Mestrado em Estudos do Património | Master's Degree in Heritage Studies - TMEP
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Browsing Mestrado em Estudos do Património | Master's Degree in Heritage Studies - TMEP by advisor "Flor, Pedro"
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- Coleção Luís Cangueiro : da esfera privada ao Museu da Música Mecânica : contributos para um estudoPublication . Jerónimo, Ana Helena Marques Peixoto; Flor, PedroA coleção Luís Cangueiro é constituída por mais de seiscentos instrumentos de música mecânica datados de entre os finais do século XVIII e a década de 1940, compreendendo caixas de música, autómatos, órgãos, organetes, pianos mecânicos, fonógrafos e gramofones, além de um acervo fonográfico com milhares de registos, documentos variados e objetos correlacionados. Esta coleção de património musical foi deixando o domínio privado por via da realização de um conjunto de exposições em vários locais de Portugal, até ter ficado acessível ao público em 2016, com a sua instalação no Museu da Música Mecânica, mandado construir pelo colecionador na sua propriedade em Arraiados, Palmela. Considerando o ineditismo da coleção no panorama nacional dos museus e do colecionismo privado, bem como a sua dimensão e representatividade, seguimos uma metodologia de investigação qualitativa e elaborámos, por um lado, um inventário destinado a contribuir para a sua documentação e estudo, e por outro, analisámos o percurso da sua formação e desenvolvimento até à sua musealização, com o objetivo de compreender e refletir sobre a importância das práticas colecionistas contemporâneas no contexto dos estudos do património. A dissertação encontra-se organizada em quatro capítulos. O primeiro enquadra teoricamente o âmbito do nosso trabalho. O segundo apresenta a biografia do colecionador e o estudo detalhado da coleção baseado no inventário efetuado que se inclui no apêndice. O terceiro mostra as circunstâncias anteriores ao processo de musealização. O quarto aborda a fundação do Museu da Música Mecânica, a instalação da coleção e a centralidade da figura do colecionador. Com a presente investigação foi possível evidenciar como as práticas colecionistas contemporâneas convergem para a preservação e valorização do património e perpetuam a memória das sociedades.
- O colecionismo em Manuel Teixeira Gomes: contributos para o seu estudoPublication . Silva, Ricardo Manuel da Mota e; Flor, PedroManuel Teixeira Gomes (1860-1941), senhor de uma vasta cultura artística, amante e consumidor de arte, ao longo da sua vida adquiriu – durante o período em que foi diplomata em Londres (1911-1923) em casas de leilões, antiquários e marchands – um conjunto relevante de medalhística, objetos de arte e peças decorativas (ocidentais e orientais). Parte desta coleção foi alienada em quatro leilões realizados na capital inglesa, nos últimos meses de 1923, e o restante enviado para Portugal servindo de recheio à mansão que comprou em Caxias (a casa da Gibalta), onde perspetivava residir após findar o mandato como Chefe de Estado. Contudo, a inesperada renúncia, em dezembro de 1925, ao cargo e o seu autoexílio conduziram ao desmembramento desta coleção através de ofertas a amigos e, em grande medida, de doações a instituições públicas portuguesas como a Casa da Moeda e a museus, como o Museu Nacional de Arte Contemporânea, o Museu Nacional de Arte Antiga, o Museu Nacional Machado de Castro, o Museu Municipal do Porto e o Museu Municipal da Cidade de Lisboa. Após o seu falecimento, em outubro de 1941, o remanescente da coleção que permanecia na casa da Gibalta rumou a Portimão tendo, entre 1999 e 2007, parte da sua coleção sido comprada em leilões pelo Museu de Portimão o qual conta no seu espaço com o núcleo Manuel Teixeira Gomes – viajante, político e escritor onde estão expostas catorze das cento e seis peças da coleção que futuramente integrará o novo Núcleo Museológico Casa Manuel Teixeira Gomes.
- Contributos para o estudo da colecção de pintura do Museu Rainha Dona Leonor (Beja)Publication . Tadeia, Helena R. Duarte; Flor, PedroA presente dissertação insere-se nos âmbitos da Museologia e da História da Arte e diz respeito a um trabalho de pesquisa desenvolvido entre Setembro de 2011 e Outubro de 2012. Esta investigação teve simultaneamente por objectos de estudo a história da existência do mais antigo museu, não só da cidade de Beja, como do país – o actual Museu Rainha Dona Leonor, também designado por Museu Regional de Beja (MRDL/MRB) – que conta com mais de dois séculos de existência e a história das suas colecções de pintura expostas, procurando-se em especial, esclarecer sobre a proveniência das obras em questão e ulterior percurso até a sua musealização. O desenvolvimento do presente ensaio explorou hipóteses várias de procedência das pinturas, com as antigas colecções de Frei Manuel do Cenáculo – fundador do primitivo museu de Beja em 1791 – a ocupar lugar de destaque, distribuindo-se a proveniência das restantes entre o próprio Convento da Conceição, onde actualmente está instalado o Museu Rainha D. Leonor e os espólios remanescentes do Paço Episcopal e de igrejas e conventos desaparecidos da capital do Baixo-Alentejo. A investigação levada a cabo trouxe alguns contributos preciosos para a história, quase ignota, de uma importante colecção de pintura, permitindo hoje, sem dúvida, melhor compreendê-la. O que antes não passava de um grupo de pinturas, aparentemente reunidas de forma aleatória, das quais se desconhecia quase tudo – nomeadamente a proveniência, essencial para as compreender enquanto colecção – é hoje um conjunto coerente, em que a presença de todas as peças se articula de acordo com um propósito lógico, que procuraremos esclarecer ao longo do articulado. As conclusões a que chegámos vêm contrariar a assunção que até à data tem prevalecido, que dava o essencial do corpus pictórico do MRDL como proveniente dos espólios remanescentes de demolidas igrejas e conventos extintos de Beja e arredores, o que, de todo, não se verifica.
- A crítica na obra de Nadir Afonso : o caso das obras de título citadinoPublication . Afonso, Laura da Assunção Rodrigues Esteves; Flor, PedroNadir Afonso (1920), personalidade multidisciplinar, pintor, ensaísta e arquitecto, constitui o objecto da presente investigação. A sua obra é, em grande parte, mal conhecida, pouco divulgada e deficientemente estudada. O objectivo deste trabalho visa contribuir para um melhor conhecimento e difusão da sua obra e, numa perspectiva alargada, estabelecer as relações entre a prática da pintura e a estética, debruçando-nos sobretudo, sobre a sua obra pictórica que surge relacionada com a temática da cidade. Ao longo do nosso trabalho, constatamos considerações infundadas que são tecidas em torno da obra plástica e estética devido à ilusão de conhecimento dos seus autores. Em contrapartida, esboçamos e transcrevemos fragmentos de textos estéticos de Nadir Afonso para rebater tais alegações. Apesar de se tratar de uma obra demasiado extensa, adquirimos um conhecimento alargado da maioria da sua produção artística, o que nos permite reconhecer o pioneirismo e a originalidade das soluções criativas e teóricas, e a consequente demonstração da importância da obra. Para o artista, todo o processo de criação artística obedece a um rigoroso trabalho de contemplação e meditação que culmina na procura da essência da arte, que considera ser, de origem matemática. A cidade constitui um tema constante na história da pintura do mundo ocidental e também na obra de Nadir Afonso. Revelaremos como as cidades reais ou imaginadas marcam a sua obra e são fruto de um aturado e perseverante trabalho. Mencionamos os fundamentos gerais da sua teoria estética, em que a representação do objecto não confere especificidade à obra de Arte.
- Educação patrimonial. Como podem as escolas trabalhar o património arqueológico de Oeiras: o caso do povoado pré-histórico de Leceia, um lugar de memóriaPublication . Agostinho, Ana Cristina Schade Vaz; Cardoso, João Luís; Flor, PedroA presente dissertação de mestrado, sob a ótica de uma docente do Ensino Básico e Secundário e colaboradora no Mestrado em Ensino de História da Universidade de Lisboa, mergulha no universo da Educação Patrimonial. Enriquecida pela experiência de coordenação do Clube do Património da Escola Secundária Quinta do Marquês e pelo estudo do património cultural de Oeiras, a investigação pretende revelar o papel fundamental desta vertente educativa na formação de cidadãos conscientes e atuantes. A experiência evidencia que, embora os jovens reconheçam a importância do património, muitas vezes apresentam lacunas emocionais e cognitivas na sua relação com o património local. Assim, a Educação Patrimonial surge como um caminho viável para fortalecer o vínculo entre as novas gerações e o seu legado cultural, promovendo a coesão social e o fortalecimento da identidade num mundo cada vez mais globalizado. O estudo salienta a relevância da Educação Patrimonial na promoção do conhecimento, identificação, valorização e preservação do património local, com ênfase no património arqueológico de Oeiras, particularmente no Povoado PréHistórico de Leceia. Para tal, são propostas ações pedagógicas concretas para reforçar a cooperação entre o ensino formal e as iniciativas educativas informais, aumentando a consciência e o apreço pelo património cultural local. A integração da Educação Patrimonial num currículo escolar flexível, com ênfase na história local e nas dinâmicas culturais, é essencial para oferecer uma experiência educativa mais enriquecedora e significativa. Para assegurar a implementação eficaz de projetos de Educação Patrimonial nas escolas, é imprescindível adotar uma abordagem que envolva toda a comunidade educativa e promova a interdisciplinaridade. Investir numa Educação Patrimonial abrangente e inclusiva é vital para a preservação e valorização do património cultural das comunidades, contribuindo para a construção de uma sociedade mais consciente e participativa. A Educação Patrimonial no século XXI deve ser integrada, participativa, contextualizada e sustentável, reconhecendo-se o seu papel vital na preservação e valorização do património cultural das comunidades. Através da Educação Patrimonial, os alunos desenvolvem o respeito pelas suas raízes e contribuem para a preservação da rica diversidade cultural local, construindo um futuro mais consciente e ligado ao passado.
- Estudo dos objectos de vitrine da coleção Calouste Gulbenkian: desenvolvimento e proposta de catálogoPublication . Cruz, Ana Isabel Zany Pampulim Martins Caldeira da; Flor, PedroA colecção de arte de Calouste Sarkis Gulbenkian inclui um pequeno conjunto de obras de arte designado por Objectos de Vitrine. A presente investigação procura contextualizar a Categoria Objectos de Vitrine no sistema de organização da Colecção Gulbenkian, bem como caracterizar este conjunto diversificado de pequenos objectos de arte, cuja produção se estende desde a Antiguidade Clássica até ao final do século XIX. Apesar de estarem em exposição desde 1965 no Museu Calouste Gulbenkian, primeiro no Palácio Pombal, em Oeiras, e, mais tarde, no edifício construído de raíz, em Lisboa, somente uma pequena parte tem estado visível ao público visitante, mantendo na sombra toda uma variedade de objectos que surpreendem pela delizadeza e riqueza dos materiais, pela sua manufactura e pela sua origem, entre outros aspectos. Este estudo tem como objectivo principal lançar luz a esses objectos como parte de um todo que é a Colecção Gulbenkian.
- A Igreja do Carmo : património da cidade da HortaPublication . Sousa, Ágata Patrícia Biga de Almeida Vieira de; Flor, PedroEste trabalho debruça-se sobre a Igreja do Convento do Carmo, edifício localizado na cidade da Horta, Ilha do Faial, que se encontra há décadas encerrado ao culto e à comunidade. Alvo de obras de consolidação da estrutura na década passada, processo interrompido antes de chegar ao término, o complexo conventual resiste à actividade sísmica e ao clima açoriano. Estando a ser equacionado o retomar dos trabalhos de recuperação do imóvel, afigura-se necessário estabelecer o seu valor patrimonial, bem como agregar o conhecimento existente sobre ele. Neste âmbito, após um enquadramento histórico onde se aborda de forma sucinta o panorama histórico dos Açores, da Ordem do Carmo e deste imóvel, o primeiro templo carmelita português erigido fora do território continental, construído entre os séculos XVII e XVIII, realiza-se a descrição da Igreja do Carmo, com a análise da filiação estética do exterior e do interior nas correntes portuguesas do Estilo Chão, Barroco e Rococó (este,apenas no interior). Partindo da proposta de intervenção no edifício datada de 1999/2000, é feita a descrição do seu estado de conservação, apresentando a evolução que sofreu de 2004 a 2010, listando os trabalhos que urge efectuar e chamando a atenção para a ausência de classificação deste património imóvel. Relativamente ao património móvel que contém,apresenta-se o perfil do Monsenhor Júlio da Rosa, coleccionador faialense responsável pela preservação deste espólio durante a segunda metade do século XX, e são realizados o inventário e a análise da colecção. Por fim, reconhecendo que para garantir a sobrevivência deste património a médio e longo prazo é necessário devolvê-lo à comunidade onde se insere e, logo, encontrar uma função que sirva essa comunidade e permita a sobrevivência do edifício, simultaneamente respeitando a sua dignidade arquitectónica, urbanística e histórica, é avançada uma proposta de reutilização para este conjunto patrimonial, móvel e imóvel. Após uma contextualização sobre a reutilização de edifícios, nomeadamente de edifícios religiosos, bem como a apresentação de exemplos de edifícios de natureza inicialmente religiosa a que foram atribuídas novas funções, é avançada uma proposta de reutilização: a instalação, na Igreja do Carmo, de um museu de arte sacra. Tal reutilização adequa-se ao contexto religioso do templo, que é suficientemente espaçoso para albergar um museu, e contribui para a salvaguarda tanto do imóvel como do seu património integrado, atribuindo-lhe um uso não só público mas que se pode constituir como um contributo para a vida cultural da cidade.
- Impressões do sagrado : estudo de uma coleção privada de registos de santosPublication . Ruivo, Teresa Lança; Flor, PedroEsta dissertação de mestrado tem por base a investigação que realizamos acerca da forma e conteúdo da coleção de registos de santos reunida por D. Gabriel de Sousa (1912-1997) e que atualmente pertence a um particular. Da vasta coleção de cerca de quinhentos registos de santos em papel e pergaminho fazemos incidir o nosso estudo numa amostra de oitenta e um registos que estiveram na base da realização de uma exposição e de um ciclo de conferências em que se abordaram os registos de santos do ponto de vista formal (gravados e em painéis de azulejo), do ponto de vista etnográfico e social (realização de círios) e do ponto de vista comercial da venda dos registos (principais casas de impressão e de comércio). Todas estas vertentes encontram-se presentes na coleção de D. Gabriel de Sousa e são expostas ao longo deste trabalho. Não é nosso propósito debruçarmo-nos sobre a oportunidade e correção da forma como a coleção se encontra compilada, mas sim, observá-la como um conjunto que foi reunido ao longo de um período de tempo e cuja organização demonstra um conhecimento, por parte do colecionador, que excede a simples fruição e curiosidade. D. Gabriel de Sousa dividiu a coleção em duas áreas distintas, organizando-as por temas, autorias e invocações: registos artísticos e registos populares acrescentando diversas notas datilografadas descritivas dos conteúdos da coleção. O nosso estudo, também, pretende apresentar uma coleção que poderá ter sido iniciada por fruição mas que permite ler, nas entrelinhas, o esforço que D. Gabriel de Sousa colocou na sua organização e cuja interpretação nos poderá auxiliar a entender melhor o colecionismo português, na esfera do privado, na primeira metade do século XX.
- O Museu Municipal de Benavente : um espaço e uma região em mudanças : contributos para novos desafiosPublication . Azevedo, José Manuel Valente Nunes; Flor, PedroO início deste trabalho assenta numa breve reflexão sobre a Museologia em Portugal e consequentes reflexos na museologia regional e, de forma mais concreta, no Museu Municipal de Benavente. Qual o objetivo do museu moderno? Não será apenas a mera mas também importante função de preservar e expor todos os tipos de coleções, mas também saber comunicar com os diversos públicos, adaptando-se à contemporaneidade da região onde estão inseridos, promovendo a interação entre visitante/habitante local e o museu que deverá ter sempre presente a constante construção do espaço museológico sob a batuta da coerência científica, artística e temática, valorizando as grandes potencialidades regionais, sem esquecer a diversidade local, que permitem uma verdadeira coesão territorial. Neste trabalho, para além da componente científica - ao descrever e analisar o papel do Museu Municipal de Benavente, existe também uma componente cívica que, através da análise realizada, de forma exequível, espera-se que contribua para a melhoria e promoção de forma eficaz e eficiente do património existente e incida no desenvolvimento local do concelho, podendo assim contribuir (em parceria com o poder local e demais organismos culturais, empresariais e turísticos) para uma melhor e maior divulgação patrimonial através de uma rede bem estruturada e aberta a toda a comunidade. De forma genérica, podemos sintetizar os objetivos desta dissertação: - Recuperar/ preservar e divulgar o património (histórico, arquitetónico, cultural, ambiental...); - Criar um ambiente museológico estimulador da curiosidade e interesse pela cultura, património e ciência; - Promover o desenvolvimento sustentável da região; - Promover uma verdadeira gestão criativa dos recursos e do património natural e cultural; - Impulsionar a conservação e valorização do património natural; - Demonstrar em como a política comunitária pode servir como vetor para a promoção e divulgação, em todo território, do museu de carácter local e, em última análise, contribuir para o incentivo e afirmação dos princípios e práticas da Nova Museologia.
- Património artístico e religioso das igrejas matrizes do concelho de Aljezur : contributos para a sua valorização e proteçãoPublication . Sagaz, Catarina Batista; Flor, PedroO presente trabalho pretende fazer uma reflexão sobre o Património Artístico Religioso no concelho de Aljezur e como, efetivamente, este se torna num testemunho histórico e fator identitário de uma região, ao abordarmos questões como: a religião como herança patrimonial; a importância dos monumentos religiosos no território e na sociedade; o Património Religioso como fator identitário de uma comunidade; e a importância da salvaguarda deste património. Por todo o país existem monumentos expectantes à espera da sua revalorização. Com características específicas e próprias da representação de uma época, torna-se fundamental preservar este tipo de património para o conhecimento da identidade de cada povo e região. A nossa investigação, confinada ao concelho de Aljezur, pretenderá chegar justamente ao objetivo deste trabalho, contribuindo com um raciocínio diferenciado sobre este tema que ainda não sentiu, de forma satisfatória e completa, uma reflexão coerente. Pretendemos demonstrar a conciliação do valor patrimonial existente com a necessidade de preservar e salvaguardar este testemunho histórico, capaz de revelar a nossa identidade e fazer com que a nossa herança cultural seja um dos pilares para o nosso conhecimento. O desenvolvimento do estudo em questão irá permitir pôr em relevo a dimensão histórica, eclesiástica, artística e religiosa no Concelho de Aljezur e, por outro lado, a forma como este tipo de património se encontra valorizado. A generalidade destes elementos fundamenta a importância destes monumentos como elemento de identidades culturais e representativos da herança patrimonial religiosa, e simbólica de todo o concelho de Aljezur.