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Advisor(s)
Abstract(s)
Esta dissertação consiste num estudo de caso sobre os processos interactivos
desenvolvidos num núcleo de estágio pedagógico de formação inicial de professores no
âmbito da Supervisão Pedagógica. Dentro de um referencial teórico sustentado por uma
abordagem comunicacional das relações interpessoais, importa observar, analisar e
interpretar o modo como os processos interactivos se concretizam assim como verificar
o modo como estes processos contribuem para a construção de uma identidade
profissional docente.
No campo da Supervisão Pedagógica, esta emerge dentro das escolas como uma
acção dinamizadora de diversas práticas colaborativas de trabalho. Assim, a Supervisão
Pedagógica adquire, globalmente, um papel pró-activo na organização social da escola
mas sobretudo detém um papel de mediação entre profissionais. Num sentido mais
restrito, a Supervisão Pedagógica assume-se igualmente como uma plataforma comum
de reflexão, aprendizagem e integração de saberes e competências quer numa dimensão
pedagógico-didáctica quer numa dimensão prático-moral. A interacção partilhada é a
via privilegiada da co-construção de conhecimento e da identidade profissional dos
professores.
Description
Dissertação de Mestrado em Supervisão pedagógica apresentada à Universidade Aberta
Keywords
Educação Formação de professores Estágios Supervisão Orientação pedagógica dos professores Orientação profissional
Citation
Alves, Alexandra Isabel Derboven Martins - A supervisão pedagógica [Em linha] : da interacção à construção de identidades profissionais : estudo de caso. [Lisboa : s.n.], 2008. 306 p.