Browsing by Issue Date, starting with "2019-07-03"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Formação inicial de professores no ensino superior : estratégias didático-pedagógicas interdisciplinaresPublication . Ferreira, Maria Estela Lacerda; Barros, Daniela Melaré VieiraEste trabalho investiga as estratégias didático pedagógicas utilizadas na formação inicial de professores. Em paralelo, identifica se essas estratégias apresentam uma perspectiva interdisciplinar. A pesquisa foi realizada em um ISE, localizado na cidade de São Paulo, em um curso de pedagogia. Dada as características da pesquisa, optou-se por uma metodologia qualitativa, um estudo de caso etnográfico. Foram observadas as aulas de três componentes curriculares específicos, e aplicados 38 questionários para os estudantes do último semestre do curso. Os dados receberam primeiro uma organização quantitativa, e posteriormente, uma análise qualitativa. Pelo instrumento guião questionário, os alunos escolheram quais estratégias didático pedagógicas facilitam melhores aprendizagens, e justificaram as respostas dadas. Na grelha de observação das aulas foram registradas as estratégias didático pedagógicas utilizadas pelos professores e a interação dos alunos frente às estratégias. Os dados obtidos com o questionário indicam quais estratégias os estudantes preferem e as justificativas mostram a relação existente entre estratégia e aprendizagem. Os dados registrados na grelha de observação mostram que os professores não utilizam, intencionalmente, estratégias didático pedagógicas interdisciplinares, mas no diálogo entre aluno e formador, há evidências que os futuros professores, esponteaneamente, estabelecem relações não sistematizadas, com conhecimentos já desenvolvidos pela disciplina.
- Perceção da comunidade escolar acerca da segurança alimentar numa escola de ensino básico integrado em Cabo Verde: um estudo de casoPublication . Santos, Riolando César Fernandes dos; Fernandes, Ana PaulaNos dias de hoje há uma grande preocupação com segurança e qualidade alimentar, pois não se considera só alimento pronto para consumo, mas sim todo o processo que o envolve desde sua produção até estar pronto para o consumo. O presente trabalho de investigação procurou estudar as perceções da comunidade escolar de uma escola de Ensino Básico Integrado, localizada na cidade do Porto Inglês, Ilha do Maio, Cabo Verde, sobre segurança e a qualidade das refeições distribuídas aos alunos na escola e sobre o conhecimento acerca do Programa Nacional de Alimentação e Saúde Escolar (PNASE). Para o efeito foi aplicado um questionário a 80 alunos, e foram realizadas duas entrevistas, uma para pessoal docente/direção (dez participantes) e a outra para as cozinheiras (cinco). Com o presente trabalho verificou-se que parte dos alunos, são filhos de pais com baixo rendimento, fato que influencia a importância que se dá às refeições na escola. Foi observado que todos os alunos fazem refeições na escola, sendo que mais de metade não o faz todos os dias. Porém, estes alunos consideram ser importante comer na escola. Também se verificou que boa parte dos alunos revelaram que consomem outros alimentos na escola, para além do que é oferecido pela escola. No caso do pessoal docente/direção da escola observou-se que 100% concordaram que a alimentação escolar tem uma influência positiva no processo de aprendizagem dos alunos e no combate ao abandono escolar. Através deste estudo foi verificado que a avaliação que fazem da refeição atribuída aos alunos é positiva, demonstraram ter preocupação com as condições de higiene e confeção dos alimentos e que a escola tem um papel fundamental no que refere a segurança e qualidade alimentar. Em relação às cozinheiras observou-se que 100% têm a noção da importância da alimentação escolar, admitiram que são ministradas ações de capacitação, que já participaram de algumas ações e que seguem as regras de higiene no trabalho. Para concluir, verificou-se que existe uma relação entre os alunos, o pessoal docente/direção e as cozinheiras no processo de alimentação escolar e que, caso todos cumpram o seu papel nesse ciclo, contribuirão para garantia da segurança e da qualidade alimentar na escola.
- Formação de supervisores pedagógicos em contexto online: perspectivas de estudantes do MSVP, em AngolaPublication . Chipato, Sérgio Kalembe Benedita; Aires, LuísaNeste estudo que realizámos abordamos o perfil dos supervisores pedagógicos no ensino a distância online e, por se tratar de um assunto que despoleta inquietações e algum cepticismo, porquanto nos remete para uma abordagem, cujo modelo pedagógico é predominante virtual e por não ter sido muito divulgado ou pouco conhecido, despertou-nos um interesse singular. A investigação desenvolvida aproxima-se a um estudo de caso. Escolhemos um grupo de estudantes, em Angola, que frequentou o Mestrado em Supervisão Pedagógica. A problemática estudada incidiu sobre a seguinte questão: Quais são as perspectivas dos estudantes que frequentaram o mestrado online em supervisão pedagógica, sobre as competências que desenvolveram no âmbito específico do mestrado? Com base na análise documental, na entrevista semiestruturada e no inquérito por questionário, aplicados a estudantes da Universidade Aberta localizados em distintas partes de Angola e que frequentaram o curso de Mestrado em Supervisão Pedagógica, procurámos encontrar respostas à pergunta de investigação formulada. Estas técnicas foram importantes, pois permitiram inferir as competências desenvolvidas pelos supervisores pedagógicos e esboçar o perfil exigível aos formandos. A identificação deste perfil afigura-se como relevante para nossa investigação, uma vez que pretendemos mitigar não só a estigmatização em torno do ensino a distância, como também encontrar respostas para os variadíssimos questionamentos de âmbito jurídico-pedagógico, ainda predominantes nalguns países que estão longe de reconhecer as virtualidades científicas e pedagógicas da educação online, particularmente no âmbito das ciências da educação, e continuam a colocar barreiras de aceitação e reconhecimento.