de Fátima Henriques Matos; Aires, LuísaA mudança a que temos assistido no estilo de vida das famílias, ao longo do último século, levou à permanência das crianças na escola durante a maior parte do dia. Grande parte dos alunos de hoje permanece mais tempo na escola, com o seu grupo de pares, do que com a família. Perante a constatação desta realidade, nesta investigação propusemo-nos estudar as interacções dos alunos nas escolas Básicas Integradas de Oeiras e conhecer o seu posicionamento em relação aos professores, aos colegas, à escola e ao grau de envolvimento dos Encarregados de Educação na escola. Nesta pesquisa optámos por uma abordagem metodológica qualitativa porque nos interessava a descrição e interpretação da cultura de um grupo específico de alunos do 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico. Os instrumentos que privilegiámos na recolha de dados foram a entrevista semi-estruturada, a observação e a análise documental das pautas de avaliação dos alunos entrevistados. Para o tratamento das entrevistas, usámos um software específico, Nvivo8, que nos permitiu a organização, de forma clara e lógica, da informação recolhida, facilitando a análise e tratamento de dados. Da análise e discussão de dados surge um conjunto de dimensões de natureza social, relacional e cognitiva de grande importância no processo de ensino-aprendizagem. No campo das relações interpessoais, os aspectos afectivos – sociais do contexto escolar assumem-se como a dimensão mais relevante para o desenvolvimento da aprendizagem e a aquisição de competências sociais. Dos resultados obtidos, extraímos a proposta de que é fundamental aprofundar esta via de investigação no futuro, esperando que esta contribua para o conhecimento mais amplo sobre as interacções sociais em contexto escolar e o conhecimento do papel da escola e da supervisão pedagógica que nesta se pratica, nos processos de socialização e de aprendizagem dos alunos.The family‟s lifestyle changes we have been watching during the past century, leaded to the kids permanency in schools for a great part of the day. A great part of today‟s students spend more time at school, with his colleagues than with family. Facing this reality, in this investigation we propose ourselves to study the pupil‟s interactions on the Oeiras Basic Integrated Schools and know their position related to teachers, colleagues, school and Educational Handlers grade of involvement within school. On this research we opted for doing a qualitative methodological approach because we are interested in the culture description and interpretation of a specific group of students from the 1st, 2nd and 3rd Cycles of Basic Teaching. The instruments we have privileged in the data gathering were semi-structured interviews and the documental analysis and observation of the interviewed students‟ evaluation grades. For the interviews treatment was used a specific software, Nvivo8, which permitted the retired information organization, in a simple and logical way, facilitating the data analysis and treatment. From analysis and data discussion comes a set of dimensions with social, relational and cognitive importance in the teaching-learning process. On the field of interpersonal relationships, emotional aspects - social on the school context – become the dimension most relevant to the development and the acquisition of social skills. Of the obtained results, we extract the proposal of how important is to deepen this basic of investigation in the future, hoping that this one contributes to the most spacious knowledge on the social interactions in school context and the knowledge of the school paper and pedagogic supervision that in this it practices, on the processes of socialization and pupils apprenticeship.
- Supervisão entre pares: efeitos na relação professor-alunoPublication . Peseiro, Oriana; Aires, Luísa; Seabra, FilipaA qualidade da relação professor-aluno tem, inequivocamente, um impacto no processo de ensino e aprendizagem. Da interação entre ambos os elementos depende o sucesso da aprendizagem. Nesse sentido, a relação pedagógica entre professor e aluno emerge como uma dimensão central de todo o processo pedagógico. No que respeita à conceção de supervisão, a evolução do conceito permite-nos entendê-la como uma partilha de experiências e como forma de colaboração entre pares, que traduzindo-se num ato de reflexão, permite transformar e melhorar as práticas educativas. Pela análise do enquadramento das duas dimensões expostas, neste estudo objetiva-se analisar os efeitos que a supervisão entre pares poderá evidenciar na relação entre professor e aluno, verificando a possível melhoria do processo de ensino e aprendizagem. Do ponto de vista metodológico, o presente estudo insere-se num modelo de investigação de natureza qualitativa, assente no propósito de conhecer as perceções dos atores envolvidos no que respeita às diferentes situações da realidade vivenciada, considerando que a compreensão do contexto valoriza o ponto de vista de quem nele vive. Consequentemente, optou-se pelo design de estudo fenomenológico, mediante o qual se pretende descrever o fenómeno em estudo, através da análise das realidades experienciadas e vividas pelos participantes da investigação, atendendo à forma como as descrevem e interpretam. Para tal, privilegiou-se a análise documental de projetos educativos e de projetos desenvolvidos no âmbito da observação/supervisão entre pares, bem como de entrevistas semiestruturadas individuais, dirigidas aos coordenadores e participantes de projetos de supervisão/observação entre pares, de dois Agrupamentos de Escolas, selecionados por desenvolverem projetos neste campo de ação e aceitarem participar no estudo em curso. A subsequente análise de conteúdo dos dados recolhidos permitiu concluir que, até ao momento, a prática de supervisão entre pares não é reconhecida pelos participantes do estudo como uma possibilidade de melhoria da relação entre professor e aluno, embora seja potencializadora da mudança das ações pedagógicas.
- A supervisão pedagógica : da interacção à construção de identidades profissionais : estudo de casoPublication . Alves, Alexandra Isabel Derboven Martins; Aires, LuísaEsta dissertação consiste num estudo de caso sobre os processos interactivos desenvolvidos num núcleo de estágio pedagógico de formação inicial de professores no âmbito da Supervisão Pedagógica. Dentro de um referencial teórico sustentado por uma abordagem comunicacional das relações interpessoais, importa observar, analisar e interpretar o modo como os processos interactivos se concretizam assim como verificar o modo como estes processos contribuem para a construção de uma identidade profissional docente. No campo da Supervisão Pedagógica, esta emerge dentro das escolas como uma acção dinamizadora de diversas práticas colaborativas de trabalho. Assim, a Supervisão Pedagógica adquire, globalmente, um papel pró-activo na organização social da escola mas sobretudo detém um papel de mediação entre profissionais. Num sentido mais restrito, a Supervisão Pedagógica assume-se igualmente como uma plataforma comum de reflexão, aprendizagem e integração de saberes e competências quer numa dimensão pedagógico-didáctica quer numa dimensão prático-moral. A interacção partilhada é a via privilegiada da co-construção de conhecimento e da identidade profissional dos professores.