Browsing by Issue Date, starting with "2024-06-18"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Educação patrimonial. Como podem as escolas trabalhar o património arqueológico de Oeiras: o caso do povoado pré-histórico de Leceia, um lugar de memóriaPublication . Agostinho, Ana Cristina Schade Vaz; Cardoso, João Luís; Flor, PedroA presente dissertação de mestrado, sob a ótica de uma docente do Ensino Básico e Secundário e colaboradora no Mestrado em Ensino de História da Universidade de Lisboa, mergulha no universo da Educação Patrimonial. Enriquecida pela experiência de coordenação do Clube do Património da Escola Secundária Quinta do Marquês e pelo estudo do património cultural de Oeiras, a investigação pretende revelar o papel fundamental desta vertente educativa na formação de cidadãos conscientes e atuantes. A experiência evidencia que, embora os jovens reconheçam a importância do património, muitas vezes apresentam lacunas emocionais e cognitivas na sua relação com o património local. Assim, a Educação Patrimonial surge como um caminho viável para fortalecer o vínculo entre as novas gerações e o seu legado cultural, promovendo a coesão social e o fortalecimento da identidade num mundo cada vez mais globalizado. O estudo salienta a relevância da Educação Patrimonial na promoção do conhecimento, identificação, valorização e preservação do património local, com ênfase no património arqueológico de Oeiras, particularmente no Povoado PréHistórico de Leceia. Para tal, são propostas ações pedagógicas concretas para reforçar a cooperação entre o ensino formal e as iniciativas educativas informais, aumentando a consciência e o apreço pelo património cultural local. A integração da Educação Patrimonial num currículo escolar flexível, com ênfase na história local e nas dinâmicas culturais, é essencial para oferecer uma experiência educativa mais enriquecedora e significativa. Para assegurar a implementação eficaz de projetos de Educação Patrimonial nas escolas, é imprescindível adotar uma abordagem que envolva toda a comunidade educativa e promova a interdisciplinaridade. Investir numa Educação Patrimonial abrangente e inclusiva é vital para a preservação e valorização do património cultural das comunidades, contribuindo para a construção de uma sociedade mais consciente e participativa. A Educação Patrimonial no século XXI deve ser integrada, participativa, contextualizada e sustentável, reconhecendo-se o seu papel vital na preservação e valorização do património cultural das comunidades. Através da Educação Patrimonial, os alunos desenvolvem o respeito pelas suas raízes e contribuem para a preservação da rica diversidade cultural local, construindo um futuro mais consciente e ligado ao passado.
- Representações sociais dos profissionais do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras - SEF: crenças, valores e atitudes relativamente aos migrantesPublication . Gaspar, Hugo Manuel Romão Serra dos Santos; Ramos, NatáliaAs migrações são um fenómeno histórico e um dos principais desafios das sociedades modernas, dada a sua transversalidade e dimensão. Estas movimentações de massas acentuaram-se e provocaram transformações que se fizeram sentir a um nível planetário, em que as sociedades se passaram a caracterizar pela diversidade cultural e pelo multiculturalismo, vivemos agora num mundo globalizado e interligado. A realização desta dissertação teve como principal objetivo obter conhecimentos e compreender as crenças, valores e atitudes de profissionais do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras – SEF, relativamente aos migrantes, por serem o primeiro organismo de contacto. Pretendeu-se aferir se estes profissionais alteravam o seu comportamento profissional, pela influência de preconceitos e estereótipos na construção das suas representações sociais em relação aos migrantes. Foi selecionada uma amostra de 24 profissionais do SEF, originários das regiões Norte, Centro e Sul do país, com ensino secundário e ensino superior, a exercer funções na Direção de Fronteiras de Lisboa. Para este estudo exploratório, foi privilegiado o uso do método qualitativo, pela aplicação de um questionário, através de entrevista semiestruturada, que permitiu a recolha de dados, que foram sujeitos a análise de conteúdo. Concluiu-se que praticamente todos os profissionais do SEF que participaram neste estudo evidenciaram crenças, valores e atitudes favoráveis aos imigrantes, com particular sensibilidade em relação ao fenómeno e demonstraram atuar com profissionalismo. Contudo, atendendo aos resultados obtidos, foi percetível, ainda que em números residuais, que alguns profissionais deste serviço de segurança, agora extinto, pensavam e atuavam sob influência de representações, estereótipos e preconceitos. Os resultados ilustram a possibilidade de realizar melhoramentos ao nível da formação, sobretudo através da aprendizagem e desenvolvimento de competências interculturais, fulcrais no processo de comunicação e interação, que facilitarão esta dinâmica entre povos e culturas diversas.