Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A supervisão pedagógica : da interacção à construção de identidades profissionais : estudo de caso

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Supervisão Pedagógica.pdf1.54 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Esta dissertação consiste num estudo de caso sobre os processos interactivos desenvolvidos num núcleo de estágio pedagógico de formação inicial de professores no âmbito da Supervisão Pedagógica. Dentro de um referencial teórico sustentado por uma abordagem comunicacional das relações interpessoais, importa observar, analisar e interpretar o modo como os processos interactivos se concretizam assim como verificar o modo como estes processos contribuem para a construção de uma identidade profissional docente. No campo da Supervisão Pedagógica, esta emerge dentro das escolas como uma acção dinamizadora de diversas práticas colaborativas de trabalho. Assim, a Supervisão Pedagógica adquire, globalmente, um papel pró-activo na organização social da escola mas sobretudo detém um papel de mediação entre profissionais. Num sentido mais restrito, a Supervisão Pedagógica assume-se igualmente como uma plataforma comum de reflexão, aprendizagem e integração de saberes e competências quer numa dimensão pedagógico-didáctica quer numa dimensão prático-moral. A interacção partilhada é a via privilegiada da co-construção de conhecimento e da identidade profissional dos professores.

Description

Dissertação de Mestrado em Supervisão pedagógica apresentada à Universidade Aberta

Keywords

Educação Formação de professores Estágios Supervisão Orientação pedagógica dos professores Orientação profissional

Citation

Alves, Alexandra Isabel Derboven Martins - A supervisão pedagógica [Em linha] : da interacção à construção de identidades profissionais : estudo de caso. [Lisboa : s.n.], 2008. 306 p.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue